Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as fases de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas, julgue os itens a seguir.
Somente para fins analíticos é que se estabelecem distinções entre o processo de formulação e as demais fases das políticas públicas: a implementação e a avaliação.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da realidade das políticas públicas no Brasil e de sua gestão, julgue os próximos itens.
No Brasil, seguidas mudanças nos altos escalões dos cargos públicos freqüentemente levam programas e políticas públicas a serem redimensionados, reorientados ou suspensos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Sobre o processo que começou a ser chamado de releasemania e sobre o papel do assessor de imprensa, considere as seguintes afirmativas:
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
O surgimento da CONAB representou um passo importante na racionalização da estrutura do Governo Federal, porque a Companhia Nacional de Abastecimento:
possui uma estrutura pouco convencional, contando com Diretoria de Administração, Diretoria Fiscal e três Conselhos Colegiados Financeiro, Logístico e de Gestão de Estoques;
originou-se da fusão de três empresas públicas que atuavam em áreas distintas e complementares abastecimento, fomento à produção agrícola e armazenagem;
assumiu a coordenação e a gerência do Programa Fome Zero, desenvolvendo ações de combate à fome em todo o território nacional, por meio de suas 22 superintendências regionais;
substituiu a antiga Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), passando a atuar em parceria e a repartir esforços com a Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem);
ampliou o Programa de Apoio à Agricultura Familiar, promovendo leilões eletrônicos para viabilizar compra direta ou antecipada, bem como contratos de garantia de compra.
As fotografias estão definitivamente integradas ao processo de produção de jornais e revistas, gerando até mesmo uma especialização profissional nas redações: o repórter-fotográfico. Esse crescente uso da fotografia se deve:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Considere as seguintes funções:
1 e 4 apenas.
2 e 3 apenas.
1 e 2 apenas.
3 apenas.
3 e 4 apenas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
O poder da imprensa não é dizer às pessoas o que pensar, mas sobre o que pensar. Assinale a alternativa correta.
Esta Teoria Hipodérmica refere o poder que a mídia tem de entrar na cabeça das pessoas e mobilizar crenças, construir mitos e modificar atitudes.
Esta Teoria do Newsmaking leva em conta o papel ativo que a audiência tem no processamento e recepção da informação disseminada pela imprensa.
Esta Teoria da Agenda não acredita no poder persuasivo da imprensa pois realça como relevante seu papel de provedor de pistas à conversação pública.
Esta Teoria do Espelho diz que de fato o papel da imprensa é retratar o mundo como ele é.
Esta Teor ia do Enquadramento diz que as diferenças de cobertura entre os veículos são conseqüência das escolhas de pauta e de narrativa dos veículos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
O termo Comunicação Organizacional popularizou-se no Brasil a partir da década de 1980. Segundo Margarida Kunsch (Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus. 1997) e Gaudêncio Torquato (Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002), suas origens situam-se na prática do Jornalismo Empresarial, da Comunicação Empresarial, Institucional, Corporativa e das Relações Públicas. Nesse contexto, é correto afirmar:
Não há diferença entre Comunicação Organizacional e as atividades que a precederam.
A Comunicação Organizacional é a soma de todas as atividades que a precederam.
Ao contrário das outras atividades, a Comunicação Organizacional implica compreensões mais amplas sobre comunicação e organizações.
Enquanto a Comunicação Organizacional se aplica a qualquer organização, suas predecessoras restringem-se a ambientes empresariais.
Comunicação Organizacional, Jornalismo Empresarial, Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional, Comunicação Corporativa e Relações Públicas são atividades distintas e independentes umas das outras.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Propaganda e publicidade
são atividades afins pois ambas têm como objetivo a persuasão, muito embora historicamente a propaganda tenha surgido mui to antes da publicidade que é um fenômeno moderno e que se desenvolveu a partir da ascensão do capitalismo, um sistema muito mais interessado em produzir nas massas o desejo de ter e muito menos a ambição de ser.
são distintos pois a Propaganda enfatiza a informação objetiva e a Publicidade o desejo de consumo.
são sinônimos pois nasceram ambas ao mesmo tempo, têm as mesmas propriedades e objetivos
no Brasil nunca houve distinção entre ambas pois as duas atividades nasceram ao mesmo tempo, a partir dos anos 20, momento em que a vida política moderna se intensi f icou exigindo técnicas modernas de persuasão e que a industrialização do país exigiu igualmente técnicas modernas de publicidade.
são práticas levadas a cabo por agências de propaganda, exclusivamente.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A partir do exame da legislação que regulamenta a atividade do jornalista e dos meios de comunicação, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com a Lei de Imprensa, equiparam-se às empresas jornalísticas, para fins de responsabilidade civil e penal, aquelas que explorarem serviços de radiodifusão e televisão, de agenciamento de notícias e as empresas cinematográficas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...