Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da comunicação institucional, julgue os itens subseqüentes.

Ações de comunicação institucional são determinadas pela necessidade, utilidade e sobrevivência, tanto da organização quanto dos que nela estão integrados, direta ou indiretamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

"O ex-pugilista Mike Tyson, 39, foi detido pela Polícia Militar de São Paulo na saída de uma boate, ontem de madrugada, e liberado após depor. Tyson foi acusado de agredir um cinegrafista de TV que o filmava em outra boate, além de danificar a câmera e destruir a fita. Ele confirmou ter destruído a fita, mas negou ter agredido o jornalista." (Folha de S. Paulo, 11 nov 2005, p. A1).

O texto acima se classifica CORRETAMENTE como parte de uma reportagem:

  • A.

    narrativa.

  • B.

    dissertativa.

  • C.

    narrativo-dissertativa.

  • D.

    dissertativo-narrativa.

18 Governos nos níveis municipal, estadual e federal somente podem gastar dinheiro público com publicidade que tenha caráter educativo, informativo ou de orientação social. Essa afirmativa refere-se a

  • A.

    regulamento aplicável a período eleitoral.

  • B.

    determinação do Ministério Público Federal.

  • C.

    preceito de origem constitucional.

  • D.

    decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

A respeito da comunicação institucional, julgue os itens subseqüentes.

A comunicação institucional consiste em um conjunto de procedimentos destinados a difundir informações acerca de políticas e práticas de uma instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao tema apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.

A situação mais comum para abrigar o conceito de off é denominada por norte-americanos e britânicos de not for attribution, ou seja, as informações, inclusive citações entre aspas, podem ser publicadas, mas a fonte que as transmitiu não deve ser mencionada pelo nome.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem jornalismo literário e obras literárias de conteúdo jornalístico, o que implica diferentes características narrativas. Considerando esse pressuposto, julgue os itens subseqüentes.

Jornalismo e literatura não são gêneros narrativos comparáveis, pois, enquanto um trata da realidade (pirâmide normal), o outro trata do ficcional (pirâmide invertida).

  • C. Certo
  • E. Errado

Briefing é um documento essencial às Agências de Publicidade e Propaganda, pois permite a apropriação de informações fundamentais a respeito de seus clientes. Quando as informações são coletadas adequadamente no briefing, geram um planejamento de comunicação publicitária eficiente, o que resulta em campanhas tecnicamente corretas. De acordo com Lupetti (Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000), existem dois tipos de briefings: o clássico e o prático. O briefing clássico é utilizado quando a agência está começando um relacionamento com um cliente, e o briefing prático, quando o relacionamento já está bem formalizado. Com relação às informações que deverão ser coletadas nos diferentes tipos de briefings, considere as seguintes composições de briefings:

1. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, principais fornecedores, mercado, concorrência, consumidores, histórico da comunicação, objetivos do cliente, pesquisas, verba.

2. Briefing prático: fato principal, problemas que devem ser resolvidos, público-alvo, concorrência, objetivos de comunicação, tema da campanha, obrigatoriedades e limitações, compromissos do cliente, verba.

3. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, principais fornecedores, mercado, concorrência, fato principal, público-alvo, histórico da comunicação, objetivos de comunicação, pesquisas, verba.

4. Briefing prático: cliente, problemas que devem ser resolvidos, consumidores, histórico da comunicação, objetivos do cliente, obrigatoriedade e limitações, pesquisas, verba.

5. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, fato principal, concorrência, mercado, consumidores, objetivos do cliente, objetivos de comunicação, tema da campanha, compromissos do cliente, verba.

Apresentam composições corretas de briefings:

  • A.

    1 e 2 apenas

  • B.

    1 e 4 apenas

  • C.

    3 e 4 apenas.

  • D.

    2 e 5 apenas

  • E.

    4 e 5 apenas

A respeito da comunicação institucional, julgue os itens subseqüentes.

O recente posicionamento empresarial, que está fazendo nascer um novo perfil organizacional e um novo perfil dos empregados, vem permitindo o estabelecimento de uma nova cultura empresarial, mas essas mudanças não têm afetado o relacionamento da organização com seu público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao tema apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.

O segundo conceito de off é o de deep background, em que se admite o uso do sentido geral das declarações, mas não se pode nem publicar declarações entre aspas nem identificar a fonte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o diagrama da comunicação integrada, de Margarida Kunsch, mostrado acima, julgue os seguintes itens.

O círculo central é o espaço que reúne de forma harmoniosa as outras áreas de comunicação que estão integradas no todo. Essa área de integração da comunicação é designada por comunicação organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...