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Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A desregulamentação (e re-regulamentação) das comunicações brasileiras na última década envolveu setores organizados da sociedade e da economia em uma luta política formada por concepções distintas acerca da natureza, da qualidade e(ou) dos objetivos das tecnologias e serviços correspondentes. Essa disputa partiu, paradoxalmente, de uma identificação consensual de fatores então percebidos como imperativos em favor da mudança.
Em relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
A aceleração da transnacionalização dos capitais das grandes corporações mundiais não teve maior peso nas considerações estratégicas dos envolvidos na desregulamentação/reregulamentação das comunicações brasileiras.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
A opinião pública não implica o conhecimento do assunto sobre o qual se opina.
Depois de minha primeira visita às obras do Centro, os estudos da marca que eu vinha desenvolvendo, foram para o lixo. Permaneceram na minha visão as belíssimas estruturas. A partir dessas estruturas criei a marca e o logotipo.
Este trecho é de um depoimento da designer gráfico que criou a marca do Centro Cultural São Paulo, que foi
Durante muito tempo esse profissional foi conhecido como "contato", título que, para muita gente, passou a soar de modo pejorativo, reduzindo a importância desse elemento na agência de publicidade.
Tal citação refere-se ao profissional de
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A desregulamentação (e re-regulamentação) das comunicações brasileiras na última década envolveu setores organizados da sociedade e da economia em uma luta política formada por concepções distintas acerca da natureza, da qualidade e(ou) dos objetivos das tecnologias e serviços correspondentes. Essa disputa partiu, paradoxalmente, de uma identificação consensual de fatores então percebidos como imperativos em favor da mudança.
Em relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
A desregulamentação/re-regulamentação das comunicações brasileiras tem favorecido a concentração de capitais privados no setor.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
Fatores psicológicos, sociológicos e matemáticos interferem na opinião pública.
Não fuja muito dos formatos tradicionais; 9x5 centímetros ou 9,5x5,5 centímetros, pois, nessas medidas, são fáceis de carregar na carteira.
A peça visual gráfica referida é
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Com base no texto acima, assinale que situação, no dia-a-dia do jornalismo, NÃO pode ser tomada como uso ritual e estratégico da objetividade, como a define Tuchman.
As páginas de opinião dos jornais pautam-se pelo pluralismo liberal (KUNCZIK, M. Conceitos de jornalismo: norte e sul. São Paulo: Edusp, 1997). Ou seja, publicam opiniões diversas para promover o debate público. Ao fazer isso, o jornal aparenta estar isento em relação às opiniões que divulga. No entanto, mantém para si o papel de editar as opiniões, não alterando os textos enviados, mas demandando-os e atribuindo o momento e o espaço em que serão publicados. Ou seja, a página de opinião manifesta, sobretudo, a opinião do jornal, mas é usada como ritual estratégico de defesa da sua objetividade.
A cobertura econômica tem um grande desafio: traduzir, em termos acessíveis, os acontecimentos de um campo social bastante hermético. Por vezes, o jornalismo econômico lida com cifras que, de tão altas, são desprovidas de sentido para grande parte da população. Nesses casos, tenta, algumas vezes, converter os valores em referências conhecidas, como número de cestas básicas, normalmente para dar a dimensão gigantesca do valor. Em outras ocasiões, cita a informação com extrema precisão e repete o procedimento ao longo da matéria. Nesses casos, a precisão de informações atua como uma garantia de que o trabalho de apuração foi acurado. Ou seja, tem como principal função garantir a precisão do texto, produzir um efeito de sentido. É um ritual de defesa prévia das críticas.
Numa situação hipotética, um jornalista é designado para cobrir uma manifestação de um grupo pelo qual simpatiza. Para veicular as opiniões do grupo, sem, no entanto, ser acusado de parcial, ele faz uso vasto das aspas. Reporta, assim, a opinião com a qual concorda, mas não se compromete. Dessa forma, usa um instrumento usual de citação do jornalismo como recurso estratégico para defender a sua objetividade.
As informações, num texto jornalístico, são hierarquizadas. Ou seja, o primeiro parágrafo, além de responder algumas perguntas fundamentais, ainda traz a informação mais importante. Essa forma usual de organizar o texto jornalístico, evidenciando uma pesquisa e seleção de dados, é uma proteção prévia contra as críticas. Ou seja, se está organizado assim é por que a informação é relevante. Logo, sua publicação segue critérios objetivos que não podem ser criticados
Na posse do prefeito José Serra (PSDB), em São Paulo, houve uma intensa discussão com a ex-prefeita Marta Suplicy (PT). O prefeito empossado alegava que a sua antecessora não havia deixado recursos para pagar uma dívida com a União. Segundo a assessoria de Marta, o recurso existia, de um repasse legal do governo de São Paulo, também do PSDB, que, no entanto, havia sido depositado em juízo. Nesse caso, o jornalismo da Globo ouviu as duas versões e as divulgou. Manteve o tom de bate-boca, sem, porém, checar nenhuma informação. Ou seja, usou como ritual de defesa a divulgação de versões contraditórias, sem checar a veracidade das declarações
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
O modelo informacional elaborado pela teoria matemática da comunicação pode ser resumido no seguinte esquema:
Esse modelo matemático foi ignorado pelos estudos de recepção americanos, que se basearam, desde sempre, na possibilidade de resposta.
O modelo tem, sobretudo, uma preocupação técnica, de reprodução isomórfica de informação de uma fonte em um destino.
O processo é unidirecional, pois não prevê resposta, nem se preocupa com ela.
O modelo gesta o conceito de ruído, que atrapalharia a transparência inerente ao processo de comunicação.
Nesse modelo, o ruído degrada a mensagem e a redundância ameniza os efeitos do ruído.
São os primeiros rascunhos feitos por designer ou diretor de arte na criação de um anúncio publicitário. Trata-se do
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