Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma das atividades desenvolvidas pelas agências de propaganda é o planejamento de comunicação, sendo este a base para os demais trabalhos realizados. O planejamento de comunicação é um processo de nível tático derivado de qual planejamento?

  • A.

    Planejamento de marketing

  • B.

    Planejamento corporativo

  • C.

    Planejamento estratégico

  • D.

    Planejamento administrativo

  • E.

    Business plan

Em 2006, o presidente da Bolívia Evo Morales, através de decreto, determinou que as empresas petrolíferas que realizam atividade de produção de petróleo e de gás no país passam a ser obrigadas a entregar a propriedade à estatal YPFB.

Os episódios, envolvendo o Brasil e a Bolívia na questão da nacionalização do gás, chamaram a atenção da imprensa brasileira.

No jornalismo, a continuação de um assunto, com a cobertura de seus desdobramentos em edições subseqüentes, convencionou-se chamar de:

  • A. Furo
  • B. Plantar notícia
  • C. Barriga
  • D. Suíte
  • E. Deadline

Considerando o diagrama da comunicação integrada, de Margarida Kunsch, mostrado acima, julgue os seguintes itens.

No terço inferior esquerdo do diagrama, estão assinaladas as áreas de conhecimento e de atividades que correspondem à comunicação mercadológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em que pilares o planejamento de uma campanha publicitária deveria se concentrar?

  • A.

    Análise do consumidor – Análise da força de vendas – Definição de apelo criativo

  • B.

    Análise da estratégia de negócios – Análise do mercado – Definição da criação

  • C.

    Análise da concorrência – Análise do preço – Definição da verba disponível

  • D.

    Análise do produto – Análise do mercado – Definição do conceito de comunicação

  • E.

    Análise da marca – Análise do segmento – Definição do mote de campanha

Existe um modo de fazer reportagem que não se limita ao modelo da pirâmide invertida, apropriando-se de recursos como cena a cena, diálogo, símbolos de status de vida e ponto de vista. Mais do que uma forma de elaboração da reportagem, trata-se de uma corrente criada nos Estados Unidos por, dentre outros, Tom Wolfe, Truman Capote, Norman Mailer e Gay Talese, e que passou a ser conhecida pela expressão:

  • A. Fait-divers
  • B. Novo jornalismo
  • C. Precision journalism
  • D. Jornalismo cinematográfico
  • E. Jornalismo opinativo

Sobre a edição de sonoras para a mídia eletrônica (rádio e televisão), assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    A edição deve "limpar" a sonora, eliminando longos períodos de silêncio, tosses, titubeios etc.

  • B.

    No caso do rádio, é importante antecipar no texto o que o entrevistado dirá no trecho de sonora selecionado.

  • C.

    As sonoras devem ser as mais opinativas possíveis. O contexto e o enredo devem estar no texto redigido pelo editor.

  • D.

    Uma entrevista pode, dependendo da qualidade, sofrer mais de uma edição – principalmente se for para programas distintos.

Acerca das tecnologias de impressão, de elaboração de mídia eletrônica e da definição de mala direta, julgue os itens que se seguem.

O e-mail pode ser utilizado para promover serviços e produtos das empresas, mas deve ser usado com critério, já que muitos usuários da Internet não aprovam o recebimento de e-mail com propaganda. Além disso, diferentemente da mala direta, no qual o custo de envio é da empresa, o cliente pode gastar dinheiro com o provedor de acesso quando lê a mensagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    3 – 1 – 3 – 1 – 3 – 2

  • B.

    3 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3.

  • C.

    2 – 1 – 3 – 3 – 1 – 3.

  • D.

    1 – 1 – 3 – 2 – 3 – 3

  • E.

    3 – 3 – 3 – 1 – 2 – 1.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens.

Um bom planejamento de veículo empresarial deve estar baseado em três pontos: periodicidade, design e suporte financeiro da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

No jornalismo, pode-se afirmar que a denominação pauta aplica-se a:

I. Planejamento de uma edição.

II. Depoimentos de diversas pessoas sobre o mesmo tema ou assunto.

III. Roteiro dos principais assuntos a serem noticiados em uma edição.

Está(ão) correta(s) apenas

  • A. I e II
  • B. II e III
  • C. II
  • D. III
  • E. I e III
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...