Questões de Comunicação Social

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De acordo com Predebon (Curso de propaganda: do anúncio à comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2004), o planejamento de mídia é um processo de estruturação de idéias para atender aos objetivos de comunicação e de marketing, baseado na verba disponível do anunciante e que culmina na formulação de um plano de mídia. O plano de mídia, por sua vez, é um documento que contém, de forma organizada, as análises de dados e as recomendações para atingir as metas da campanha. Os três pilares do plano de mídia são: objetivo, estratégia e tática. Com relação aos pilares, considere as seguintes afirmativas:

1. O objetivo de mídia é a quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com determinada intensidade de veiculação e durante determinado período. A estratégia de mídia é o caminho que se determina para atingir o objetivo, utilizando os meios escolhidos e seguindo um cronograma de veiculação. A tática de mídia são as formas de ação e os recursos através dos quais se implanta a estratégia.

2. O objetivo de mídia é a linha mestra do plano e demonstra a seleção dos meios que serão utilizados para atender aos objetivos de comunicação. A estratégia de mídia é a apresentação detalhada de como a veiculação será executada. A tática de mídia demonstra estudos sobre os investimentos da concorrência em mídia.

3. O objetivo de mídia expressa o percentual de alcance do público-alvo, a freqüência média com que o público-alvo deverá estar exposto à mensagem e continuidade das veiculações. A estratégia de mídia descreve os meios que serão utilizados e, caso contemple mais de um meio, identifica a função de cada um deles (básico, complementar, apoio). A tática de mídia apresenta detalhes específicos de execução do plano e compõe-se de mapa de programação por meio, análise de rentabilidade dos veículos e resumo de verba 

4.  O ob

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras

Considerando as propostas de ação colocadas no texto acima, julgue os próximos itens.

A divulgação no período pré-evento feita pela assessoria de imprensa inclui ações como: cronograma, estruturação de mailing, salas de imprensa online e o follow-up do balanço ou relatório do evento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens.

As publicações internas — jornais, revistas, boletins — são os instrumentos mais apropriados para resolver problemas gerados pela burocratização, estabelecendo pontos informais entre os empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Instituiu-se, no jornalismo, a elaboração da notícia que tem na sua forma o lead. Sobre a criação do lead, pode-se afirmar:

I. Trata-se de uma criação brasileira e corresponde ao primeiro parágrafo da notícia.

II. Compreende-se o lead como o parágrafo que antecede o sublead.

III. O lead corresponde ao parágrafo mais importante da notícia e foi criado pelo jornalista brasileiro Pompeu de Sousa, quando trabalhou na imprensa norte-americana na década de 1940.

IV. O lead consiste na abertura de notícia e responde às clássicas perguntas: Quem? Quê? Quando? Onde? Por quê? Como?

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. I, II e III
  • B. II e IV
  • C. II
  • D. III e IV
  • E. I e IV

Numere a coluna da direita de acordo com os principais termos de mídia da coluna da esquerda.

  • A.

    1 – 2 – 5 – 6 – 3 – 4.

  • B.

    6 – 4 – 2 – 1 – 5 – 3

  • C.

    2 – 4 – 1 – 3 – 5 – 6.

  • D.

    5 – 6 – 1 – 2 – 4 – 3.

  • E.

    3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5.

Acerca dos tipos de feiras nos mercados nacional e internacional, julgue os itens a seguir.

Na atualidade, existe um fenômeno de expansão das grandes feiras nacionais e(ou) internacionais com a transformação de eventos regionais para megaeventos cuja tendência é ultrapassar as fronteiras nacionais e se fixar em calendários internacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às técnicas de produção em comunicação e aos gêneros de redação jornalística, julgue os itens a seguir.

A respeito de comunicação interna, os boletins, folhetos, memorandos e comunicados em geral devem ser considerados os veículos mais adequados para estimular o fluxo de informação descendente de uma instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre termos técnicos de comunicação, numere CORRETAMENTE a coluna da direita de acordo a da esquerda:

 A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    3 - 4 - 1 - 5 - 2

  • B. 2 - 4 - 1 - 5 - 3

  • C.

    3 - 2 - 1 - 4 - 5

  • D.

    2 - 1 - 5 - 3 - 4

Garboggini (In: BARBOSA, Ivan Santo (org.). Os Sentidos da Publicidade � estudos interdisciplinares. São Paulo: Thomson, 2005) estudou as relações de gênero na publicidade impressa, apontando para novos rumos da representação humana na publicidade da TV brasileira. Sobre os resultados de tal pesquisa, considere as seguintes afirmativas:

1. A partir da década de 80 do século 20, a representação do homem másculo e herói de façanhas é acentuada, principalmente nos comerciais de cerveja.

2. Na década de 90 do século 20, o enfoque masculino tradicional de marido e de pai provedor do lar é apresentado com menos valorização.

3. A mulher do fim do século 20 deixa de ser representada como mero objeto sexual, sem condições intelectuais de ser bem-sucedida profissionalmente.

4. Na última década, houve maior representação explícita da homossexualidade nos comerciais televisivos e uma crescente aprovação da mesma em vários segmentos da sociedade.

5. A partir da década de 90 do século 20, a criança do sexo masculino é representada nos comerciais televisivos, assumindo papéis profissionais do mundo do trabalho adulto, abandonando as formas lúdicas da brincadeira.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras

Acerca dos tipos de feiras nos mercados nacional e internacional, julgue os itens a seguir.

Existe uma tendência de se fazer eventos paralelos a eventos nacionais. Trata-se de eventos realizados em paralelo, por grandes empresas, durante as grandes feiras de seu segmento. São realizados em locais próximos, reúnem e, de certa forma, roubam os clientes do evento maior.

  • C. Certo
  • E. Errado
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