Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Como conceituar, de forma mais completa, a comunicação de massa?

  • A.

    É a comunicação direcionada a um público caracterizado pela sua diversidade cultural, étnica, religiosa, social e econômica. A comunicação se processa através de meios técnicos organizados, como os mais conhecidos hoje: internet, jornal, televisão, rádio. A identidade desses meios é o que estabelece a diferença entre a comunicação de massa da comunicação que não é dirigida à massa.

  • B.

    Comunicação de massa é a simbiose entre os meios de comunicação e a sociedade, numa convivência refletida na produção de informações sucessivas sobre os acontecimentos que geralmente só interessam a grupos.

  • C.

    É o povo ávido por informações, ouvindo e lendo diariamente as notícias que marcam o diaa- dia da sociedade.

  • D.

    É a relação que estabelece um jornal, TV e rádio com a massa, dirigindo-lhe a todo instante notícias sobre sua região, o país e o mundo, com o objetivo de veicular anúncios para a sua sobrevivência.

A peça visual gráfica que trabalha o equilíbrio entre imagem e mensagem (texto), com a finalidade de despertar a vontade, o interesse e atrair a atenção do consumidor, focando primeiramente na imagem e, logo em seguida, na mensagem, é

  • A. o anúncio de revista.
  • B. o folheto.
  • C. o cartaz.
  • D. o logotipo.
  • E. a faixa de gôndola.

As cores do Sistema CMYK para impressão de policromias são:

  • A. ciano, magenta, amarelo e preto.
  • B. laranja, vermelho, violeta e amarelo.
  • C. ciano, verde, violeta e preto.
  • D. preto, vermelho, amarelo e verde.
  • E. amarelo, verde, laranja e branco.

É dividido em 32 folhas, 4 folhas na vertical e 8 folhas na horizontal. A arte é feita na proporção 16x48 centímetros. A tinta de impressão é resistente a variações do clima. A peça publicitária referida é

  • A. o banner.
  • B. o cartaz de pdv.
  • C. o anúncio de jornal.
  • D. o outdoor.
  • E. a faixa de gôndola.

O modelo, concebido por Jerome McCarthy, que agrupa elementos fundamentais para a atividade de marketing é conhecido como:

  • A.

    Quatro Pês: produto, ponto, preço e promoção;

  • B.

    Quatro Cês: cliente, custo, cadência e comunicação;

  • C.

    Quatro Ás: análise, ambiente, ativação e avaliação;

  • D.

    Três Pês: público, publicidade e padronização;

  • E.

    Três Cês: conteúdo, conveniência e customização.

A expressão caixa alta indica o emprego de letras maiúsculas; caixa alta e baixa, de maiúsculas, na primeira letra das palavras, segundo as regras da língua, e minúsculas nas demais. Este é o tipo de conhecimento inerente à

  • A. conceito criativo.
  • B. rafe.
  • C. tipografia.
  • D. mancha.
  • E. título.

A comunicação organizacional assim se justifica:

  • A.

    em uma organização, todo procedimento regular de comunicação obedecerá ao princípio de que comunicar é fazer uso de todos os recursos disponíveis;

  • B.

    por meio de um competente planejamento de ações comunicacionais, uma organização mobiliza seu públicoalvo de modo informal, mas de maneira eficiente;

  • C.

    as organizações se viabilizam graças ao sistema de comunicação nelas existente, que lhes permite contínua realimentação e lhes assegura sobrevivência;

  • D.

    o sistema comunicacional constitui peça-chave de uma planificação administrativa voltada para a satisfação de públicos preferenciais, dentro e fora da organização;

  • E.

    as organizações carecem sempre da pronta renovação de suprimentos reservados de energia, devendo-se empenhar em realizar incessantes trocas com o ambiente externo.

As pesquisas revelam que cerca de 85% das decisões de compra são tomadas nesse ambiente e que o poder de compra do brasileiro é superior ao dos norte-americanos, franceses e ingleses. Trata-se do ambiente:

  • A. ponto de venda.
  • B. agência.
  • C. televisão.
  • D. mídia.
  • E. jornal.

Nas sociedades modernas, o Marketing constitui-se num importante capítulo no gerenciamento das atividades humanas. Com a evolução nas relações de troca entre os indivíduos e todo um processo de desenvolvimento dos mecanismos e sistemas comerciais, chegamos ao que hoje se denomina "sociedade afluente" (Kunsch, 2001).

A autora se refere ao termo sublinhado como sendo:

  • A.

    Uma sociedade com uma parcela importante de sua população detendo um poder de consumo relevante, um poder aquisitivo maior que o necessário para a sua sobrevivência.

  • B.

    Sociedade comunista influente.

  • C.

    Sociedade que se reúne para traçar estratégias de expansão de interesses.

  • D.

    Sociedade de empresas de pequeno porte, porém, em expansão.

  • E.

    Sociedade que reúne estagiários de Relações Públicas, geralmente sem nenhum tipo de orientação, que organizam eventos.

Resumo gráfico que consiste na utilização da primeira letra do texto em tamanho maior do que as demais e, geralmente, é usada em textos longos e de caráter literário. Trata-se de

  • A. iluminura.
  • B. capitular.
  • C. cartucho.
  • D. ponto.
  • E. fonte.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...