Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere o seguinte trecho de dispositivo constitucional.

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1.º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5.º, IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2.º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. (...)

Com base nesse trecho da Constituição Federal, julgue os itens subseqüentes.

Resguardar o sigilo da fonte quando necessário ao exercício profissional contradiz, em princípio, o disposto relativamente à vedação do anonimato a quem manifesta o pensamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Arte e processo de criação e/ou utilização de símbolos relacionados aos caracteres ortográficos (letras) e paraortográficos (algarismos, sinais de pontuação etc.) para fins de reprodução, independentemente do modo como foram criados (à mão livre ou por meios mecânicos) ou reproduzidos (impressos em papel ou gravados em um documento digital). Trata-se de

  • A. capitular.
  • B. diagramação.
  • C. grafismo.
  • D. sampling.
  • E. tipografia.

O fundamental em um release é:

  • A. a forma adequada ao receptor.
  • B. a qualidade do texto enviado.
  • C. o ineditismo do fato.
  • D. a exclusividade do conteúdo.
  • E. a veracidade de informação.

Aquele que organiza tudo e discute com o atendimento, com a criação, com a mídia e com o cliente, bem como define a estratégia e o caminho da comunicação, o que fazer e quanto investir é o profissional da área de

  • A. planejamento.
  • B. tráfego.
  • C. diretor de arte.
  • D. contato.
  • E. produção gráfica.

Considere o seguinte trecho de dispositivo constitucional.

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1.º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5.º, IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2.º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. (...)

Com base nesse trecho da Constituição Federal, julgue os itens subseqüentes.

Tanto na Constituição Federal quanto na Lei de Imprensa a liberdade de manifestação do pensamento e da informação encontra o seu limite no limite do próprio direito.

  • C. Certo
  • E. Errado

A informação é matéria-prima que se renova a cada instante e que gera novas informações na mesma velocidade em que é recebida. Como profissionais que trabalham ao lado do poder decisório, é desafio dos (as) secretários (as) saber gerenciar com competência e conhecimento o fluxo de informações de sua área de trabalho. Assim, podemos afirmar que GED significa:

  • A.

    gerenciamento estatístico de dados.

  • B.

    gerenciamento específico de dados.

  • C.

    gerência eletrônica de diagnósticos.

  • D.

    gerenciamento eletrônico de documentos.

A dimensão, em altura, dos tipos de uma fonte tipográfica, geralmente medido em pontos, é

  • A. a capitular.
  • B. a entrelinha.
  • C. a entreletra.
  • D. o espaço.
  • E. o corpo.

As ligações com outros endereços da Internet, por meio do site da agência publicitária, que são interessantes para os clientes são possibilitadas por meio dos

  • A. flights.
  • B. provedores de acesso.
  • C. browsers.
  • D. domínios.
  • E. links.

Para o secretário (a), o conceito de Endomarketing pode ser entendido como:

  • A.

    ações empresariais que buscam satisfazer o cliente interno.

  • B.

    estratégias de satisfação do cliente externo.

  • C.

    plano satisfatório de carreira dos colaboradores internos.

  • D.

    ações voltadas para a responsabilidade social da empresa.

A letra que reproduzimos acima é uma das mais utilizadas em publicidade. A família Garamond foi criada em 1530 por Claude Garamond, um grande tipógrafo. Sobre ela, é correto afirmar que

  • A. é uma família tipográfica que não possui economia na redação de títulos ou textos publicitários.
  • B. sua legibilidade é sofrível a curta distância e não possui serifa.
  • C. caracteriza-se pela presença de serifa e possui excelente legibilidade.
  • D. não possui serifas, a legibilidade é baixa a longa distância.
  • E. possui geometria simples, pouco contraste entre as hastes e baixa legibilidade a curta distância.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...