Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) favorecem um mundo que se comunica mais depressa e melhor, com acesso a um número sempre mais considerável de conhecimento. Por essa razão, essas tecnologias jamais poderão ser acusadas de contribuir para prolongar, reproduzir ou ampliar as desigualdades sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos jornais, os preços dos espaços publicitários são baseados na circulação do veículo. De acordo com Armando Sant’Anna (Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, p. 217), “para se ter uma noção clara dos preços e poder-se comparar o custo do anúncio em veículos de preços e circulações diferentes, deve-se reduzir o preço (de página ou centímetro) de cada um ao custo por mil leitores (million-rate)”.

  • A.

    o custo por mil leitores no jornal A é maior do que no jornal B;

  • B.

    o custo por mil leitores no jornal B é maior do que no jornal A;

  • C.

    o custo por mil leitores no jornal B é a metade do verificado em A;

  • D.

    o custo por mil leitores no jornal A é a metade do verificado em B;

  • E.

    ambos têm preços diferentes, mas custo por mil leitores idêntico.

De acordo com o Decreto n.º 83.284/1979, que regulamenta a profissão de jornalista, a prestação de serviços profissionais gratuitos, ou com pagamentos simbólicos, sob pretexto de estágio, bolsa de complementação, convênio ou qualquer outra modalidade, constitui fraude.

Na época do lançamento do Jornal Nacional, a televisão brasileira já dispunha de videoteipe (VT), mas essa tecnologia era utilizada apenas nos programas de dramaturgia e entretenimento. Na produção de reportagens, usava-se o filme em 16 mm, porque ainda não existia o videoteipe portátil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os efeitos do fortalecimento dos discursos especialistas, trazidos pela crescente profissionalização das atividades de comunicação, cuja função explícita é legitimar estratégias e modelos de organizações empresariais e institucionais, são cada vez mais perceptíveis. A chamada sociedade da informação é também a da produção de estados mentais e estes fatores devem ser a base para se pensar em liberdade e democracia na comunicação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Para que a Internet seja utilizada como um canal de comunicação dentro de padrões éticos e com responsabilidade social, é necessário por parte do usuário um trabalho de seleção, de compreensão e de discernimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

O GPR (Gross Rating Points) “é uma técnica da mídia que permite medir com segurança qual o total do públicoalvo que estamos atingindo e com que freqüência isto se verifica”.

(SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, p. 221).

Considerando-se um anúncio que obteve 40% de audiência na primeira inserção, 50% na segunda e 30% na terceira, a contagem de GRPs é igual a:

  • A.

    38;

  • B.

    40

  • C.

    60

  • D.

    120

  • E.

    230

Na programação visual de materiais gráficos institucionais, é preciso levar em consideração que a vista do leitor foi educada para, numa folha escrita ou impressa, seguir uma diagonal.

A primeira região que nosso hábito de leitura nos compele a olhar numa página é a chamada área ótica primária, que corresponde:

  • A.

    à circunferência central;

  • B.

    ao ângulo superior direito;

  • C.

    ao canto superior esquerdo;

  • D.

    ao vértice inferior direito;

  • E.

    à extremidade inferior esquerda.

Uma das características do folder a ser observada no processo de edição é o fato de que este tipo de publicação:

  • A.

    exige acabamento com técnica de brochura;

  • B.

    é constituído por uma só folha impressa;

  • C.

    requer confecção em plástico ou tecido;

  • D.

    tem periodicidade regular e constante;

  • E.

    impõe a adoção do formato oblongo.

Um planejamento estratégico de comunicação, voltado para uma comunidade, deve contemplar a seguinte finalidade:

  • A.

    facilitar atividades de empreendedorismo, orientando a comunidade quanto a formas de pronto acesso a serviços ou benefícios, a serem auferidos por meio de táticas de cobrança relativas ao seu incremento;

  • B.

    ressalvar a adoção de um tratamento específico às particularidades da comunidade em questão, suscitando sentimentos de esclarecida compreensão e verdadeira empatia para com as metas de um projeto em curso;

  • C.

    empreender, junto à comunidade interessada, pesquisas de esclarecimento quanto aos objetivos pretendidos com a realização de um projeto, a fim de que o público-alvo os entenda e assimile;

  • D.

    postergar a implementação de condições de contato comunicativo necessárias à democratização efetiva de benefícios, sempre que, para sua realização, um projeto supuser a adesão da comunidade;

  • E.

    estabelecer um relacionamento profícuo entre empreendedor e comunidade, em abono da consistência de projetos de interesse comum, tendo o diálogo por meio e o entendimento por fim.

Qual o papel que exerce o Relações Públicas?

  • A.

    O Relações Públicas complementa as atividades do jornalista e do publicitário, interagindo com a direção da organização, promovendo a imagem dos seus dirigentes de forma a elevar o conceito empresarial.

  • B.

    O Relações Públicas desempenha o seu papel na gestão do relacionamento entre a organização e seus diversos públicos, através de planejamento, acompanhamento e avaliação dos planos de comunicação, visando à promoção da imagem institucional da empresa.

  • C.

    O Relações Públicas responde por uma importante assessoria que estabelece a relação entre a direção de uma organização e seus colaboradores.

  • D.

    O Relações Públicas é a ponte entre a organização e seus clientes.

Pode-se afirmar que, cada vez mais, os executivos começam a perceber a comunicação como uma estratégia capaz de agregar valor à organização. Nesta perspectiva, ganha ênfase a noção de grupos estratégicos, definidos como sendo aqueles que:

  • A.

    correspondem às parcelas do mercado, identificadas por meio de pesquisa e visadas em uma ação;

  • B.

    reúnem lideranças de diferentes comunidades, aptas a determinar padrões de comportamento;

  • C.

    empregam métodos considerados táticos, com a finalidade de mobilizar a opinião pública;

  • D.

    têm ascendência sobre os públicos interno ou externo e habilidade para forçar mudanças de atitude;

  • E.

    são diretamente afetados pelas práticas organizacionais ou sobre elas exercem alguma influência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...