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Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Em qualquer organização, a comunicação está presente em todas as atividades, mas não influi diretamente no desempenho das equipes.
Qual destes preceitos está nos Princípios Gerais do Código de Ética da Radiodifusão Brasileira?
Os programas jornalísticos, gravados ou diretos estão livres de qualquer restrição, ficando a critério da emissora a exibição, ou não, de imagens ou sons que possam ferir a sensibilidade do público.
A radiodifusão defenderá a forma democrática de governo e especialmente a liberdade de imprensa e expressão do pensamento.
As emissoras manterão elevado padrão de relacionamento entre si, não combatendo uma às outras, senão pelo aprimoramento das respectivas programações.
O Secretário-Geral preparará mensalmente, sempre que tiver havido decisões, resumos dos julgamento e das decisões para distribuição aos membros da Diretoria da ABERT.
A Comissão de Ética de Programas da ABERT, assim como o conselho, elaborará um regimento interno para o seu perfeito funcionamento.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Nos estudos sobre os gêneros jornalísticos, o editorial se define por:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
As expressões "agenciamento, coletivizar, carreata, conveniado e direciona-mento" são exemplos de:
modismo.
preciosismo.
redundância.
rebuscamento.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Para a profissional em design gráfico, Cibele Bastos Carreira, o house organ é uma ferramenta de comunicação indispensável nas empresas para funcionários e clientes. Popularmente conhecido como Informativo de Empresas ou Jornal, trata-se de um documento editado especialmente para a comunicação com funcionários, clientes, fornecedores e também com prospects. Ele se distingue do jornal comum pela linha editorial que é focada especialmente em assuntos internos. Prospects significa
familiares dos empregados.
familiares dos clientes.
conjunto de credores.
conjunto de devedores.
simpatizantes e clientes potenciais.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Ao construir um texto jornalístico, não é indicado:
eliminar os adjetivos e advérbios que expressem juízo de valor, salvo em citações;
o uso de linguagem coloquial. Deve-se preferir sempre o uso da norma culta e da lingagem técnica, como forma de garantir a precisão das informações;
o uso de frases na ordem direta. As sentenças devem ser construídas em primeira pessoa a partir da informação mais importante;
o uso de estrangeirismos, gíria local e jargão profissional, assim como o uso de termos técnicos, quando não puder ser evitado, deve vir acompanhado da explicação necessária ao entendimento imediato;
eliminar expressões que possam ser entendidas como manifestação de preconceito.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Para criar e manter a cultura da instituição, normas e valores devem ser afirmados e comunicados, de forma tangível, aos membros da organização.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Sobre notícia, análise as definições abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s).
( ) Relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante, e este, de seu aspecto mais importante.
( ) Conhecimento da realidade baseado na cristalização do aspecto singular do fenômeno, já trazendo em si uma certa concepção particular e universal do mundo.
( ) Forma de expressão artística que tem por fim o humor.
( ) Gênero que prioriza a opinião do jornalista.
( ) Narrativa em que predomina a função poética da linguagem.
A seqüência correta é:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Press-kit é um serviço da área de comunicação de uma instituição pública ou privada, que consiste em
um envelope contendo o histórico da instituição e um brinde para o jornalista.
um convite para que o jornalista participe de uma entrevista coletiva de interesse da instituição.
matérias sobre o lançamento de produto ou evento, redigidas pela assessoria de comunicação, sob a orientação do departamento de relações públicas.
um conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.
relação de pautas de interesse da instituição, dados estatísticos e fotografias que orientem a imprensa na redação de matérias.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Ao preparar uma legenda ou texto-legenda, o editor deve estar consciente das funções do texto e da imagem nos meios jornalísticos impressos. Sobre essa relação, indique a afirmativa errada:
para Roland Barthes, como a imagem pode suscitar uma multiplicidade de sentidos cabe à legenda funcionar como "âncora", restringindo as possibilidades de "leitura" de uma fotografia;
a legenda deve ajudar o leitor a compreender a foto, esclarecendo dúvidas e chamando sua atenção para pequenos detalhes interessantes que lhe possam ter escapado;
a legenda deve funcionar como uma etiqueta de identificação, descrevendo o que é mostrado na fotografia, pois só através da redundância o leitor será capaz de apreender a mensagem jornalística;
para Octávio Paz, a legenda deve funcionar como um "gatilho mental", capaz de ativar os conhecimentos correlatos à cena mostrada na imagem e de fornecer informações circunstanciais, como nomes e locais;
a legenda costuma ser um texto curto, que pode estabelecer diversas relações com a imagem. O texto pode ser explicativo, informativo, interpretativo, ou mesmo irônico em relação à fotografia.
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