Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Em qualquer organização, a comunicação está presente em todas as atividades, mas não influi diretamente no desempenho das equipes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual destes preceitos está nos Princípios Gerais do Código de Ética da Radiodifusão Brasileira?

  • A.

    Os programas jornalísticos, gravados ou diretos estão livres de qualquer restrição, ficando a critério da emissora a exibição, ou não, de imagens ou sons que possam ferir a sensibilidade do público.

  • B.

    A radiodifusão defenderá a forma democrática de governo e especialmente a liberdade de imprensa e expressão do pensamento.

  • C.

    As emissoras manterão elevado padrão de relacionamento entre si, não combatendo uma às outras, senão pelo aprimoramento das respectivas programações.

  • D.

    O Secretário-Geral preparará mensalmente, sempre que tiver havido decisões, resumos dos julgamento e das decisões para distribuição aos membros da Diretoria da ABERT.

  • E.

    A Comissão de Ética de Programas da ABERT, assim como o conselho, elaborará um regimento interno para o seu perfeito funcionamento.

Nos estudos sobre os gêneros jornalísticos, o editorial se define por:

  • A. Apresentar o ponto de vista e as reivindicações do leitor.
  • B. Expor a opinião do repórter sobre os fatos que estão ocorrendo.
  • C. Relatar o fato a partir de seu aspecto mais importante, utilizando-se do lead.
  • D. Privilegiar os bastidores da notícia, na seção especializada do jornal publicada com regularidade e assinada.
  • E. Expressar a opinião oficial da empresa diante dos fatos de maior repercussão.

As expressões "agenciamento, coletivizar, carreata, conveniado e direciona-mento" são exemplos de:

  • A.

    modismo.

  • B.

    preciosismo.

  • C.

    redundância.

  • D.

    rebuscamento.

Para a profissional em design gráfico, Cibele Bastos Carreira, “o house organ é uma ferramenta de comunicação indispensável nas empresas para funcionários e clientes. Popularmente conhecido como Informativo de Empresas ou Jornal, trata-se de um documento editado especialmente para a comunicação com funcionários, clientes, fornecedores e também com prospects.” Ele se distingue do jornal comum pela linha editorial que é focada especialmente em assuntos internos. Prospects significa

  • A.

    familiares dos empregados.

  • B.

    familiares dos clientes.

  • C.

    conjunto de credores.

  • D.

    conjunto de devedores.

  • E.

    simpatizantes e clientes potenciais.

Ao construir um texto jornalístico, não é indicado:

  • A.

    eliminar os adjetivos e advérbios que expressem juízo de valor, salvo em citações;

  • B.

    o uso de linguagem coloquial. Deve-se preferir sempre o uso da norma culta e da lingagem técnica, como forma de garantir a precisão das informações;

  • C.

    o uso de frases na ordem direta. As sentenças devem ser construídas em primeira pessoa a partir da informação mais importante;

  • D.

    o uso de estrangeirismos, gíria local e jargão profissional, assim como o uso de termos técnicos, quando não puder ser evitado, deve vir acompanhado da explicação necessária ao entendimento imediato;

  • E.

    eliminar expressões que possam ser entendidas como manifestação de preconceito.

Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Para criar e manter a cultura da instituição, normas e valores devem ser afirmados e comunicados, de forma tangível, aos membros da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre notícia, análise as definições abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s).

( ) Relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante, e este, de seu aspecto mais importante.

( ) Conhecimento da realidade baseado na cristalização do aspecto singular do fenômeno, já trazendo em si uma certa concepção particular e universal do mundo.

( ) Forma de expressão artística que tem por fim o humor.

( ) Gênero que prioriza a opinião do jornalista.

( ) Narrativa em que predomina a função poética da linguagem.

A seqüência correta é:

  • A. V F F V F
  • B. F V V F F
  • C. V V F V V
  • D. V V F F F
  • E. F F F F V

Press-kit é um serviço da área de comunicação de uma instituição pública ou privada, que consiste em

  • A.

    um envelope contendo o histórico da instituição e um brinde para o jornalista.

  • B.

    um convite para que o jornalista participe de uma entrevista coletiva de interesse da instituição.

  • C.

    matérias sobre o lançamento de produto ou evento, redigidas pela assessoria de comunicação, sob a orientação do departamento de relações públicas.

  • D.

    um conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.

  • E.

    relação de pautas de interesse da instituição, dados estatísticos e fotografias que orientem a imprensa na redação de matérias.

Ao preparar uma legenda ou texto-legenda, o editor deve estar consciente das funções do texto e da imagem nos meios jornalísticos impressos. Sobre essa relação, indique a afirmativa errada:

  • A.

    para Roland Barthes, como a imagem pode suscitar uma multiplicidade de sentidos cabe à legenda funcionar como "âncora", restringindo as possibilidades de "leitura" de uma fotografia;

  • B.

    a legenda deve ajudar o leitor a compreender a foto, esclarecendo dúvidas e chamando sua atenção para pequenos detalhes interessantes que lhe possam ter escapado;

  • C.

    a legenda deve funcionar como uma etiqueta de identificação, descrevendo o que é mostrado na fotografia, pois só através da redundância o leitor será capaz de apreender a mensagem jornalística;

  • D.

    para Octávio Paz, a legenda deve funcionar como um "gatilho mental", capaz de ativar os conhecimentos correlatos à cena mostrada na imagem e de fornecer informações circunstanciais, como nomes e locais;

  • E.

    a legenda costuma ser um texto curto, que pode estabelecer diversas relações com a imagem. O texto pode ser explicativo, informativo, interpretativo, ou mesmo irônico em relação à fotografia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...