Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para impressão em quadricromia, devem ser produzidos fotolitos destinados às quatro cores a seguir:

  • A.

    vermelho, amarelo, verde e azul;

  • B.

    amarelo, vermelho, azul e preto;

  • C.

    ciano, magenta, verde e preto;

  • D.

    amarelo, ciano, magenta e preto;

  • E.

    magenta, amarelo, azul e verde.

Em relação às dificuldades em efetivar interatividade com o público por meio da Internet, julgue os itens a seguir.

Todas as condições de interatividade se perdem se não houver uma constante atualização de todo o conteúdo do sítio.

  • C. Certo
  • E. Errado

No mercado publicitário, além de diversos tipos de papel, o produtor gráfico pode optar entre vários tipos de acabamento. Indique a opção que não apresenta um tipo de acabamento:

  • A.

    verniz;

  • B.

    platificação;

  • C.

    vinco;

  • D.

    corte;

  • E.

    alta alvura.

Em relação às dificuldades em efetivar interatividade com o público por meio da Internet, julgue os itens a seguir.

O conceito de interatividade não pode se limitar a uma interação usuário-máquina, por melhores que sejam as condições de navegabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens de 191 a 196 seguintes.

Nas sociedades atuais, a comunicação tem valor econômico destacado e se tornou um meio de produção primário, porque, cada vez mais, trabalhar é manejar a informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

A informação, tanto em sua dimensão news quanto cultural, ou como banco de dados, aos poucos vai-se tornando um entrave ao que se convencionou chamar de dimensão política da comunicação, na medida em que retirou da mídia a centralidade do debate em torno do papel social da comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada vez mais utilizada pelos veículos de comunicação para criar o aspecto visual da informação, a infografia envolve um conceito moderno, em que se aliam imagem e texto para oferecer ao leitor a melhor percepção do assunto tratado. O termo infográfico vem do inglês informational graphics e o seu uso revolucionou o layout das páginas dos jornais, revistas e sites. (Fonte: http://www.abi.org).

Analisando o infográfico como um recurso jornalístico pode-se afirmar que

  • a.

    não podemos considerar a infografia como um recurso jornalístico, mas apenas um meio de ilustrar dados que poderiam ser facilmente reportados por charges.

  • b.

    a idéia da infografia no jornalismo não precisa estar relacionada com a pauta. As rotinas diárias já incluem a infografia como opção jornalística, da mesma forma que a fotografia.

  • c.

    a redundância da informação é uma das principais características desse aplicativo, ou seja, deve-se primar por repetir de forma ilustrativa exatamente o que a matéria está dizendo.

  • d.

    como as fotos são iguais no mundo inteiro, em razão da distribuição das agências, o infográfico também oferece essa possibilidade, promovendo assim um barateamento do jornal.

  • e.

    são formas de representar informações técnicas que devem ser sobretudo atrativas e transmitidas ao leitor em pouco tempo e espaço. Um bom infográfico, além de ser bem produzido, deve responder às tradicionais perguntas do lead.

As rápidas mudanças tecnológicas, observadas no processo de comunicação das sociedades, estão dando um novo sentido ao espaço e ao tempo do sujeito contemporâneo. Esse processo tem por base a:

  • A.

    Internet, as redes virtuais e a globalização.

  • B.

    simultaneidade, a edição e a hipermídia.

  • C.

    cibercultura, o on-line e o espaço físico.

  • D.

    geografia, o deadline e o espaço virtual.

  • E.

    cronologia, a convergência e o ciberespaço.

O filósofo francês Pierre Lévy define a Internet como um "dispositivo de comunicação TODOS-TODOS". Isto porque, segundo esse autor, a Internet é o único meio que:

  • A.

    possibilita ao sujeito moderno assumir múltiplas identidades no mundo virtual e desempenhar vários papéis sociais.

  • B.

    viabiliza o projeto de democratização da informação, já que hoje todos têm acesso à rede mundial de computadores.

  • C.

    promove a multiplicação de contatos e conhecimentos em tempo recorde e radicaliza as possibilidades de comércio on-line.

  • D.

    permite a troca de informações em tempo real.

  • E.

    permite que todos sejam, ao mesmo tempo, emissores e receptores de uma ou várias mensagens.

O chamado Terceiro Setor tem sido uma das instâncias de maior dinamicidade da comunicação pública. Sobre ele, analise as seguintes afirmativas.

I. A expansão do Terceiro Setor no Brasil é um fenômeno que remonta ao início dos anos 70.

II. As ações sociais têm origem em empresas dos Estados Unidos e de lá alcançam o mundo.

III. Cumprir as leis é o princípio básico que sustenta as ações de organizações socialmente responsáveis.

IV. A responsabilidade social reconhece que o Estado não pode cumprir sozinho todas as demandas sociais.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I, e III estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...