Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
É função de relações públicas o estabelecimento de diálogo entre a organização e a sociedade na qual essa organização está inserida. As redes de relacionamento que se formam a partir dessa prática são determinantes da reputação institucional. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.
Redes de relacionamento são grupos de interesse que possuem credibilidade junto à organização.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A imagem acima descreve, em forma de diagrama, o processo de reportagem hipermídia. Com relação às características desse tipo de reportagem, assinale a opção correta.
O modelo hipermídia evidencia a necessária separação entre os sistemas de apuração, de publicação e de distribuição, em função da sistemática da produção jornalística e, principalmente, da instantaneidade ou atualização próprias do jornalismo digital.
O repórter hipermídia considera que o leitor procede à navegação pelos conteúdos por meio das seguintes estratégias de leitura: rastreamento, busca, exploração e divagação.
O modelo se caracteriza por uma reportagem ao mesmo tempo multilinear ou arbórea, pois a redação final deve-se estruturar como pirâmide invertida hipertextual.
Trata-se de um modelo linear de estruturação da informação, que leva em consideração os hábitos tradicionais dos leitores.
O repórter se configura como um arquiteto de informação que se responsabiliza por elaborar um sistema de publicação que contemple modelos estruturados de narratividade e priorize a lógica da pirâmide invertida.
Considere a epígrafe acima e julgue os itens seguintes, que se referem ao planejamento de mídia.
Um plano de mídia deve, além de inserções, considerar outros fatores, como target e objetivos de marketing.
Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os seguintes itens.
A transposição das notícias do meio impresso para a Web exige competências técnicas que ultrapassam a simples reportagem dos fatos.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue os itens seguintes.
Pesquisa e diagnóstico, realizados antes da implantação do plano de comunicação, são ferramentas relacionadas ao estudo e à análise do ambiente organizacional.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à edição jornalística, assinale a opção correta.
A edição em telejornalismo concentra-se na seleção e montagem de imagens em movimento.
Consiste na finalização e transformação do material redigido em produto de comunicação. Nessa etapa, a coordenação de conteúdo e a hierarquização são dispensadas.
A diagramação, disposição gráfica do conteúdo, é exclusiva da edição de impressos.
A edição confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores, de tal forma que ela pode substituir as demais etapas sem prejuízo para a construção da informação.
No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros a textos de locução.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
A confecção de ecobags pelas mães de alunos do Instituto Amigos do Vôlei é uma ação de marketing esportivo.
Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os seguintes itens.
Hipertexto é um bloco de diferentes informações digitais interconectadas. Ele permite que o leitor decida e avance sua leitura do modo que quiser, desde que siga uma ordem linear.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A Staatliches-Bauhaus (literalmente, casa estatal de construção), mais conhecida simplesmente por Bauhaus, foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura que funcionou entre 1919 e 1933, na Alemanha, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. Dentre as várias concepções de ensino dessa escola, destaca-se a que
procurava criar objetos que unissem a utilidade à beleza e fossem destinados a todas as categorias sociais e não apenas reservados à elite da época, apesar de certa artesanalidade em seus métodos.
tentava implementar um ensino de vanguarda, no qual unia a teoria cubista do desmembramento das formas ao futurismo com seu dinamismo conceitual, desconsiderando qualquer funcionalidade da forma.
evitava difundir a imagem do artista completo, capaz de dominar todos os setores da produção, pois valorizava a especialização do ensino focado na perfeição da forma produzida em larga escala.
buscava transmitir, em seus métodos, o sentido da arte pura, pois esse possuía um valor estético superior ao das artes aplicadas.
pautava seus ensinamentos na industrialização do processo estético como um antídoto contra a obsolescência artesanal do objeto e seu funcionalismo burguês.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue os itens seguintes.
A vontade política dos dirigentes e a decisão administrativa superior são prioritárias para que o planejamento estratégico de comunicação possa ser desenvolvido, interferindo em menor grau na implantação e na execução das ações previstas no plano de comunicação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...