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Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito da comunicação institucional, julgue os itens subseqüentes.
Ações de comunicação institucional são determinadas pela necessidade, utilidade e sobrevivência, tanto da organização quanto dos que nela estão integrados, direta ou indiretamente.
"O ex-pugilista Mike Tyson, 39, foi detido pela Polícia Militar de São Paulo na saída de uma boate, ontem de madrugada, e liberado após depor. Tyson foi acusado de agredir um cinegrafista de TV que o filmava em outra boate, além de danificar a câmera e destruir a fita. Ele confirmou ter destruído a fita, mas negou ter agredido o jornalista." (Folha de S. Paulo, 11 nov 2005, p. A1).
O texto acima se classifica CORRETAMENTE como parte de uma reportagem:
narrativa.
dissertativa.
narrativo-dissertativa.
dissertativo-narrativa.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
18 Governos nos níveis municipal, estadual e federal somente podem gastar dinheiro público com publicidade que tenha caráter educativo, informativo ou de orientação social. Essa afirmativa refere-se a
regulamento aplicável a período eleitoral.
determinação do Ministério Público Federal.
preceito de origem constitucional.
decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito da comunicação institucional, julgue os itens subseqüentes.
A comunicação institucional consiste em um conjunto de procedimentos destinados a difundir informações acerca de políticas e práticas de uma instituição.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação ao tema apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.
A situação mais comum para abrigar o conceito de off é denominada por norte-americanos e britânicos de not for attribution, ou seja, as informações, inclusive citações entre aspas, podem ser publicadas, mas a fonte que as transmitiu não deve ser mencionada pelo nome.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Existem jornalismo literário e obras literárias de conteúdo jornalístico, o que implica diferentes características narrativas. Considerando esse pressuposto, julgue os itens subseqüentes.
Jornalismo e literatura não são gêneros narrativos comparáveis, pois, enquanto um trata da realidade (pirâmide normal), o outro trata do ficcional (pirâmide invertida).
Briefing é um documento essencial às Agências de Publicidade e Propaganda, pois permite a apropriação de informações fundamentais a respeito de seus clientes. Quando as informações são coletadas adequadamente no briefing, geram um planejamento de comunicação publicitária eficiente, o que resulta em campanhas tecnicamente corretas. De acordo com Lupetti (Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000), existem dois tipos de briefings: o clássico e o prático. O briefing clássico é utilizado quando a agência está começando um relacionamento com um cliente, e o briefing prático, quando o relacionamento já está bem formalizado. Com relação às informações que deverão ser coletadas nos diferentes tipos de briefings, considere as seguintes composições de briefings:
1. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, principais fornecedores, mercado, concorrência, consumidores, histórico da comunicação, objetivos do cliente, pesquisas, verba.
2. Briefing prático: fato principal, problemas que devem ser resolvidos, público-alvo, concorrência, objetivos de comunicação, tema da campanha, obrigatoriedades e limitações, compromissos do cliente, verba.
3. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, principais fornecedores, mercado, concorrência, fato principal, público-alvo, histórico da comunicação, objetivos de comunicação, pesquisas, verba.
4. Briefing prático: cliente, problemas que devem ser resolvidos, consumidores, histórico da comunicação, objetivos do cliente, obrigatoriedade e limitações, pesquisas, verba.
5. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, fato principal, concorrência, mercado, consumidores, objetivos do cliente, objetivos de comunicação, tema da campanha, compromissos do cliente, verba.
Apresentam composições corretas de briefings:
1 e 2 apenas
1 e 4 apenas
3 e 4 apenas.
2 e 5 apenas
4 e 5 apenas
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito da comunicação institucional, julgue os itens subseqüentes.
O recente posicionamento empresarial, que está fazendo nascer um novo perfil organizacional e um novo perfil dos empregados, vem permitindo o estabelecimento de uma nova cultura empresarial, mas essas mudanças não têm afetado o relacionamento da organização com seu público.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação ao tema apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.
O segundo conceito de off é o de deep background, em que se admite o uso do sentido geral das declarações, mas não se pode nem publicar declarações entre aspas nem identificar a fonte.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando o diagrama da comunicação integrada, de Margarida Kunsch, mostrado acima, julgue os seguintes itens.
O círculo central é o espaço que reúne de forma harmoniosa as outras áreas de comunicação que estão integradas no todo. Essa área de integração da comunicação é designada por comunicação organizacional.
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