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Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) favorecem um mundo que se comunica mais depressa e melhor, com acesso a um número sempre mais considerável de conhecimento. Por essa razão, essas tecnologias jamais poderão ser acusadas de contribuir para prolongar, reproduzir ou ampliar as desigualdades sociais.
Nos jornais, os preços dos espaços publicitários são baseados na circulação do veículo. De acordo com Armando SantAnna (Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, p. 217), para se ter uma noção clara dos preços e poder-se comparar o custo do anúncio em veículos de preços e circulações diferentes, deve-se reduzir o preço (de página ou centímetro) de cada um ao custo por mil leitores (million-rate).
o custo por mil leitores no jornal A é maior do que no jornal B;
o custo por mil leitores no jornal B é maior do que no jornal A;
o custo por mil leitores no jornal B é a metade do verificado em A;
o custo por mil leitores no jornal A é a metade do verificado em B;
ambos têm preços diferentes, mas custo por mil leitores idêntico.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com o Decreto n.º 83.284/1979, que regulamenta a profissão de jornalista, a prestação de serviços profissionais gratuitos, ou com pagamentos simbólicos, sob pretexto de estágio, bolsa de complementação, convênio ou qualquer outra modalidade, constitui fraude.
Na época do lançamento do Jornal Nacional, a televisão brasileira já dispunha de videoteipe (VT), mas essa tecnologia era utilizada apenas nos programas de dramaturgia e entretenimento. Na produção de reportagens, usava-se o filme em 16 mm, porque ainda não existia o videoteipe portátil.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os efeitos do fortalecimento dos discursos especialistas, trazidos pela crescente profissionalização das atividades de comunicação, cuja função explícita é legitimar estratégias e modelos de organizações empresariais e institucionais, são cada vez mais perceptíveis. A chamada sociedade da informação é também a da produção de estados mentais e estes fatores devem ser a base para se pensar em liberdade e democracia na comunicação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Para que a Internet seja utilizada como um canal de comunicação dentro de padrões éticos e com responsabilidade social, é necessário por parte do usuário um trabalho de seleção, de compreensão e de discernimento.
O GPR (Gross Rating Points) é uma técnica da mídia que permite medir com segurança qual o total do públicoalvo que estamos atingindo e com que freqüência isto se verifica.
(SANTANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, p. 221).
Considerando-se um anúncio que obteve 40% de audiência na primeira inserção, 50% na segunda e 30% na terceira, a contagem de GRPs é igual a:
38;
40
60
120
230
Na programação visual de materiais gráficos institucionais, é preciso levar em consideração que a vista do leitor foi educada para, numa folha escrita ou impressa, seguir uma diagonal.
A primeira região que nosso hábito de leitura nos compele a olhar numa página é a chamada área ótica primária, que corresponde:
à circunferência central;
ao ângulo superior direito;
ao canto superior esquerdo;
ao vértice inferior direito;
à extremidade inferior esquerda.
Uma das características do folder a ser observada no processo de edição é o fato de que este tipo de publicação:
exige acabamento com técnica de brochura;
é constituído por uma só folha impressa;
requer confecção em plástico ou tecido;
tem periodicidade regular e constante;
impõe a adoção do formato oblongo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Um planejamento estratégico de comunicação, voltado para uma comunidade, deve contemplar a seguinte finalidade:
facilitar atividades de empreendedorismo, orientando a comunidade quanto a formas de pronto acesso a serviços ou benefícios, a serem auferidos por meio de táticas de cobrança relativas ao seu incremento;
ressalvar a adoção de um tratamento específico às particularidades da comunidade em questão, suscitando sentimentos de esclarecida compreensão e verdadeira empatia para com as metas de um projeto em curso;
empreender, junto à comunidade interessada, pesquisas de esclarecimento quanto aos objetivos pretendidos com a realização de um projeto, a fim de que o público-alvo os entenda e assimile;
postergar a implementação de condições de contato comunicativo necessárias à democratização efetiva de benefícios, sempre que, para sua realização, um projeto supuser a adesão da comunidade;
estabelecer um relacionamento profícuo entre empreendedor e comunidade, em abono da consistência de projetos de interesse comum, tendo o diálogo por meio e o entendimento por fim.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Qual o papel que exerce o Relações Públicas?
O Relações Públicas complementa as atividades do jornalista e do publicitário, interagindo com a direção da organização, promovendo a imagem dos seus dirigentes de forma a elevar o conceito empresarial.
O Relações Públicas desempenha o seu papel na gestão do relacionamento entre a organização e seus diversos públicos, através de planejamento, acompanhamento e avaliação dos planos de comunicação, visando à promoção da imagem institucional da empresa.
O Relações Públicas responde por uma importante assessoria que estabelece a relação entre a direção de uma organização e seus colaboradores.
O Relações Públicas é a ponte entre a organização e seus clientes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Pode-se afirmar que, cada vez mais, os executivos começam a perceber a comunicação como uma estratégia capaz de agregar valor à organização. Nesta perspectiva, ganha ênfase a noção de grupos estratégicos, definidos como sendo aqueles que:
correspondem às parcelas do mercado, identificadas por meio de pesquisa e visadas em uma ação;
reúnem lideranças de diferentes comunidades, aptas a determinar padrões de comportamento;
empregam métodos considerados táticos, com a finalidade de mobilizar a opinião pública;
têm ascendência sobre os públicos interno ou externo e habilidade para forçar mudanças de atitude;
são diretamente afetados pelas práticas organizacionais ou sobre elas exercem alguma influência.
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