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Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A desregulamentação (e re-regulamentação) das comunicações brasileiras na última década envolveu setores organizados da sociedade e da economia em uma luta política formada por concepções distintas acerca da natureza, da qualidade e(ou) dos objetivos das tecnologias e serviços correspondentes. Essa disputa partiu, paradoxalmente, de uma identificação consensual de fatores então percebidos como imperativos em favor da mudança.
Em relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
A Lei Geral das Telecomunicações (LGT) transfere ao presidente da República o poder de estabelecer limites para a participação do capital estrangeiro no setor dentro do país.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
Na sua definição mais ampla, o público é o agregado ou conjunto estável e homogêneo de indivíduos pertencentes a um mesmo grupo social, concentrados sobre determinada área, que pensam e sentem de modo semelhante a respeito de problemas, interesses, gostos ou movimentos de opinião.
É planejado nos formatos de 21x29,7, 21x29 ou 21x28 centímetros; todos esses formatos possibilitarão aproveitamento de papel no momento da impressão.
A peça visual gráfica com os formatos referidos é o
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Com base nesses dois trechos, é correto afirmar:
Ambos tratam de um mesmo fenômeno, claramente identificado na nossa sociedade: o consumo. No entanto, as abordagens diferem, pois os autores não têm a mesma avaliação sobre os benefícios desse processo. Para um, o consumo se liga ao prazer, à vida. Para o outro, perverte a política.
Os trechos, apesar de tratarem do mesmo tema, apresentam interesses muito diversos. Em Bauman, é uma questão subjetiva, das possibilidades de felicidade na sociedade de consumo. Em Canclini, trata-se da possibilidade da política realizar-se, plenamente, via mercado.
Tanto Bauman quanto Canclini mostram um saudosismo de um momento da sociedade em que o consumo não distorcia a política e a vida. Nesse aspecto, idealizam o passado e condenam o presente.
A grande divergência entre as duas abordagens é a relevância do tema. Para a América Latina, a abordagem de Bauman não é pertinente, pois a busca do prazer é irrelevante diante dos problemas políticos do continente.
Com a abordagem de Bauman podemos pensar os problemas que Canclini apresenta e ir além, mostrando a forma como o prazer via consumo modela toda a vida e serve como instrumento estabilizador da sociedade.
Resume o conceito do produto/serviço/empresa e está presente em todas as peças da campanha publicitária. Trata-se de
A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
De modo geral, as pesquisas com os públicos dos jornais e das revistas visam obter informações a respeito da participação dos leitores no desenvolvimento de uma sociedade sustentada.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considere o seguinte trecho de dispositivo constitucional.
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 1.º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5.º, IV, V, X, XIII e XIV.
§ 2.º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. (...)
Com base nesse trecho da Constituição Federal, julgue os itens subseqüentes.
Vedar o anonimato a quem manifesta o pensamento não exclui a denúncia de fonte reconhecida que pede o anonimato.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
Os públicos da organização dizem respeito à parte do ambiente externo da empresa constituído por grupos com pouco poder de pressão, tais como agências governamentais, comunidade financeira, imprensa e movimentos sociais organizados.
Como capista, ela diz que não consegue pensar em algo sem um texto e, para isso, gosta das fontes tipográficas simples que como diz, funcionam, como a Garamond, Bodoni ou Futura.
Este trecho refere-se à designer gráfico que já fez mais de 800 capas de livros, que é
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Com base nesse texto e em referências dos estudos de agenda setting, considere as seguintes afirmativas:
Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.
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