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Uma das principais funções publicitárias, que tem por objetivo conceber o conceito de campanhas e expressá-lo por meio do uso retórico de palavras, imagens e sons, evidenciando os benefícios e valores da marca promovida, é
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considere o seguinte trecho de dispositivo constitucional.
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 1.º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5.º, IV, V, X, XIII e XIV.
§ 2.º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. (...)
Com base nesse trecho da Constituição Federal, julgue os itens subseqüentes.
Assegurar direito de resposta proporcional ao agravo àqueles atingidos pela mídia termina por estimular, na prática, o exercício da autocensura por parte dos veículos de comunicação.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
Definida funcionalmente como a opinião ou o conjunto de opiniões de um público, a opinião pública tem sua origem histórica na secularização do Estado moderno.
Fez parte da vida cultural brasileira dos anos 60 e 70, participou da fundação da ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial) e criou, entre outras, as marcas Fundação Bienal de São Paulo, Petrobrás, IV Centenário do Rio de Janeiro e Copersucar.
Trata-se do designer gráfico
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
De acordo com Nilson Lage (Teoria e técnica do texto jornalístico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005), a diferença entre notícia e reportagem começa pela pauta, ou seja, o planejamento de matérias para um veículo ou de dada matéria em particular. Pautas de notícia podem ser elaboradas a partir, entre outros itens, de indicação de suítes. Nesse sentido, o que são suítes?
Sugestões de coberturas sazonais.
Eventos inesperados que chegam à redação por denúncias, pela apuração de rotina pelo telefone ou pela Internet.
Continuações ou desdobramentos de eventos da véspera ou anteriormente divulgados.
Fatos de interesse público, descobertos a partir de observações do repórter ou de alguma testemunha/informante.
Repetição local de notícias produzidas em outras cidades ou países.
Peça eletrônica de campanha publicitária que se utiliza da música como veículo de comunicação destinada ao consumidor final. Trata-se de
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considere o seguinte trecho de dispositivo constitucional.
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 1.º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5.º, IV, V, X, XIII e XIV.
§ 2.º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. (...)
Com base nesse trecho da Constituição Federal, julgue os itens subseqüentes.
Se no art. 5.º, X, está estabelecido que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, então a privacidade das figuras públicas e celebridades está constitucionalmente protegida, ao menos em princípio, do assédio da imprensa.
Conjunto de operações utilizadas para dispor títulos, textos, gráficos, fotos, mapas e ilustrações na página de uma publicação ou em qualquer impresso, de forma equilibrada, funcional e atraente, buscando estabelecer um sentido de leitura que atenda a determinada hierarquia de assuntos. A definição mencionada refere-se
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Jornalistas e teóricos do jornalismo, segundo Álvaro Caldas (Deu no jornal: o jornalismo impresso na era da Internet. Rio de Janeiro: Editora PUC. São Paulo: Loyola, 2002) e Daniel Piza (Jornalismo cultural. São Paulo: Contexto, 2005), classificam as reportagens em diversos tipos. Sobre o tema, considere as afirmativas abaixo:
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
O resumo exerce o papel de reunir as informações que vão nortear e selecionar o caminho do conteúdo da mensagem da campanha publicitária. Muitas vezes, o diretor de arte auxilia em sua delimitação. Trata-se de
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