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Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Partindo do pressuposto de que o universo da informação televisiva é um universo construído, a imagem televisual pode ter as funções de designação, de figuração e de visualização.
As características dessas funções são, respectivamente:
mostrar o mundo em sua realidade perceptiva; reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação.
mostrar o mundo em sua realidade perceptiva; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação; reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro.
reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; mostrar o mundo em sua realidade perceptiva; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação.
reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação; mostrar o mundo em sua realidade perceptiva.
representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação; reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; mostrar o mundo em sua realidade perceptiva.
As notícias podem ter tratamentos diferentes na primeira página dos jornais, de acordo com a linha editorial do veículo. A escolha dos assuntos e do tratamento dado a eles são decisões inerentes ao cargo de:
chefe de reportagem.
diretor comercial.
pauteiro.
editor-chefe.
editor de imagem e texto.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
É normalmente aceito que a propaganda deva ser planejada para se atingir objetivos claros e definidos, em que o planejamento tem como meta quando e como se quer influenciar pessoas e a que custo. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Em um processo de determinação de quais influências se quer exercer sobre quais pessoas, o produto, o mercado e as pessoas que devem comprar ou influenciar a compra do produto não são relevantes.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de técnicas de produção gráfica e de recursos audiovisuais empregados em cerimonial e protocolo, julgue os itens que se seguem.
Cerimonial é um conjunto de normas jurídicas, regras de comportamento, costumes e ritos de uma sociedade em um dado momento histórico.
Em relação ao pensamento de Margarida Kunsch sobre Comunicação Integrada, analise as questões a seguir, indique com V a(s) verdadeira(s), com F a(s) falsa(s), e, ao fi nal, marque a opção correta.
( ) A comunicação integrada pressupõe a junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna.
( ) Os termos comunicação interna e endomarketing são sinônimos.
( ) O papel ideal do profi ssional de Relações Públicas é o de ser um estrategista e de uma pessoa com visão de mundo e de negócios.
( ) As relações públicas de marketing englobam a comunicação integrada de marketing.
( ) A principal diferença entre as atividades de relações públicas e as atividades de marketing é que as primeiras colocam ênfase no aspecto institucional e as de marketing enfatizam o aspecto mercadológico de uma organização.
Produtos que o consumidor compra com freqüência, imediatamente e com um mínimo de esforço são classificados como bens
não-procurados.
de compra comparada.
de base.
de conveniência.
de capital.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as especificações descritas e essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
O termo "circulação" significa o alcance total de uma publicação, em número de leitores, tanto permanentes quanto eventuais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que a sociedade atual caracteriza-se por ser uma sociedade tecnologicamente definida e por apresentar desterritorialização das relações sociais, em que as novas tecnologias estabelecem a forma como os homens se relacionam entre si, julgue os próximos itens.
O jornalismo digital passa a ser realizado não só por jornalistas, mas por relações públicas, publicitários, designers e profissionais de marketing.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Os verbetes agenda setting e newsmaking se referem, respectivamente:
à hipótese de que as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que é veiculado pela mídia e ao conjunto de elementos através dos quais os meios informativos controlam e geram os acontecimentos.
à hipótese de que os veículos de comunicação de massa são filtros que auxiliam na escolha sobre o que pensar e à hipótese de McCombs e Shaw de que as notícias não só determinam sobre o que pensar como também como pensar.
ao conjunto de elementos através dos quais os meios informativos controlam e geram os acontecimentos e à hipótese de que as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que é veiculado pela mídia.
ao processo de produção de mensagens como uma série de escolhas nas quais o fluxo de informações é filtrado e à hipótese de McCombs e Shaw de que as pessoas agendam suas conversas em função do que é veiculado pela mídia.
ao conjunto de elementos através dos quais os meios informativos controlam e geram os acontecimentos e ao fato de que os veículos de comunicação de massa determinam sobre o que o público deverá falar, discutir e pensar.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
É normalmente aceito que a propaganda deva ser planejada para se atingir objetivos claros e definidos, em que o planejamento tem como meta quando e como se quer influenciar pessoas e a que custo. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Na fase de campanha, são analisadas algumas etapas do planejamento, tais como: orçamento, planos de ação, captação de recursos e reuniões com grupos e correligionários.
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