Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

A imprensa tem as próprias pautas, mas tentar disseminar as pautas da sua organização é parte do papel de um assessor de imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue os itens seguintes.

A elaboração de mapas corporativos estratégicos, que estabelecem objetivos, metas e indicadores, é um dos elementos que compõem a metodologia moderna de planejamento estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.

  • A.

    O position paper deve ser acionado prioritariamente em temas relevantes, polêmicos ou complexos.

  • B.

    No apoio a eventos, o assessor de imprensa é responsável pelo planejamento, pela organização e pela avaliação.

  • C.

    A produção de artigos só deve ser conduzida quando o assessorado tiver tempo e disposição para escrever o texto, não se admitindo que o assessor atue como ghost-writer.

  • D.

    A pauta exclusiva é um recurso oportuno porque, no meio jornalístico, não há restrições à prática de se garantir exclusividade a determinado jornalista ou veículo de comunicação.

  • E.

    O publieditorial, ou informe publicitário, por conter material jornalístico, deve ser redigido e apresentado de forma congruente e igual à linha editorial e gráfica do veículo de comunicação em que está sendo publicado.

A comunicação institucional prevê a produção de houseorgans voltados para públicos de interesse direto ou indireto de uma empresa. Levando em conta que esse tipo de material é produzido a partir da própria fonte das notícias a serem divulgadas, eles devem veicular

  • A.

    tanto notícias relacionadas à empresa quanto outros assuntos relevantes à sociedade.

  • B.

    todos os relatórios das atividades desempenhadas pela empresa.

  • C.

    apenas informações sobre a empresa e seus funcionários.

  • D.

    apenas textos assinados pela direção da empresa

  • E.

    apenas notícias que valorizem os aspectos positivos da empresa.

Por meio da segmentação dos públicos, é possível adequar os meios e as mensagens que devem ser usados para se chegar a cada um deles. É possível, também, identificá-los e analisá-los quanto ao poder que possuem de influenciar as decisões das instituições. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.

Diretores, gerentes e servidores compreendem melhor e mais profundamente o que faz a instituição do que os públicos externos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas, julgue os itens seguintes.

Uma estratégia importante no jornalismo digital é registrar a hora em que a notícia foi disponibilizada, para demonstrar o grau de atualidade da matéria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Editorial, crônica e coluna são gêneros jornalísticos presentes em diferentes mídias. José Marques de Melo afirma que tais gêneros possuem formatos variados em todo o mundo. A respeito do editorial e de outros gêneros no jornalismo brasileiro, julgue os itens a seguir.

No rádio e na televisão, o editorial é utilizado com regularidade, especialmente em momentos de crise ou conturbação social. Nessa situação, uma vez que é lido por um apresentador, o texto pode ser escrito na primeira pessoa do singular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

O tempo das organizações é diferente do tempo dos veículos de comunicação. Um assessor não deve ter como expectativa que sua organização se curve ao tempo da imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue os itens seguintes.

A etapa da participação dos indivíduos no processo de redefinição das organizações é a execução das ações de comunicação organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da comunicação interna nas organizações e ao uso de veículos de difusão de informações, assinale a opção correta.

  • A.

    O e-mail, por possibilitar a seleção e a catalogação de mensagens, é o meio de comunicação mais eficaz atualmente, porque resolveu o problema do excesso de informação.

  • B.

    A comunicação direta entre chefes imediatos ou gerentes e os empregados é a fonte de informação preferida destes.

  • C.

    A intranet é o meio mais utilizado e propagado nas empresas, porque, no ambiente de trabalho, elas garantem ampla liberdade de expressão aos funcionários e pleno acesso destes a esse meio.

  • D.

    O jornal mural é o veículo mais difundido e empregado nas empresas, devido à falta de acesso destas aos recursos digitais.

  • E.

    A intranet possibilita que sejam usados em escala crescente vídeos e videoconferências, porque o custo de produção é baixo e a forma de divulgação é simplificada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...