Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A atividade que consiste em distribuir graficamente as matérias a serem impressas de acordo com critérios jornalísticos e visuais previamente definidos é chamada de

  • A.

    briefing.

  • B.

    revisão.

  • C.

    arte-finalização.

  • D.

    imposição.

  • E.

    diagramação.

Um evento constitui-se em um instrumento de relações públicas voltado para o público interno e externo de uma empresa. Em geral, é programado em todos os seus detalhes para atrair a atenção do público, despertar seu interesse, conquistar sua boa vontade, e, ao mesmo tempo, informá-lo. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Os eventos são classificados em midiáticos e mercadológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com MATTELART (1999), o conceito de “sociedade de massa” se atrelou ao conceito de “cultura de massa” para dar conta dos questionamentos acerca da natureza da modernidade da mídia. Entretanto, a partir dos anos 60/70, novas denominações passaram a caracterizar o que o autor chama de “sociedade trabalhada pelas tecnologias da informação e da comunicação”. A partir disso, pode-se afirmar que:

  • A.

    a Guerra do Golfo, considerada a primeira “guerra televisual”, fez com que as audiências deixassem de ser passivas.

  • B.

    a idéia de “cidade global” e a de “sociedade global” fizeram com que a noção de “imperialismo” se tornasse obsoleta.

  • C.

    a “revolução das comunicações” impulsionou a concretização das utopias de revolução política.

  • D.

    a “nova sociedade” deixou para trás a idéia totalizante da comunicação, ao fazer emergir a “sociedade global”.

  • E.

    a “tecnetrônica” transformou o mundo em um “nó de relações” que anulou o isolamento do indivíduo.

Para definir os meios adequados para divulgação de campanhas institucionais, é necessário conhecer as características preponderantes de cada um deles. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A televisão possui grande impacto e cobertura, mas suas inserções são as mais caras se comparadas, em termos absolutos, às de jornais e revistas.

II. O jornal impresso é o meio que possibilita a maior segmentação de públicos, enquanto o rádio e a Internet são os campeões de credibilidade.

III. A televisão é o mais popular e poderoso formador de opinião, enquanto o cinema e o rádio são os mais seletivos por atingirem só as classes A e B.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • B.

    se apenas a afirmativa I estiver correta.

  • C.

    se apenas a afirmativa II estiver correta.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

Considerando que, para que se crie uma boa campanha publicitária, sejam necessários seis passos fundamentais, quais sejam: conhecer os conceitos de publicidade, determinar seus objetivos, fazer o briefing, estabelecer a estratégia, selecionar os meios e analisar os resultados, julgue os itens a seguir.

Ao se analisar os resultados, deve-se compreender, basicamente, a memorização, a atribuição, a compreensão, a credibilidade, a aceitação e a incitação a compra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que o grande desafio das organizações na atualidade é gerar relacionamento efetivo, eficaz e duradouro com seus públicos, buscando, com isso, o fortalecimento do seu conceito institucional, julgue os itens a seguir.

A comunicação integrada envolve conteúdos múltiplos, equipes multidisciplinares, integração, informatização de processos, comunicação em tempo real, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Grupo de produtos que compartilham características, canais, clientes ou usos comuns é denominado

  • A.

    linha de produtos.

  • B.

    extensão da linha de produtos.

  • C.

    profundidade da linha de produtos.

  • D.

    composto de produtos.

  • E.

    mix de produtos.

Considerando as especificações descritas e essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

O melhor jornal para a empresa X veicular sua campanha é o de menor custo, ou seja, o jornal B.

  • C. Certo
  • E. Errado

O veículo de comunicação em que emissor e receptor ocupam posições simétricas, horizontalizadas, é o(a)

  • A.

    internet.

  • B.

    jornal.

  • C.

    rádio.

  • D.

    house organ.

  • E.

    televisão.

O sistema de impressão que consiste na utilização de clichês em alto relevo é

  • A.

    tipográfico.

  • B.

    rotográfico.

  • C.

    litográfico.

  • D.

    planográfico.

  • E.

    offset.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...