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Sobre o lead é INCORRETO afirmar que
todos os leads obedecem às regras de construção (O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como), devendo conter todas as respostas obrigatoriamente no primeiro parágrafo do texto; e somente no caso da reportagem ou fait divers tal não é sequer desejáve
é uma importante conquista da informação jornalística, pois representa a reprodução sintética da singularidade da experiência individual. As formulações genéricas são incapazes de reproduzir essa experiência.
o lead é o primeiro parágrafo da notícia e nele o leitor deverá encontrar resposta a seis questões fundamentais: O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como; sendo que as duas últimas questões − Por quê e Como − podem, na maioria das vezes, omitir-se do lead, guardando-se para o parágrafo subseqüente.
o caráter pontual do lead, sintetizando algumas informações básicas quase sempre no início da notícia, visa à reprodução do fenômeno em sua manifestação empírica, fornecendo um epicentro para a percepção do conjunto. É por esse motivo que o lead torna a notícia mais comunicativa e mais interessante, pois otimiza a figuração singularizada da reprodução jornalística.
tipo de lead a utilizar depende, evidentemente, do caráter do acontecimento; sendo que só os leads diretos requerem depois a utilização da pirâmide invertida e, eventualmente, a construção por blocos.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Todo trabalho que envolva público interno é fundamentalmente orientado pela comunicação.
Abrir a notícia de modo impreciso, adjetivado e descritivo é uma forma de texto jornalístico que deve ser evitado, o qual é conhecido como:
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas sobre o processo de produção em televisão.
I. Todas as indicações técnicas no texto do programa a ser transmitido são de responsabilidade do produtor.
II. O produtor deve, preferencialmente, visitar pessoalmente o local onde será desenvolvida a reportagem.
III. O produtor deve verificar a pertinência dos entrevistados quanto ao tema da entrevista e da repetição dos mesmos.
IV. O produtor deve checar com a técnica requisitos como som, hora de gravação e transmissão ao vivo.
A partir dessa análise, pode-se conclui que
todas as afirmativas estão incorretas.
todas as afirmativas estão corretas.
apenas duas afirmativas estão corretas.
apenas duas afirmativas estão incorretas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A entrevista é considerada como uma importante forma de apuração e, de acordo com o meio em que será veiculada, deve ser conduzida e editada de modo específico. Quanto às técnicas de entrevista jornalística é correto afirmar:
as entrevistas para rádio devem ser cuidadosamente ensaiadas antes de entrar no ar. O entrevistador não precisa zelar pela qualidade do som, mas deve indicar para o entrevistado as respostas esperadas;
para apresentar os dados de uma entrevista em meio impresso, devemos manter a ordem na qual foram fornecidos e alternar discurso direto e indireto. No primeiro, é possível substituir palavras e expressões, mesmo que entre aspas, enquanto no segundo, não;
as entrevistas em rádio podem ser ocasionais ou produzidas, gravadas ou ao vivo, mas geralmente são marcadas pelo tom coloquial;
a entrevista para TV pode ser gravada ou ao vivo. Sua especificidade é o uso da imagem, que deve dar sempre mais destaque ao entrevistador do que à informação noticiosa;
no jornalismo impresso, especialmente nas revistas, a entrevista pingue-pongue é apresentada sempre sob forma de perguntas e respostas, que devem ser redigidas entre aspas e sem qualquer adaptação entre a fala e o texto escrito.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Iniciativas de relacionamento com o público interno podem-se se transformar em meras intenções ou até em problemas se não contarem com um programa estruturado de comunicação.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
A comunicação em organizações públicas pressupõe também relacionamentos comerciais com diversas mídias. Sobre esses relacionamentos, é CORRETO afirmar que
o bom relacionamento com os veículos noticiosos deve prever contrapartidas financeiras que garantam imagem positiva.
o relacionamento com os setores comerciais não prevê "portas escancaradas", ao contrário dos contatos com a imprensa.
anúncio de órgãos públicos em mídias noticiosas não exige planejamento, dada a sua natureza mais informativa do que comercial.
a concentração de anúncios em determinados períodos é mais eficiente por garantir maior retenção das informações veiculadas.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito da comunicação institucional, julgue os itens subseqüentes.
O sistema de comunicação institucional de uma organização é responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade. Por isso, seu foco é a opinião pública.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
São atividades específicas de uma Assessoria de Imprensa:
(1) Controle e arquivo de informações sobre o assessorado, divulgadas nos meios de comunicação.
(2) Identificar os problemas, apresentar soluções e melhorar o relaciona-mento do assessorado com seus públicos.
(3) Colocar em relação produtores e consumidores, por meio dos distribui-dores e dos meios de comunicação.
(4) Edição de periódicos destinados aos públicos externo e interno, como revistas e boletins.
(5) Relacionamento com os meios de comunicação, abastecendo-os com informações relativas ao associado.
Os itens CORRETOS são:
1 – 3 – 4
1 – 4 – 5
2 – 3 – 5
2 – 4 – 5
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre os diversos modos de se conduzir uma entrevista, que dependem fundamentalmente das circunstâncias em que elas são realizadas e com que objetivos, indique a opção correta:
as entrevistas coletivas, normalmente convocadas pelas assessorias de imprensa, são sempre marcadas por acusações e atitudes de confronto entre repórter e entrevistado;
a entrevista ocasional, embora não combinada previamente, é sempre roteirizada no sentido de não surpreender o entrevistado;
a entrevista dialogal é marcada com antecedência e permite aprofundar e detalhar a apuração e, em alguns casos, geralmente por questões mercadológicas, pode ser publicada como "entrevista exclusiva";
as entrevistas rituais têm como objetivo aumentar a distância entre o entrevistador e o entrevistado e passar o discurso oficial de uma empresa, inibindo o trabalho de reportagem;
a entrevista testemunhal parte das observações do repórter sobre o comportamento do entrevistado e as informações fornecidas pelo entrevistado estarão sempre em segundo plano.
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