Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Em seu estudo sobre a história das teorias da comunicação, Mattelart (2003) aponta que a primeira peça do dispositivo conceitual da corrente da Mass Communication Research data de 1927, referindo-se a Harold Lasswell e aos impactos da propaganda. Em relação a essa corrente teórica, é incorreto afirmar que:
os meios de difusão são instrumentos dispensáveis para a gestão governamental das opiniões.
mais econômica que a violência e a corrupção, a propaganda é o único meio de suscitar a adesão das massas, indo, assim, ao encontro das idéias democráticas.
a propaganda pode ser usada para boas ou para más finalidades.
mídia e propaganda agem no modelo da agulha hipodérmica.
a visão instrumental da propaganda consagra a representação da onipotência da mídia, considerada uma ferramenta de circulação eficaz dos símbolos.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de comunicação institucional/organizacional, julgue os itens que se seguem.
Grupo de interesse e grupo de amizade são tipos de grupos informais em uma organização.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência à redação jornalística, julgue os seguintes itens.
O nariz-de-cera, um parágrafo introdutório que retarda a entrada no assunto específico do texto, é considerado sinal de prolixidade.
Com uma marca forte e sólida, a empresa encontra mais facilidade em manter sua reputação em situações de crise.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.
Nota oficial é caracterizada como um documento distribuído à imprensa, muitas vezes também veiculado de forma paga, com declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento sempre que houver um assunto relevante, urgente e de interesse público.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
De acordo com Muniz Sodré (2002), não é possível fazer a prova sociológica da influência televisiva como causa determinante, em última instância, de uma vitória eleitoral. Assinale a alternativa que exemplifique corretamente o que diz o autor.
A mídia dominante controlada pelo presidente peruano Alberto Fujimori desfavoreceu o candidato da oposição à presidência em 2000, Alejandro Toledo, que, valendo-se de sua origem quíchua, conseguiu ir para o segundo turno.
A vitória de Jacques Chirac, em 1988, comprova a tese de que o voto responde positivamente à maneira manipulativa do Grande Irmão orwelliano.
É reconhecidamente falaciosa a idéia da legitimação pelo regime de visibilidade pública hegemônico ou a possibilidade de que alguém vote em um político simplesmente porque ele aparece no espaço publicitário legal que lhe foi reservado.
A chamada agenda midiática do democracismo comercial é sinônima da absoluta doutrinação de idéias em consciências dispostas como tábula rasa, principalmente em períodos de eleição presidencial.
As avaliações estritamente políticas do papel da televisão no processo eleitoral de 1994 minimizam o peso dado à manipulação das imagens globais no polêmico debate final entre os dois candidatos à Presidência da República.
Ao conceber visualmente um anúncio, deve-se:
buscar o desequilíbrio informal dos elementos, distribuindoos simetricamente na diagonal do quadro oferecendo mais dinamismo à leitura do texto.
evitar o uso da cor, pois, além de encarecer e dificultar a impressão, ela funciona como elemento de distração tirando a atenção do produto anunciado.
facilitar a legibilidade e conferir dinamismo ao texto, priorizando o uso de caracteres desenhados e em itálico, oriundos de diferentes famílias de tipos.
usar ilustrações para aumentar o índice de atenção ao anúncio e induzir a leitura do texto demonstrando ou reforçando as afirmações nele contidas.
buscar o equilíbrio formal dos elementos, distribuindo-os assimetricamente na horizontal do quadro oferecendo organicidade à leitura do texto.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
"O Exército informou que as obras do Cimento Social, interrompidas desde junho no morro da Providência, no centro do Rio de Janeiro, não serão retomadas."
Com base nesse texto, julgue os itens de 77 a 80.
Pelo que se depreende do texto, a denominação Cimento Social resulta de processo criativo e, por isso mesmo, facilita o processo de publicidade e propaganda da obra a que se refere.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de comunicação institucional/organizacional, julgue os itens que se seguem.
Confiança, satisfação e comprometimento são critérios que podem ser adotados na avaliação da qualidade dos relacionamentos em uma organização.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência à redação jornalística, julgue os seguintes itens.
Pirâmide invertida é a técnica de redação jornalística pela qual as informações mais importantes são deixadas para o final do texto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...