Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o lead é INCORRETO afirmar que

  • a.

    todos os leads obedecem às regras de construção (O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como), devendo conter todas as respostas obrigatoriamente no primeiro parágrafo do texto; e somente no caso da reportagem ou fait divers tal não é sequer desejáve

  • b.

    é uma importante conquista da informação jornalística, pois representa a reprodução sintética da singularidade da experiência individual. As formulações genéricas são incapazes de reproduzir essa experiência.

  • c.

    o lead é o primeiro parágrafo da notícia e nele o leitor deverá encontrar resposta a seis questões fundamentais: O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como; sendo que as duas últimas questões − Por quê e Como − podem, na maioria das vezes, omitir-se do lead, guardando-se para o parágrafo subseqüente.

  • d.

    o caráter pontual do lead, sintetizando algumas informações básicas quase sempre no início da notícia, visa à reprodução do fenômeno em sua manifestação empírica, fornecendo um epicentro para a percepção do conjunto. É por esse motivo que o lead torna a notícia mais comunicativa e mais interessante, pois otimiza a figuração singularizada da reprodução jornalística.

  • e.

    tipo de lead a utilizar depende, evidentemente, do caráter do acontecimento; sendo que só os leads diretos requerem depois a utilização da pirâmide invertida e, eventualmente, a construção por blocos.

Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Todo trabalho que envolva público interno é fundamentalmente orientado pela comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Abrir a notícia de modo impreciso, adjetivado e descritivo é uma forma de texto jornalístico que deve ser evitado, o qual é conhecido como:

  • A. notícia leve.
  • B. matéria soft.
  • C. nariz de cera.
  • D. lide em cascata.
  • E. texto livre.

Analise as seguintes afirmativas sobre o processo de produção em televisão.

I. Todas as indicações técnicas no texto do programa a ser transmitido são de responsabilidade do produtor.

II. O produtor deve, preferencialmente, visitar pessoalmente o local onde será desenvolvida a reportagem.

III. O produtor deve verificar a pertinência dos entrevistados quanto ao tema da entrevista e da repetição dos mesmos.

IV. O produtor deve checar com a técnica requisitos como som, hora de gravação e transmissão ao vivo.

A partir dessa análise, pode-se conclui que

  • A.

    todas as afirmativas estão incorretas.

  • B.

    todas as afirmativas estão corretas.

  • C.

    apenas duas afirmativas estão corretas.

  • D.

    apenas duas afirmativas estão incorretas.

A entrevista é considerada como uma importante forma de apuração e, de acordo com o meio em que será veiculada, deve ser conduzida e editada de modo específico. Quanto às técnicas de entrevista jornalística é correto afirmar:

  • A.

    as entrevistas para rádio devem ser cuidadosamente ensaiadas antes de entrar no ar. O entrevistador não precisa zelar pela qualidade do som, mas deve indicar para o entrevistado as respostas esperadas;

  • B.

    para apresentar os dados de uma entrevista em meio impresso, devemos manter a ordem na qual foram fornecidos e alternar discurso direto e indireto. No primeiro, é possível substituir palavras e expressões, mesmo que entre aspas, enquanto no segundo, não;

  • C.

    as entrevistas em rádio podem ser ocasionais ou produzidas, gravadas ou ao vivo, mas geralmente são marcadas pelo tom coloquial;

  • D.

    a entrevista para TV pode ser gravada ou ao vivo. Sua especificidade é o uso da imagem, que deve dar sempre mais destaque ao entrevistador do que à informação noticiosa;

  • E.

    no jornalismo impresso, especialmente nas revistas, a entrevista pingue-pongue é apresentada sempre sob forma de perguntas e respostas, que devem ser redigidas entre aspas e sem qualquer adaptação entre a fala e o texto escrito.

Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Iniciativas de relacionamento com o público interno podem-se se transformar em meras intenções ou até em problemas se não contarem com um programa estruturado de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação em organizações públicas pressupõe também relacionamentos comerciais com diversas mídias. Sobre esses relacionamentos, é CORRETO afirmar que

  • A.

    o bom relacionamento com os veículos noticiosos deve prever contrapartidas financeiras que garantam imagem positiva.

  • B.

    o relacionamento com os setores comerciais não prevê "portas escancaradas", ao contrário dos contatos com a imprensa.

  • C.

    anúncio de órgãos públicos em mídias noticiosas não exige planejamento, dada a sua natureza mais informativa do que comercial.

  • D.

    a concentração de anúncios em determinados períodos é mais eficiente por garantir maior retenção das informações veiculadas.

A respeito da comunicação institucional, julgue os itens subseqüentes.

O sistema de comunicação institucional de uma organização é responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade. Por isso, seu foco é a opinião pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

São atividades específicas de uma Assessoria de Imprensa:

(1) Controle e arquivo de informações sobre o assessorado, divulgadas nos meios de comunicação.
(2) Identificar os problemas, apresentar soluções e melhorar o relaciona-mento do assessorado com seus públicos.
(3) Colocar em relação produtores e consumidores, por meio dos distribui-dores e dos meios de comunicação.
(4) Edição de periódicos destinados aos públicos externo e interno, como revistas e boletins.
(5) Relacionamento com os meios de comunicação, abastecendo-os com informações relativas ao associado.

Os itens CORRETOS são:

  • A.

    1 – 3 – 4

  • B.

    1 – 4 – 5

  • C.

    2 – 3 – 5

  • D.

    2 – 4 – 5

Sobre os diversos modos de se conduzir uma entrevista, que dependem fundamentalmente das circunstâncias em que elas são realizadas e com que objetivos, indique a opção correta:

  • A.

    as entrevistas coletivas, normalmente convocadas pelas assessorias de imprensa, são sempre marcadas por acusações e atitudes de confronto entre repórter e entrevistado;

  • B.

    a entrevista ocasional, embora não combinada previamente, é sempre roteirizada no sentido de não surpreender o entrevistado;

  • C.

    a entrevista dialogal é marcada com antecedência e permite aprofundar e detalhar a apuração e, em alguns casos, geralmente por questões mercadológicas, pode ser publicada como "entrevista exclusiva";

  • D.

    as entrevistas rituais têm como objetivo aumentar a distância entre o entrevistador e o entrevistado e passar o discurso oficial de uma empresa, inibindo o trabalho de reportagem;

  • E.

    a entrevista testemunhal parte das observações do repórter sobre o comportamento do entrevistado e as informações fornecidas pelo entrevistado estarão sempre em segundo plano.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...