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De acordo com Predebon (Curso de propaganda: do anúncio à comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2004), o planejamento de mídia é um processo de estruturação de idéias para atender aos objetivos de comunicação e de marketing, baseado na verba disponível do anunciante e que culmina na formulação de um plano de mídia. O plano de mídia, por sua vez, é um documento que contém, de forma organizada, as análises de dados e as recomendações para atingir as metas da campanha. Os três pilares do plano de mídia são: objetivo, estratégia e tática. Com relação aos pilares, considere as seguintes afirmativas:
1. O objetivo de mídia é a quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com determinada intensidade de veiculação e durante determinado período. A estratégia de mídia é o caminho que se determina para atingir o objetivo, utilizando os meios escolhidos e seguindo um cronograma de veiculação. A tática de mídia são as formas de ação e os recursos através dos quais se implanta a estratégia.
2. O objetivo de mídia é a linha mestra do plano e demonstra a seleção dos meios que serão utilizados para atender aos objetivos de comunicação. A estratégia de mídia é a apresentação detalhada de como a veiculação será executada. A tática de mídia demonstra estudos sobre os investimentos da concorrência em mídia.
3. O objetivo de mídia expressa o percentual de alcance do público-alvo, a freqüência média com que o público-alvo deverá estar exposto à mensagem e continuidade das veiculações. A estratégia de mídia descreve os meios que serão utilizados e, caso contemple mais de um meio, identifica a função de cada um deles (básico, complementar, apoio). A tática de mídia apresenta detalhes específicos de execução do plano e compõe-se de mapa de programação por meio, análise de rentabilidade dos veículos e resumo de verba
4. O ob
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando as propostas de ação colocadas no texto acima, julgue os próximos itens.
A divulgação no período pré-evento feita pela assessoria de imprensa inclui ações como: cronograma, estruturação de mailing, salas de imprensa online e o follow-up do balanço ou relatório do evento.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens.
As publicações internas jornais, revistas, boletins são os instrumentos mais apropriados para resolver problemas gerados pela burocratização, estabelecendo pontos informais entre os empregados.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Instituiu-se, no jornalismo, a elaboração da notícia que tem na sua forma o lead. Sobre a criação do lead, pode-se afirmar:
I. Trata-se de uma criação brasileira e corresponde ao primeiro parágrafo da notícia.
II. Compreende-se o lead como o parágrafo que antecede o sublead.
III. O lead corresponde ao parágrafo mais importante da notícia e foi criado pelo jornalista brasileiro Pompeu de Sousa, quando trabalhou na imprensa norte-americana na década de 1940.
IV. O lead consiste na abertura de notícia e responde às clássicas perguntas: Quem? Quê? Quando? Onde? Por quê? Como?
Está(ão) correta(s) apenas:
Numere a coluna da direita de acordo com os principais termos de mídia da coluna da esquerda.
1 – 2 – 5 – 6 – 3 – 4.
6 – 4 – 2 – 1 – 5 – 3
2 – 4 – 1 – 3 – 5 – 6.
5 – 6 – 1 – 2 – 4 – 3.
3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca dos tipos de feiras nos mercados nacional e internacional, julgue os itens a seguir.
Na atualidade, existe um fenômeno de expansão das grandes feiras nacionais e(ou) internacionais com a transformação de eventos regionais para megaeventos cuja tendência é ultrapassar as fronteiras nacionais e se fixar em calendários internacionais.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação às técnicas de produção em comunicação e aos gêneros de redação jornalística, julgue os itens a seguir.
A respeito de comunicação interna, os boletins, folhetos, memorandos e comunicados em geral devem ser considerados os veículos mais adequados para estimular o fluxo de informação descendente de uma instituição.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Sobre termos técnicos de comunicação, numere CORRETAMENTE a coluna da direita de acordo a da esquerda:
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
3 - 4 - 1 - 5 - 2
3 - 2 - 1 - 4 - 5
2 - 1 - 5 - 3 - 4
Garboggini (In: BARBOSA, Ivan Santo (org.). Os Sentidos da Publicidade � estudos interdisciplinares. São Paulo: Thomson, 2005) estudou as relações de gênero na publicidade impressa, apontando para novos rumos da representação humana na publicidade da TV brasileira. Sobre os resultados de tal pesquisa, considere as seguintes afirmativas:
1. A partir da década de 80 do século 20, a representação do homem másculo e herói de façanhas é acentuada, principalmente nos comerciais de cerveja.
2. Na década de 90 do século 20, o enfoque masculino tradicional de marido e de pai provedor do lar é apresentado com menos valorização.
3. A mulher do fim do século 20 deixa de ser representada como mero objeto sexual, sem condições intelectuais de ser bem-sucedida profissionalmente.
4. Na última década, houve maior representação explícita da homossexualidade nos comerciais televisivos e uma crescente aprovação da mesma em vários segmentos da sociedade.
5. A partir da década de 90 do século 20, a criança do sexo masculino é representada nos comerciais televisivos, assumindo papéis profissionais do mundo do trabalho adulto, abandonando as formas lúdicas da brincadeira.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca dos tipos de feiras nos mercados nacional e internacional, julgue os itens a seguir.
Existe uma tendência de se fazer eventos paralelos a eventos nacionais. Trata-se de eventos realizados em paralelo, por grandes empresas, durante as grandes feiras de seu segmento. São realizados em locais próximos, reúnem e, de certa forma, roubam os clientes do evento maior.
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