Questões de Comunicação Social

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A função de ombudsman criada pela instituição é um canal de comunicação permanente com os seus públicos. Com relação ao papel e à função do ombudsman e da ouvidoria, assinale a opção correta.

  • A.

    A ouvidoria, para ter seu trabalho otimizado, deve dedicar-se ao público externo da instituição, uma vez que o público interno tem seus próprios meios de comunicação e dispensa o trabalho do ombudsman.

  • B.

    O ombudsman deve ouvir e detectar a origem de possíveis problemas que existam na organização.

  • C.

    A instalação de uma ouvidoria é uma ótima alternativa para as instituições que não desejam explorar o caminho da participação e interação com os públicos de forma geral, pois a ouvidoria assume para si essa função.

  • D.

    Já é prerrogativa do ombudsman o papel de guardião dos interesses externos dentro da organização; por isso, ele precisa manter estreita subordinação e dependência das decisões da alta administração da organização.

Com relação a alguns recursos de edição do texto jornalístico, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

  • B.

    Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

As publicações jornalísticas empresariais não devem conter a seção expediente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A linguagem jornalística exige determinadas regras de redação para que um veículo apresente um texto noticioso uniformizado e homogêneo, o que se evidencia até mesmo em pequenos detalhes. As siglas, por exemplo, embora devam ter uso restrito e ter seu significado escrito por extenso logo a pós a primeira menção, devem ser grafadas em conformidade com as normas adotadas pelos jornais impressos. Assinale a alternativa na qual todas as siglas estão grafadas de acordo com esse entendimento.

  • A.

    UFPr, CIA, ONU

  • B.

    EMATER, BB, USP

  • C.

    S.B.P.C., Unesco, Petrobrás

  • D.

    O.N.U., CNPq, DNER

  • E.

    UFRJ, Unicamp, FMI

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

Um release-cobertura pode ser feito antes ou depois da ocorrência do fato que ele aborda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as teorias contemporâneas da comunicação estão alinhados os Estudos Culturais. Seus conceitos-chave são:

  • A.

    indústria cultural, análise de conteúdo, imaginário social e cultura operária;

  • B.

    mito, cultura de elite, relações comunitárias e novas sociabilidades;

  • C.

    polifonia, multiculturalismo, recepção mediada e ação cultural;

  • D.

    ideologia, hegemonia, cultura popular e identidade cultural;

  • E.

    novas subjetividades, desterritorialização, política da cultura e mediação cultural.

Segundo o Manual de Redação e Estilo do jornal O Estado de S. Paulo (adotado em muitas redações e assessorias de imprensa que não possuem manual próprio ou possuem um manual mais modesto), como regra geral (ignorando as exceções), os números devem ser redigidos da seguinte forma:

  • A. Cardinais: de um a vinte, por extenso; a partir de 21, inclusive, em algarismos (Ex.: um, quinze, vinte, 21 , 40 , 70). Ordinais: sempre por extenso (Ex.: primeiro, décimo quinto, vigésimo, vigésimo primeiro, quadragésimo, septuagésimo)
  • B. Cardinais: de um a cem, por extenso; a partir de 101, inclusive, em algarismos (Ex.: um, quarenta e cinco, cem, 101 , 235 , 700). Ordinais: sempre por extenso (Ex.: primeiro, quadragésimo quinto, centésimo, centésimo primeiro, ducentésimo trigésimo quinto, setingentésimo).
  • C. Cardinais: de um a dez, por extenso; a partir de 11, inclusive, em algarismos (Ex.: um, dois, dez, 11, 35, 70). Ordinais: sempre em algarismos (Ex.: 1º, 2º, 10º, 11º, 35º, 70º).
  • D. Cardinais: de um a dez, por extenso; a partir de 11, inclusive, em algarismos (Ex.: um, dois, dez, 11, 35, 70). Ordinais: da mesma forma (Ex.: primeiro, segundo, décimo, 11º, 35º, 70º).
  • E. Cardinais: de um a dez, por extenso; a partir de 11, inclusive, em algarismos (Ex.: primeiro, segundo, décimo, 11º, 35º, 70º). Ordinais: da mesma forma (Ex.: um, dois, dez, 11, 35, 70).

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

Os editoriais expressam sempre a opinião do chefe de redação, devem sempre ser assinados e são geralmente publicados na contracapa do primeiro caderno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Partindo do conceito de percepção seletiva e retomando o de acumulação (provocada pelos meios de comunicação), Elisabeth Noelle-Neumann pôs em destaque a onipresença da mídia como eficiente formadora de opinião, no que tange a fatos da realidade. Interessada em conhecer as condições requeridas para um estudo empírico da opinião pública, esta teórica alemã da comunicação propôs uma hipótese, à qual denominou de:

  • A.

    inobservância pluralizada;

  • B.

    sociobiologia midial;

  • C.

    espiral do silêncio;

  • D.

    agenda setting;

  • E.

    comunicação em duplo estágio.

Considerando as fases de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas, julgue os itens a seguir.

No estudo para a implementação de políticas públicas, o enfoque top down é dos menos eficazes porque parte do princípio de que todas as políticas se implantam com sucesso e que o erro é sempre de formulação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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