Questões de Comunicação Social

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Uma das principais funções publicitárias, que tem por objetivo conceber o conceito de campanhas e expressá-lo por meio do uso retórico de palavras, imagens e sons, evidenciando os benefícios e valores da marca promovida, é

  • A. o brainstorming.
  • B. a criação publicitária.
  • C. o atendimento.
  • D. o tráfego.
  • E. a mídia.

Considere o seguinte trecho de dispositivo constitucional.

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1.º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5.º, IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2.º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. (...)

Com base nesse trecho da Constituição Federal, julgue os itens subseqüentes.

Assegurar direito de resposta proporcional ao agravo àqueles atingidos pela mídia termina por estimular, na prática, o exercício da autocensura por parte dos veículos de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.

Definida funcionalmente como a opinião ou o conjunto de opiniões de um público, a opinião pública tem sua origem histórica na secularização do Estado moderno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fez parte da vida cultural brasileira dos anos 60 e 70, participou da fundação da ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial) e criou, entre outras, as marcas Fundação Bienal de São Paulo, Petrobrás, IV Centenário do Rio de Janeiro e Copersucar.

Trata-se do designer gráfico

  • A. Maurício Nogueira Lima.
  • B. Rogério Duarte.
  • C. Aloísio Magalhães.
  • D. Antonio Maluf.
  • E. Alexandre Wollner.

De acordo com Nilson Lage (Teoria e técnica do texto jornalístico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005), a diferença entre notícia e reportagem começa pela pauta, ou seja, o planejamento de matérias para um veículo ou de dada matéria em particular. Pautas de notícia podem ser elaboradas a partir, entre outros itens, de indicação de suítes. Nesse sentido, o que são suítes?

  • A.

    Sugestões de coberturas sazonais.

  • B.

    Eventos inesperados que chegam à redação por denúncias, pela apuração de rotina pelo telefone ou pela Internet.

  • C.

    Continuações ou desdobramentos de eventos da véspera ou anteriormente divulgados.

  • D.

    Fatos de interesse público, descobertos a partir de observações do repórter ou de alguma testemunha/informante.

  • E.

    Repetição local de notícias produzidas em outras cidades ou países.

Peça eletrônica de campanha publicitária que se utiliza da música como veículo de comunicação destinada ao consumidor final. Trata-se de

  • A. overlay.
  • B. broadside.
  • C. storyboard
  • D. sketch.
  • E. trilha.

Considere o seguinte trecho de dispositivo constitucional.

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1.º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5.º, IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2.º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. (...)

Com base nesse trecho da Constituição Federal, julgue os itens subseqüentes.

Se no art. 5.º, X, está estabelecido que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, então a privacidade das figuras públicas e celebridades está constitucionalmente protegida, ao menos em princípio, do assédio da imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conjunto de operações utilizadas para dispor títulos, textos, gráficos, fotos, mapas e ilustrações na página de uma publicação ou em qualquer impresso, de forma equilibrada, funcional e atraente, buscando estabelecer um sentido de leitura que atenda a determinada hierarquia de assuntos. A definição mencionada refere-se

  • A. à diagramação.
  • B. à frotagem.
  • C. ao layout.
  • D. à arte final.
  • E. ao rascunho.

Jornalistas e teóricos do jornalismo, segundo Álvaro Caldas (Deu no jornal: o jornalismo impresso na era da Internet. Rio de Janeiro: Editora PUC. São Paulo: Loyola, 2002) e Daniel Piza (Jornalismo cultural. São Paulo: Contexto, 2005), classificam as reportagens em diversos tipos. Sobre o tema, considere as afirmativas abaixo:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • B.

    Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • E.

    Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

O resumo exerce o papel de reunir as informações que vão nortear e selecionar o caminho do conteúdo da mensagem da campanha publicitária. Muitas vezes, o diretor de arte auxilia em sua delimitação. Trata-se de

  • A. broadside.
  • B. layout.
  • C. rafe.
  • D. briefing de criação.
  • E. blimp.
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