Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Jorge é assessor de imprensa e reconhece que há problemas para o bom exercício de sua atividade, dentre os quais NÃO se inclui a

  • A. crença de que basta ter assessoria para obter resultados imediatos.
  • B. existência de dirigentes de instituições com ideias preconcebidas
  • C. estrutura hierárquica de produção existente nas redações jornalísticas.
  • D. falta de compreensão da instuição acerca de critérios noticiosos
  • E. ocorrência de fontes que pretendem desprezar ou ignorar a imprensa.

A partir desses comentários, julgue os itens de 113 a 118 em relação às atividades de assessoria de imprensa e à prática dos veículos de comunicação no Brasil.

No caso de entrevistas de rádio ou televisão, é essencial que o assessor de imprensa prepare as fontes da instituição, avisando-as que o material será gravado. Se for possível, o assessor deve escolher, entre as fontes, aquelas com boa expressão oral e, caso exista apenas uma fonte, deve orientála sobre as informações principais que os jornalistas precisam e sobre o tempo que deve durar a entrevista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa do mercado financeiro contratou os serviços de uma assessoria de imprensa. O profissional encarregado esclareceu à direção da empresa as funções do serviço, dentre as quais NÃO deve constar a

  • A. leitura de jornais para antecipar tendências que afetem a empresa.
  • B. elaboração de produtos jornalísticos e publicitários para divulgação da empresa.
  • C. cobertura jornalística de eventos relacionados à empresa
  • D. manutenção de um relacionamento proativo e reativo com a imprensa.
  • E. organização de encontros entre dirigentes da empresa e representantes da mídia.

A partir desses comentários, julgue os itens de 113 a 118 em relação às atividades de assessoria de imprensa e à prática dos veículos de comunicação no Brasil.

Por serem produtos específicos da assessoria de imprensa, na elaboração dos releases não é necessário obedecer ao rigor jornalístico. O release precisa apenas ser atrativo, para ganhar a atenção dos editores e entrar na pauta do veículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O constante processo de mutação e de aperfeiçoamento tecnológico é um dos desafios dos profissionais de comunicação no desempenho de suas atividades multifacetadas. Essa nova realidade afeta tanto o nível de comunicação entre os diversos públicos das organizações, quanto a forma de gerenciamento nos negócios. Julgue os itens a seguir, relativos a esse assunto.

As mídias digitais alcançam toda a população.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tantas vezes denunciada pelo seu potencial alienante, a comunicação de massa tem angariado patamares de legitimação em seu papel social. Considerando os fatores dessa mudança, julgue os itens que se seguem.

Embora criado com vários anos de atraso, o Conselho de Comunicação Social previsto na Constituição Federal (CF) tem-se desempenhado como um efetivo Meio de Assegurar a Responsabilidade Social (MARS).

  • C. Certo
  • E. Errado

Um brunch que reúna um dirigente de uma empresa e um grupo de jornalistas pode servir como alternativa à entrevista

  • A. coletiva
  • B. oficial
  • C. exclusiva
  • D. improvisada
  • E. de divulgação

Considerando que a assessoria de imprensa e a produção de publicações jornalísticas empresariais podem ser incluídas no campo da comunicação organizacional, julgue os itens a seguir.

Entre os produtos da assessoria de imprensa, incluem-se as súmulas, as sinopses e as análises, que fazem parte do press clipping, entregue aos gestores diariamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as novas tecnologias da informação e comunicação estão associadas à interatividade e constituem a base da sociedade da informação, julgue os itens a seguir.

É consenso entre os autores que abordam o tema das novas tecnologias que as palavras interação e interatividade têm o mesmo sentido; por isso são intercambiáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao emprego dos termos publicidade e propaganda, julgue os itens a seguir.

O termo propaganda foi empregado pela Igreja Católica, no tempo da contrarreforma, associado a um sentido de propagação da fé religiosa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...