Questões de Comunicação Social

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A organização de um evento através de ações do Relações Públicas deve ser precedida de planejamento. Escolha uma das opções abaixo:

  • A.

    Ouvir do presidente da organização os objetivos claros do evento; formação da equipe; solicitação de recursos financeiros; remessa de informações a um público escolhido e execução do plano.

  • B.

    Definição clara do objetivo do evento; distinção do público do evento; formação da equipe com pessoas identificadas com o objetivo da realização; elaboração da programação concernente com o objetivo; planejamento financeiro; escolha do local e atribuições à equipe das metas e cronograma bem definidos.

  • C.

    Briefing com o presidente da organização sobre os objetivos e resultados pretendidos com o evento; formação da equipe; definição financeira e realização do evento.

  • D.

    Formação de equipe integrante por representantes de diversas áreas; escolha do público direcionado ao evento; briefing com o presidente da organização sobre objetivos e metas do evento; escolha do local e elaboração do programa de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros.

Funções de planejamento podem, por exemplo, ser atribuídas à programação de Relações Públicas. Pelo fato de a produção de eventos constituir parte integrante desta programação, pode-se assim conceituar evento:

  • A.

    acontecimento planejado em todos os seus detalhes a cuja ocorrência a mídia dá repercussão, atraindo as atenções de todo público;

  • B.

    plano elaborado e posto em prática, com recurso à mídia, para mobilizar a opinião pública em favor de uma instituição;

  • C.

    solenidade profissionalmente promovida pela qual uma instituição exibe seu foco em objetivos que são os de seu público-alvo;

  • D.

    solenidade profissionalmente promovida pela qual uma instituição exibe seu foco em objetivos que são os de seu público-alvo;

  • E.

    ocasião oportuna para divulgação de iniciativas internas, com vistas a restaurar a confiança da mídia na imagem institucional projetada.

O papel de uma assessoria de comunicação social em um órgão público deve estar identificado com a missão desse órgão, que se resume em proporcionar o bem-estar à sociedade, bem como as condições necessárias ao exercício da cidadania. Desta forma, cabe à assessoria de comunicação social de um órgão público o papel de:

  • A.

    Desenvolver campanha em torno da ideologia de atendimento do órgão, para criar uma imagem positiva, tanto institucional como dos seus dirigentes.

  • B.

    Instituir um canal aberto de comunicação entre o diretor do órgão e a sociedade.

  • C.

    Explorar todos os recursos comunicacionais necessários à melhoria da imagem do seu órgão, independente do seu desempenho.

  • D.

    Informar com imparcialidade e veracidade os fatos, funcionamento e decisões do órgão, bem como ouvir sempre o cidadão para mensurar o grau de eficiência e eficácia do seu órgão na relação com a sociedade.

O press release é um recurso utilizado por assessorias de imprensa para oferecer aos veículos de comunicação uma notícia formatada. Contudo, esse procedimento tem causado controvérsias. Muitos jornalistas entendem que publicar um press release da forma como chega é dar espaço à visão tecnocrata de organizações.

Escolha a alternativa que pode minimizar essa aversão dos veículos de comunicação ao release.

  • A.

    O press release deve se constituir em uma fonte precisa com as informações capazes de responder a todas as perguntas sobre o fato a que se refere, ensejando ao veículo de comunicação a produção de um texto identificado com a sua linha de trabalho.

  • B.

    O press release é a melhor forma de divulgar a organização, em função de o seu conteúdo representar a versão imparcial e confiável da assessoria de imprensa.

  • C.

    O press release deve ser bem objetivo, resumido, direto, numa versão clara do fato interpretado pelo seu redator, para facilitar a sua publicação na íntegra.

  • D.

    O press release é a forma que permite à organização, através do seu jornalista, divulgar sempre uma boa imagem, usando os veículos de imprensa para cultivar uma boa relação com a sociedade.

Uma das principais discussões no campo de assessorias de comunicação refere à técnica de convencimento dos veículos de imprensa para a divulgação de notícias de organizações. Ainda prevalece a indisposição da maioria dos editores contra assessorias de comunicação. Qual dos comportamentos discriminados é considerado como exemplar para os assessores de comunicação?

  • A.

    O Assessor de Comunicação telefona para os editores de jornais, televisão e rádios para mostrar que a sua matéria é muito importante e merecedora de destaque na veiculação.

  • B.

    O Assessor de Comunicação abastece os veículos de comunicação de notícias, apostando na possibilidade de emplacar pelo menos uma matéria.

  • C.

    O Assessor de Comunicação envia informações sobre os acontecimentos da sua organização para os veículos de divulgação, enfatizando a sua importância para a sociedade, sem extrapolar os limites da ética e da verdade, podendo sugerir pautas.

  • D.

    O Assessor de Comunicação pede que o diretor da organização onde trabalha interceda junto aos diretores dos veículos de comunicação, sensibilizando-os a dar destaque às suas matérias.

Tal como hoje o conhecemos, o conceito de globalização se acha inextricavelmente associado ao de meios de comunicação. Isto ocorre, por exemplo, em virtude do que se denomina multimídia.

Dentre as opções abaixo, assinale a correta definição deste último termo:

  • A.

    processo de digitalização de códigos e mensagens destinados a ampla circulação, considerando-se a atividade incessante de mídias a um só tempo singulares e plurais;

  • B.

    conjunto de técnicas que permitem a produção, a difusão e a restituição, em um mesmo suporte, de distintas modalidades de representação midiática de informações;

  • C.

    dispositivos midiais holísticos que se associam para a produção de mensagens de imediato alcance social em um regime de partilha internacional de conteúdos;

  • D.

    regime de cooperação entre meios de comunicação pelo qual uns suprimem as deficiências tecnológicas dos outros, complementando-se então em sua tarefa de informar;

  • E.

    associação de textos, sons e imagens que tecnologias contemporâneas da comunicação adotaram com a finalidade de elaborar mensagens criptografadas e segmentais.

Nos noticiários de televisão, a cronometragem do tempo:

  • A. deve ser omitida do script do locutor, porque isso pode atrapalhar a locução.
  • B. deve exibida na tela, para que o telespectador faça o controle de qualidade do programa.
  • C. é controlada exclusivamente pelo locutor, que indica o momento certo dos cortes ao diretor de estúdio mediante um leve aceno de cabeça.
  • D. precisa ser claramente indicada no script do locutor, para que haja sincronia entre locução e imagem.
  • E. aparece exclusivamente no script dos operadores de câmera, que controlam a sincronia entre locução e imagem mediante sinais.

Compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto à opinião pública.

As informações acima referem-se à comunicação

  • A.

    social.

  • B.

    interna.

  • C.

    externa.

  • D.

    empresarial.

  • E. administrativa.

De modo substantivo, a noção de marketing político assim se deixa definir:

  • A.

    veiculação e aparecimento regular de mensagens de um candidato a cargo eletivo, de forma discreta, em pautas e programações de incumbência da mídia;

  • B.

    estratégia mercadológica por cuja execução sistemática se pode chegar a um determinado grupo de eleitores ainda indecisos quanto a seus candidatos;

  • C.

    tática eleitoreira para se atingir o eleitorado de maneira massiva, permitindo a um candidato a cargo eletivo fazer chegar sua mensagem a distintos eleitores;

  • D.

    conjunto de atividades planejadas por meio das quais se apresenta e se promove um candidato a cargo eletivo como se de um produto se tratasse;

  • E.

    agir comunicativo político-eleitoral destinado a promover uma segmentação de mercado orientada para a sensibilização de um grupo de eleitores.

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

As frases de impacto sobre assuntos do telejornal que abrem o programa são chamadas de espelho do jornal.

  • C. Certo
  • E. Errado
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