Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
São características de uma reportagem
a predominância da forma narrativa, a objetividade dos fatos narrados, a humanização do relato e o texto de natureza impressionista.
a forma discursiva, a presença de um ou mais personagens centrais e a ênfase em aspectos emocionais.
a forma dissertativa, o texto objetivo, a análise em profundidade e a recorrência a personagens.
a lide circunstancial, o relato humanizado e o texto objetivo.
a predominância da forma narrativa, o texto de natureza expressionista e a objetividade dos fatos narrados.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
A distribuição de ecobags durante a Assembleia Geral da Conferência Interamericana de Seguridade Social é uma ação de responsabilidade social que visa melhorar a imagem da instituição a curto prazo.
Com relação às ideias do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Segundo o texto, a Internet, ao contrário da televisão, levou as pessoas a escreverem mais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
Entrevistas coletivas devem coincidir com o horário de fechamento das editorias, pois, nas redações, este é o momento decisivo no processo de seleção das matérias.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A Hochschule für Gestaltung Ulm (Escola Superior da Forma de Ulm) foi fundada na Alemanha, em 1952, e foi considerada a sucessora da Bauhaus por seus métodos de ensino. Um de seus ideais era que o design tivesse um importante papel social a desempenhar. É sabido que a Escola de Ulm introduziu, no setor do desenho industrial,
o estudo da semiótica, da ergonomia, da cibernética e da história da cultura.
o desenvolvimento do protótipo baseado na Física, na Química e na Psicologia, com intuito de materializar a união da utilidade à beleza da forma.
o uso corrente da palavra styling como sinônimo dos objetos criados por designers que não se preocupavam com a análise, a síntese e a seleção das alternativas.
os conceitos de fora de série e de pequena série, como formas de democratizar o consumo dos objetos.
a distinção entre product design e o graphic design, como forma de criar um leque maior de possibilidades para a atuação do designer.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue os itens seguintes.
Missão, visão e valores são elementos norteadores do planejamento estratégico das organizações que dão sentido à prática das atividades organizacionais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A atuação de uma assessoria de imprensa caracteriza-se pela adoção de procedimentos que são estratégicos para os resultados almejados. As características da assessoria de imprensa incluem
preocupação centrada na imagem corporativa e não no conteúdo e na informação.
definição de foco com ações concentradas, evitando a diversidade de pautas.
monitoração e avaliação do relacionamento com os jornalistas e veículos, com a intenção de privilegiar aqueles veículos mais influentes.
o recurso a pautas não institucionais, que olhem também para fora da organização.
adoção de política de redução de perdas e danos na gestão de crise, evitando divulgar notícias negativas.
Considerando a página da previdência social no Twitter, julgue os seguintes itens.
Ao assinar o RSS feed na página, o usuário passa a receber os tweets da previdência atualizados automaticamente.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas características, julgue os itens de 85 a 96.
No jornalismo digital, em que se exige a produção de notícias em tempo real, impõe-se um modelo de produção com menor quantidade de matérias sobre o assunto, priorizando-se a veiculação destas no momento da ocorrência dos fatos.
A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo, alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.
O rádio via Web democratiza a produção e o acesso à informação jornalística, uma vez que não é necessário qualquer tipo de autorização do governo para que uma emissora radiofônica divulgue conteúdo pela Internet.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...