Questões de Comunicação Social

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Considerando as fases de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas, julgue os itens a seguir.

Somente para fins analíticos é que se estabelecem distinções entre o processo de formulação e as demais fases das políticas públicas: a implementação e a avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da realidade das políticas públicas no Brasil e de sua gestão, julgue os próximos itens.

No Brasil, seguidas mudanças nos altos escalões dos cargos públicos freqüentemente levam programas e políticas públicas a serem redimensionados, reorientados ou suspensos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o processo que começou a ser chamado de releasemania e sobre o papel do assessor de imprensa, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

O surgimento da CONAB representou um passo importante na racionalização da estrutura do Governo Federal, porque a Companhia Nacional de Abastecimento:

  • A.

    possui uma estrutura pouco convencional, contando com Diretoria de Administração, Diretoria Fiscal e três Conselhos Colegiados – Financeiro, Logístico e de Gestão de Estoques;

  • B.

    originou-se da fusão de três empresas públicas que atuavam em áreas distintas e complementares – abastecimento, fomento à produção agrícola e armazenagem;

  • C.

    assumiu a coordenação e a gerência do Programa Fome Zero, desenvolvendo ações de combate à fome em todo o território nacional, por meio de suas 22 superintendências regionais;

  • D.

    substituiu a antiga Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), passando a atuar em parceria e a repartir esforços com a Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem);

  • E.

    ampliou o Programa de Apoio à Agricultura Familiar, promovendo leilões eletrônicos para viabilizar compra direta ou antecipada, bem como contratos de garantia de compra.

As fotografias estão definitivamente integradas ao processo de produção de jornais e revistas, gerando até mesmo uma especialização profissional nas redações: o repórter-fotográfico. Esse crescente uso da fotografia se deve:

  • A. ao seu valor estético e ao fato de a fotografia ser considerada, na teoria da imagem, como uma informação absolutamente objetiva e neutra sobre o fato que retrata.
  • B. meramente ao seu valor estético, pois as informações, no jornalismo, são dadas exclusivamente pelo texto.
  • C. ao ato de dividir o texto jornalístico factual e contextual.
  • D. ao seu alto valor estético e informativo, embora não seja considerada, na teoria da imagem, como uma informação absolutamente objetiva e neutra, como se fosse a própria transposição da realidade para as páginas impressas.
  • E. ao processo de fortalecimento da indústria cultural, que procura atrair a atenção dos leitores para os produtos vendidos nos anúncios dos jornais em detrimento das informações necessárias à condição de vida em sociedade.

Considere as seguintes funções:

  • A.

    1 e 4 apenas.

  • B.

    2 e 3 apenas.

  • C.

    1 e 2 apenas.

  • D.

    3 apenas.

  • E.

    3 e 4 apenas.

O poder da imprensa não é dizer às pessoas o que pensar, mas sobre o que pensar. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Esta Teoria Hipodérmica refere o poder que a mídia tem de entrar na cabeça das pessoas e mobilizar crenças, construir mitos e modificar atitudes.

  • B.

    Esta Teoria do Newsmaking leva em conta o papel ativo que a audiência tem no processamento e recepção da informação disseminada pela imprensa.

  • C.

    Esta Teoria da Agenda não acredita no poder persuasivo da imprensa pois realça como relevante seu papel de provedor de pistas à conversação pública.

  • D.

    Esta Teoria do Espelho diz que de fato o papel da imprensa é retratar o mundo como ele é.

  • E.

    Esta Teor ia do Enquadramento diz que as diferenças de cobertura entre os veículos são conseqüência das escolhas de pauta e de narrativa dos veículos.

O termo Comunicação Organizacional popularizou-se no Brasil a partir da década de 1980. Segundo Margarida Kunsch (Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus. 1997) e Gaudêncio Torquato (Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002), suas origens situam-se na prática do Jornalismo Empresarial, da Comunicação Empresarial, Institucional, Corporativa e das Relações Públicas. Nesse contexto, é correto afirmar:

  • A.

    Não há diferença entre Comunicação Organizacional e as atividades que a precederam.

  • B.

    A Comunicação Organizacional é a soma de todas as atividades que a precederam.

  • C.

    Ao contrário das outras atividades, a Comunicação Organizacional implica compreensões mais amplas sobre comunicação e organizações.

  • D.

    Enquanto a Comunicação Organizacional se aplica a qualquer organização, suas predecessoras restringem-se a ambientes empresariais.

  • E.

    Comunicação Organizacional, Jornalismo Empresarial, Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional, Comunicação Corporativa e Relações Públicas são atividades distintas e independentes umas das outras.

Propaganda e publicidade

  • A.

    são atividades afins pois ambas têm como objetivo a persuasão, muito embora historicamente a propaganda tenha surgido mui to antes da publicidade que é um fenômeno moderno e que se desenvolveu a partir da ascensão do capitalismo, um sistema muito mais interessado em produzir nas massas o desejo de ter e muito menos a ambição de ser.

  • B.

    são distintos pois a Propaganda enfatiza a informação objetiva e a Publicidade o desejo de consumo.

  • C.

    são sinônimos pois nasceram ambas ao mesmo tempo, têm as mesmas propriedades e objetivos

  • D.

    no Brasil nunca houve distinção entre ambas pois as duas atividades nasceram ao mesmo tempo, a partir dos anos 20, momento em que a vida política moderna se intensi f icou exigindo técnicas modernas de persuasão e que a industrialização do país exigiu igualmente técnicas modernas de publicidade.

  • E.

    são práticas levadas a cabo por agências de propaganda, exclusivamente.

A partir do exame da legislação que regulamenta a atividade do jornalista e dos meios de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com a Lei de Imprensa, equiparam-se às empresas jornalísticas, para fins de responsabilidade civil e penal, aquelas que explorarem serviços de radiodifusão e televisão, de agenciamento de notícias e as empresas cinematográficas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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