Questões de Comunicação Social

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Uma espécie de "nota editorial" cuja característica é não ter lugar fixo em página alguma e vir do lado (quase sempre, direito) da matéria que informa sobre determinado fato (assunto do comentário presente na nota). Recebe esse nome pelo teor "temperado" de sua linguagem. Estáse falando em nota

  • a.

    política.

  • b.

    pimenta.

  • c.

    azeite.

  • d.

    picles.

  • e.

    legenda.

Considere as assertivas abaixo

I. Há 33 anos, o trabalho de dois jornalistas ajudou a desvendar um escândalo nas eleições dos Estados Unidos. O então presidente Richard Nixon se reelegia com 60% dos votos. Mas as investigações daqueles profissionais garantiram que a história americana tomasse outros rumos. Em 1974, Nixon renunciou. Foram encontros com uma fonte especial o que os ajudou a desmascarar a corrupção da reeleição de Nixon. Apelidado de Garganta Profunda nas matérias, sempre trazia informações determinantes para o sucesso das denúncias de Bob Woodward e Carl Bernstein, repórteres do jornal Washington Post. Apenas em 2005 o mundo ficou sabendo quem era Garganta Profunda. Aos 91 anos, E. W. Mark Felt, que na década de 70 era o principal dirigente do FBI, abaixo do diretor da Agência, apresentou-se ao mundo.

II. Sete razões para votar NÃO, esta foi a capa da revista Veja na semana do dia 5 de outubro de 2005. Será que foi ético ter deixado explícita a opinião sobre desarmamento na capa?

Pode-se afirmar que essas questões referem-se, respectivamente

  • a.

    a informação off e imparcialidade jornalística.

  • b.

    a ética no jornalismo.

  • c.

    a parcialidade e ética jornalística

  • d.

    a situações de risco e ética jornalística.

  • e.

    ao jornalismo opinativo.

Os trechos grifados na citação sugerem três princípios éticos importantes no jornalismo, de acordo com os quais seriam desaprovados os métodos empregados pela dupla, assim como o enfoque dado ao tema. Identifique esses três princípios.

  • a.

    é dever do jornalista opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão; o jornalista deve permitir o direito de resposta às pessoas envolvidas ou mencionadas em sua matéria, quando ficar demonstrada a existência de equívocos ou incorreções; o jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demonstradas ou verificadas.

  • b.

    a divulgação de informação é dever dos meios de comunicação; a informação divulgada pelos meios de comunicação pública terá por finalidade o interesse social e coletivo; o acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse.

  • c.

    sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e identidade das suas fontes de informação; é dever do jornalista divulgar todos os fatos que sejam de interesse público; é dever do jornalista combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação.

  • d.

    é dever do jornalista defender o livre exercício da profissão; em todos os seus direitos e responsabilidades o jornalista terá apoio e respaldo das entidades representativas da categoria.

  • e.

    o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos; respeitar o direito à privacidade do cidadão; o jornalista é responsável por toda a informação que divulga.

Segundo o Código de Ética dos Jornalistas, em vigor desde 1987, são deveres do jornalista, EXCETO:

  • A.

    divulgar somente os fatos que sejam de interesse do público;

  • B.

    lutar pela liberdade de pensamento e expressão;

  • C.

    opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem;

  • D.

    combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação;

  • E.

    respeitar o direito à privacidade do cidadão.

No âmbito dos estudos da comunicação, em relação à idéia básica do agenda-setting, considere as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) A capacidade dos mass media em influenciar a projeção dos acontecimentos na opinião pública confirma o seu importante papel na figuração da realidade social, isto é, de um pseudo-ambiente montado quase completamente a partir dos mass media.

( ) O agenda-setting é um modelo pensado para a apresentação da notícia em que os fatos são apresentados na ordem decrescente de importância.

( ) O pressuposto do agenda-setting é de que a compreensão que as pessoas têm de grande parte da realidade social lhes é fornecida, por empréstimo, pelos mass media.

( ) O agenda-setting baseia-se na chamada Teoria Crítica.

A seqüência correta é:

  • A. V V F F
  • B. F F F V
  • C. V F V F
  • D. V F F V
  • E. F V V F

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    As informações positivas podem ser feitas por meio do informativo da instituição.

  • B.

    O informativo deve ser distribuído para os públicos interno, misto e externo. Somam-se aqui associações de classes e órgãos governamentais dentre outros.

  • C.

    O patrocínio de eventos é uma ferramenta importante na construção da boa imagem para a instituição em relação à comunidade.

  • D.

    O trabalho de lobby deve ser evitado com o objetivo de preservar a imagem da instituição.

Com base nesse relato, pode-se afirmar que o episódio mostra

  • a.

    a face hegemônica do telejornalismo brasileiro, interna e externamente ao país.

  • b.

    um tipo de jornalismo conhecido como entretenimento.

  • c.

    a tendência à serialização e à inserção de narrativas da ficcionalidade na imprensa nacional.

  • d.

    a agilidade e a eficiência da empresa jornalística em lidar com a crise da audiência.

  • e.

    a descoberta de que o jornalismo ficcional continua em alta na grade de programação das emissoras.

O relatório Os Donos da Mídia, elaborado pelo Instituto de Estudo e Pesquisa em Comunicação (EPCOM), detalha as bases do poder econômico e político, no Brasil, constituído a partir das redes de televisão. O documento demonstra uma concentração ostensiva de propriedade das emissoras de televisão no país nas mãos de apenas seis grupos privados (Globo, SBT, Bandeirantes, Record, CNT e Rede TV). Sobre os serviços de radiodifusão, a legislação brasileira prevê que a exploração desses serviços depende, na forma da lei, de permissão ou concessão

  • A. privada
  • B. estadual.
  • C. municipal
  • D. federal.
  • E. da Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão (ABERT).

Um texto feito para ser lido em um still significa que, durante a leitura, haverá

  • A.

    redução da velocidade de sucessão dos quadros da imagem.

  • B.

    uma cena em flash-back.

  • C.

    imagem ou quadro parado, congelado.

  • D.

    escurecimento gradual da imagem até o preto total.

  • E.

    uma cena animada referente ao texto.

Devido aos custos inerentes ao processo, a pesquisa de mercado é solicitada quando o objetivo principal do estudo é:

  • A.

    identificar deficiências e lacunas existentes na comunicação interna da empresa.

  • B.

    levantar as necessidades do público consumidor e medidas possíveis a serem adotadas para sua satisfação.

  • C.

    diagnosticar problemas setoriais dentro de uma organização empresarial.

  • D.

    aferir o impacto de um conjunto de medidas administrativas junto à alta diretoria.

  • E.

    verificar a opinião do público interno quanto às normas e processos da organização.

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