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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
A imprensa tem as próprias pautas, mas tentar disseminar as pautas da sua organização é parte do papel de um assessor de imprensa.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue os itens seguintes.
A elaboração de mapas corporativos estratégicos, que estabelecem objetivos, metas e indicadores, é um dos elementos que compõem a metodologia moderna de planejamento estratégico.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação aos produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.
O position paper deve ser acionado prioritariamente em temas relevantes, polêmicos ou complexos.
No apoio a eventos, o assessor de imprensa é responsável pelo planejamento, pela organização e pela avaliação.
A produção de artigos só deve ser conduzida quando o assessorado tiver tempo e disposição para escrever o texto, não se admitindo que o assessor atue como ghost-writer.
A pauta exclusiva é um recurso oportuno porque, no meio jornalístico, não há restrições à prática de se garantir exclusividade a determinado jornalista ou veículo de comunicação.
O publieditorial, ou informe publicitário, por conter material jornalístico, deve ser redigido e apresentado de forma congruente e igual à linha editorial e gráfica do veículo de comunicação em que está sendo publicado.
A comunicação institucional prevê a produção de houseorgans voltados para públicos de interesse direto ou indireto de uma empresa. Levando em conta que esse tipo de material é produzido a partir da própria fonte das notícias a serem divulgadas, eles devem veicular
tanto notícias relacionadas à empresa quanto outros assuntos relevantes à sociedade.
todos os relatórios das atividades desempenhadas pela empresa.
apenas informações sobre a empresa e seus funcionários.
apenas textos assinados pela direção da empresa
apenas notícias que valorizem os aspectos positivos da empresa.
Por meio da segmentação dos públicos, é possível adequar os meios e as mensagens que devem ser usados para se chegar a cada um deles. É possível, também, identificá-los e analisá-los quanto ao poder que possuem de influenciar as decisões das instituições. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.
Diretores, gerentes e servidores compreendem melhor e mais profundamente o que faz a instituição do que os públicos externos.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas, julgue os itens seguintes.
Uma estratégia importante no jornalismo digital é registrar a hora em que a notícia foi disponibilizada, para demonstrar o grau de atualidade da matéria.
Editorial, crônica e coluna são gêneros jornalísticos presentes em diferentes mídias. José Marques de Melo afirma que tais gêneros possuem formatos variados em todo o mundo. A respeito do editorial e de outros gêneros no jornalismo brasileiro, julgue os itens a seguir.
No rádio e na televisão, o editorial é utilizado com regularidade, especialmente em momentos de crise ou conturbação social. Nessa situação, uma vez que é lido por um apresentador, o texto pode ser escrito na primeira pessoa do singular.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
O tempo das organizações é diferente do tempo dos veículos de comunicação. Um assessor não deve ter como expectativa que sua organização se curve ao tempo da imprensa.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue os itens seguintes.
A etapa da participação dos indivíduos no processo de redefinição das organizações é a execução das ações de comunicação organizacional.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da comunicação interna nas organizações e ao uso de veículos de difusão de informações, assinale a opção correta.
O e-mail, por possibilitar a seleção e a catalogação de mensagens, é o meio de comunicação mais eficaz atualmente, porque resolveu o problema do excesso de informação.
A comunicação direta entre chefes imediatos ou gerentes e os empregados é a fonte de informação preferida destes.
A intranet é o meio mais utilizado e propagado nas empresas, porque, no ambiente de trabalho, elas garantem ampla liberdade de expressão aos funcionários e pleno acesso destes a esse meio.
O jornal mural é o veículo mais difundido e empregado nas empresas, devido à falta de acesso destas aos recursos digitais.
A intranet possibilita que sejam usados em escala crescente vídeos e videoconferências, porque o custo de produção é baixo e a forma de divulgação é simplificada.
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