Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São características de uma reportagem

  • A.

    a predominância da forma narrativa, a objetividade dos fatos narrados, a humanização do relato e o texto de natureza impressionista.

  • B.

    a forma discursiva, a presença de um ou mais personagens centrais e a ênfase em aspectos emocionais.

  • C.

    a forma dissertativa, o texto objetivo, a análise em profundidade e a recorrência a personagens.

  • D.

    a lide circunstancial, o relato humanizado e o texto objetivo.

  • E.

    a predominância da forma narrativa, o texto de natureza expressionista e a objetividade dos fatos narrados.

 

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

A distribuição de ecobags durante a Assembleia Geral da Conferência Interamericana de Seguridade Social é uma ação de responsabilidade social que visa melhorar a imagem da instituição a curto prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com relação às ideias do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Segundo o texto, a Internet, ao contrário da televisão, levou as pessoas a escreverem mais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

Entrevistas coletivas devem coincidir com o horário de fechamento das editorias, pois, nas redações, este é o momento decisivo no processo de seleção das matérias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Hochschule für Gestaltung Ulm (Escola Superior da Forma de Ulm) foi fundada na Alemanha, em 1952, e foi considerada a sucessora da Bauhaus por seus métodos de ensino. Um de seus ideais era que o design tivesse um importante papel social a desempenhar. É sabido que a Escola de Ulm introduziu, no setor do desenho industrial,

  • A.

    o estudo da semiótica, da ergonomia, da cibernética e da história da cultura.

  • B.

    o desenvolvimento do protótipo baseado na Física, na Química e na Psicologia, com intuito de materializar a união da utilidade à beleza da forma.

  • C.

    o uso corrente da palavra styling como sinônimo dos objetos criados por designers que não se preocupavam com a análise, a síntese e a seleção das alternativas.

  • D.

    os conceitos de fora de série e de pequena série, como formas de democratizar o consumo dos objetos.

  • E.

    a distinção entre product design e o graphic design, como forma de criar um leque maior de possibilidades para a atuação do designer.

O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue os itens seguintes.

Missão, visão e valores são elementos norteadores do planejamento estratégico das organizações que dão sentido à prática das atividades organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atuação de uma assessoria de imprensa caracteriza-se pela adoção de procedimentos que são estratégicos para os resultados almejados. As características da assessoria de imprensa incluem

  • A.

    preocupação centrada na imagem corporativa e não no conteúdo e na informação.

  • B.

    definição de foco com ações concentradas, evitando a diversidade de pautas.

  • C.

    monitoração e avaliação do relacionamento com os jornalistas e veículos, com a intenção de privilegiar aqueles veículos mais influentes.

  • D.

    o recurso a pautas não institucionais, que olhem também para fora da organização.

  • E.

    adoção de política de redução de perdas e danos na gestão de crise, evitando divulgar notícias negativas.

 

Considerando a página da previdência social no Twitter, julgue os seguintes itens.

Ao assinar o RSS feed na página, o usuário passa a receber os tweets da previdência atualizados automaticamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às condições de produção da notícia e a suas características, julgue os itens de 85 a 96.

No jornalismo digital, em que se exige a produção de notícias em tempo real, impõe-se um modelo de produção com menor quantidade de matérias sobre o assunto, priorizando-se a veiculação destas no momento da ocorrência dos fatos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo, alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

O rádio via Web democratiza a produção e o acesso à informação jornalística, uma vez que não é necessário qualquer tipo de autorização do governo para que uma emissora radiofônica divulgue conteúdo pela Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...