Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Partindo do pressuposto de que o universo da informação televisiva é um universo construído, a imagem televisual pode ter as funções de designação, de figuração e de visualização.

As características dessas funções são, respectivamente:

  • A.

    mostrar o mundo em sua realidade perceptiva; reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação.

  • B.

    mostrar o mundo em sua realidade perceptiva; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação; reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro.

  • C.

    reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; mostrar o mundo em sua realidade perceptiva; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação.

  • D.

    reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação; mostrar o mundo em sua realidade perceptiva.

  • E.

    representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação; reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; mostrar o mundo em sua realidade perceptiva.

As notícias podem ter tratamentos diferentes na primeira página dos jornais, de acordo com a linha editorial do veículo. A escolha dos assuntos e do tratamento dado a eles são decisões inerentes ao cargo de:

  • A.

    chefe de reportagem.

  • B.

    diretor comercial.

  • C.

    pauteiro.

  • D.

    editor-chefe.

  • E.

    editor de imagem e texto.

É normalmente aceito que a propaganda deva ser planejada para se atingir objetivos claros e definidos, em que o planejamento tem como meta quando e como se quer influenciar pessoas e a que custo. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Em um processo de determinação de quais influências se quer exercer sobre quais pessoas, o produto, o mercado e as pessoas que devem comprar ou influenciar a compra do produto não são relevantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de técnicas de produção gráfica e de recursos audiovisuais empregados em cerimonial e protocolo, julgue os itens que se seguem.

Cerimonial é um conjunto de normas jurídicas, regras de comportamento, costumes e ritos de uma sociedade em um dado momento histórico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao pensamento de Margarida Kunsch sobre Comunicação Integrada, analise as questões a seguir, indique com V a(s) verdadeira(s), com F a(s) falsa(s), e, ao fi nal, marque a opção correta.

( ) A comunicação integrada pressupõe a junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna.

( ) Os termos comunicação interna e endomarketing são sinônimos.

( ) O papel ideal do profi ssional de Relações Públicas é o de ser um estrategista e de uma pessoa com visão de mundo e de negócios.

( ) As relações públicas de marketing englobam a comunicação integrada de marketing.

( ) A principal diferença entre as atividades de relações públicas e as atividades de marketing é que as primeiras colocam ênfase no aspecto institucional e as de marketing enfatizam o aspecto mercadológico de uma organização.

  • A. V, V, F, F, V
  • B. V, F, V, F, V
  • C. F, V, F, V, F
  • D. V, F, F, F, V
  • E. F, F, F, V, F

Produtos que o consumidor compra com freqüência, imediatamente e com um mínimo de esforço são classificados como bens

  • A.

    não-procurados.

  • B.

    de compra comparada.

  • C.

    de base.

  • D.

    de conveniência.

  • E.

    de capital.

Considerando as especificações descritas e essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

O termo "circulação" significa o alcance total de uma publicação, em número de leitores, tanto permanentes quanto eventuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a sociedade atual caracteriza-se por ser uma sociedade tecnologicamente definida e por apresentar desterritorialização das relações sociais, em que as novas tecnologias estabelecem a forma como os homens se relacionam entre si, julgue os próximos itens.

O jornalismo digital passa a ser realizado não só por jornalistas, mas por relações públicas, publicitários, designers e profissionais de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os verbetes agenda setting e newsmaking se referem, respectivamente:

  • A.

    “à hipótese de que as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que é veiculado pela mídia” e “ao conjunto de elementos através dos quais os meios informativos controlam e geram os acontecimentos”.

  • B.

    “à hipótese de que os veículos de comunicação de massa são filtros que auxiliam na escolha sobre o que pensar” e “à hipótese de McCombs e Shaw de que as notícias não só determinam sobre o que pensar como também como pensar”.

  • C.

    “ao conjunto de elementos através dos quais os meios informativos controlam e geram os acontecimentos” e “à hipótese de que as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que é veiculado pela mídia”.

  • D.

    “ao processo de produção de mensagens como uma série de escolhas nas quais o fluxo de informações é filtrado” e “à hipótese de McCombs e Shaw de que as pessoas agendam suas conversas em função do que é veiculado pela mídia”.

  • E.

    “ao conjunto de elementos através dos quais os meios informativos controlam e geram os acontecimentos” e “ao fato de que os veículos de comunicação de massa determinam sobre o que o público deverá falar, discutir e pensar”.

É normalmente aceito que a propaganda deva ser planejada para se atingir objetivos claros e definidos, em que o planejamento tem como meta quando e como se quer influenciar pessoas e a que custo. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Na fase de campanha, são analisadas algumas etapas do planejamento, tais como: orçamento, planos de ação, captação de recursos e reuniões com grupos e correligionários.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...