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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A função de ombudsman criada pela instituição é um canal de comunicação permanente com os seus públicos. Com relação ao papel e à função do ombudsman e da ouvidoria, assinale a opção correta.
A ouvidoria, para ter seu trabalho otimizado, deve dedicar-se ao público externo da instituição, uma vez que o público interno tem seus próprios meios de comunicação e dispensa o trabalho do ombudsman.
O ombudsman deve ouvir e detectar a origem de possíveis problemas que existam na organização.
A instalação de uma ouvidoria é uma ótima alternativa para as instituições que não desejam explorar o caminho da participação e interação com os públicos de forma geral, pois a ouvidoria assume para si essa função.
Já é prerrogativa do ombudsman o papel de guardião dos interesses externos dentro da organização; por isso, ele precisa manter estreita subordinação e dependência das decisões da alta administração da organização.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Com relação a alguns recursos de edição do texto jornalístico, considere as seguintes afirmativas:
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
As publicações jornalísticas empresariais não devem conter a seção expediente.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
A linguagem jornalística exige determinadas regras de redação para que um veículo apresente um texto noticioso uniformizado e homogêneo, o que se evidencia até mesmo em pequenos detalhes. As siglas, por exemplo, embora devam ter uso restrito e ter seu significado escrito por extenso logo a pós a primeira menção, devem ser grafadas em conformidade com as normas adotadas pelos jornais impressos. Assinale a alternativa na qual todas as siglas estão grafadas de acordo com esse entendimento.
UFPr, CIA, ONU
EMATER, BB, USP
S.B.P.C., Unesco, Petrobrás
O.N.U., CNPq, DNER
UFRJ, Unicamp, FMI
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.
Um release-cobertura pode ser feito antes ou depois da ocorrência do fato que ele aborda.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Entre as teorias contemporâneas da comunicação estão alinhados os Estudos Culturais. Seus conceitos-chave são:
indústria cultural, análise de conteúdo, imaginário social e cultura operária;
mito, cultura de elite, relações comunitárias e novas sociabilidades;
polifonia, multiculturalismo, recepção mediada e ação cultural;
ideologia, hegemonia, cultura popular e identidade cultural;
novas subjetividades, desterritorialização, política da cultura e mediação cultural.
Segundo o Manual de Redação e Estilo do jornal O Estado de S. Paulo (adotado em muitas redações e assessorias de imprensa que não possuem manual próprio ou possuem um manual mais modesto), como regra geral (ignorando as exceções), os números devem ser redigidos da seguinte forma:
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.
Os editoriais expressam sempre a opinião do chefe de redação, devem sempre ser assinados e são geralmente publicados na contracapa do primeiro caderno.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Partindo do conceito de percepção seletiva e retomando o de acumulação (provocada pelos meios de comunicação), Elisabeth Noelle-Neumann pôs em destaque a onipresença da mídia como eficiente formadora de opinião, no que tange a fatos da realidade. Interessada em conhecer as condições requeridas para um estudo empírico da opinião pública, esta teórica alemã da comunicação propôs uma hipótese, à qual denominou de:
inobservância pluralizada;
sociobiologia midial;
espiral do silêncio;
agenda setting;
comunicação em duplo estágio.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as fases de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas, julgue os itens a seguir.
No estudo para a implementação de políticas públicas, o enfoque top down é dos menos eficazes porque parte do princípio de que todas as políticas se implantam com sucesso e que o erro é sempre de formulação.
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