Questões de Comunicação Social

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Considerando os textos I e II, julgue os itens seguintes.

Pelas características que os textos I e II apresentam, é possível classificá-los como textos típicos de nota oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos tipos de feiras nos mercados nacional e internacional, julgue os itens a seguir.

Um segmento cuja tendência tem sido detectada é o das feiras microrregionais, voltadas para ações de vendas locais, que buscam o incentivo e o desenvolvimento local e são organizadas sobretudo por prefeituras municipais, câmaras de comércio e entidades da região.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das características e da distribuição de mídias impressas e eletrônicas, julgue os itens seguintes.

Lide e pirâmide invertida são procedimentos do passado, afeitos tão-somente ao meio impresso e, portanto, superados pelo ambiente de hipermídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

O slogan "pense globalmente, atue localmente" vem sendo utilizado para enfatizar que todas as organizações possuem relacionamentos globais e sugere que a maioria das organizações pode implementar estratégias globais em níveis locais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das características e da distribuição de mídias impressas e eletrônicas, julgue os itens seguintes.

A técnica da pirâmide invertida só funciona no ambiente de hipertexto quando há mera transposição do texto originalmente produzido para a mídia impressa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No relacionamento entre a empresa e a mídia, cada vez mais, se exigem posturas novas das assessorias de comunicação. Algumas estratégias vêm sendo adotadas para que os representantes empresariais se relacionem com a imprensa de modo competente e adequado. A esse processo dá-se o nome de:

  • A.

    Briefing pessoal.

  • B. Media Training.
  • C.

    Clipping diário.

  • D.

    Porta-Vozes.

  • E.

    Oratória dirigida.

O conhecimento da tipologia e da natureza de uma organização é condição essencial para o planejamento eficaz de sua comunicação. Nesse sentido, dentro de um quadro conceitual, as organizações industriais e as empresas privadas de produtos tangíveis são consideradas organizações:

  • A.

    coercitivas.

  • B.

    gerenciais-políticas.

  • C.

    normativas.

  • D.

    utilitárias.

  • E.

    de serviços.

A comunicação é uma competência essencial em qualquer meio no qual nos inserimos, seja familiar, de amizade ou profissional. Analise as afirmações:

I- João sempre chega cedo ao seu trabalho e cumprimenta a todos, discriminando a forma de tratamento, dependendo do cargo que a pessoa ocupa, ou seja, quanto mais alto o nível hierárquico, melhora ainda mais sua forma polida ao dirigir-se a estas pessoas.

II- A comunicação deve ser realizada através de uma linguagem clara, objetiva para que se atinja o resultado esperado e, para tanto, é recomendável a escolha de um meio e formas apropriados.

III- Uma comunicação mal feita pode causar inúmeras interpretações por parte do receptor e, em algumas situações, até conflitos organizacionais.

IV- É recomendável sempre utilizarmos uma única forma de comunicação, independente de quem seja o cliente e o seu grau de instrução.

Podemos afirmar que o correto está em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    III e IV.

Uma empresa do setor automobilístico, totalmente desconhecida no mercado brasileiro, pretende introduzir seus produtos junto a um público jovem, de idade compreendida entre 20 e 30 anos, classes média e média-alta. No intuito de obter uma boa aceitação de sua marca junto aos stakeholders, cabe ao profissional de comunicação, dentro de uma filosofia de responsabilidade social, orientar a diretoria a:

  • A.

    divulgar notícias pagas nos meios de comunicação de massa.

  • B.

    convocar a imprensa esportiva para uma coletiva no ato do lançamento.

  • C.

    promover campanhas de educação e segurança no trânsito.

  • D.

    patrocinar eventos esportivos destinados ao mercado-alvo.

  • E.

    reforçar as estratégias mercadológicas com propaganda institucional.

Durante o planejamento estratégico faz-se necessário o levantamento dos pontos positivos e negativos de programas de comunicação levados a cabo anteriormente por uma empresa no momento do(a):

  • A.

    diagnóstico macroambiental.

  • B.

    definição da missão organizacional.

  • C.

    análise setorial.

  • D.

    determinação das metas e objetivos de comunicação.

  • E.

    avaliação do plano de comunicação.

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