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Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Numere a 2ª coluna, relacionando os conceitos às suas respectivas denominações.
(1) Marca
(2) Endomarketing
(3) Benchmarketing
(4) Cultura empresarial
(5) Auditoria de imagem
( ) Atividade que tem, como objetivo, verificar como veículos e públicos (ou a comunidade como um todo) avaliam uma empresa, entidade ou pessoa.
( ) Conjunto de ações focadas no público interno e que tem, como objetivo maior, conscientizar funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.
( ) Processo de comparação de desempenho de uma empresa ou processo com outros, buscando o aprimoramento. Pode ser interno (dentro da própria organização) ou externo (concorrentes, empresas de sucesso etc).
( ) Nome, termo, signo, símbolo ou design, distinto ou combinado, com a função de identificar a promessa de benefícios, associada a bens ou serviços, que aumenta o valor de um produto além de seu propósito funcional, tendo uma vantagem diferencial sustentável.
( ) Compreende um conjunto ou sistema de significados que são compartilhados por uma determinada empresa ou entidade num tempo específico, incluindo valores e crenças, ritos, histórias, formas de relacionamento, tabus, tipos de gestão , de distribuição da autoridade, de exercício da liderança e uma série de outros elementos. A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, na página anterior, é:
1 – 3 – 2 – 4 – 5
5 – 2 – 3 – 1 – 4
5 – 3 – 2 – 1 – 4
5 – 2 – 3 – 4 – 1
5 – 3 – 2 – 4 – 1
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"Nos anos 90, principalmente a partir da primeira metade, surgiu a necessidade de forçar as empresas e o mercado a passarem por processos constantes de mudanças, muitas vezes dentro de um contexto dinâmico, contínuo e contraditório. Esta situação faz os executivos conviverem com constantes oscilações em diferentes situações, sendo necessário o ajuste do ponto de vista do papel da comunicação empresarial no dia-a-dia da instituição. Vários fatores contribuem para esta realidade: a mudança do papel do estado na economia, o impulso irreversível de abertura comercial, as privatizações de empresas estatais, desregulamentação de inúmeras atividades econômicas, e as aquisições e fusões maciças de empresas nacionais por grupos transnacionais. A tudo isto, soma-se a paulatina integração do país a abertura comercial, a formação de blocos econômicos e a informatização do mercado."
Hélio Augusto de Magalhães
O texto acima trata da
eficácia da comunicação empresarial.
eficiência da comunicação empresarial.
administração de conflitos empresariais.
importância da comunicação empresarial.
mudança de paradigmas na comunicação empresarial.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Uma das tarefas típicas do jornalista em uma organização nãojornalística é a produção de publicações informativas para os públicos interno e externo, também chamadas de publicações institucionais. Na produção de uma publicação desse tipo são adotadas como referência as normas técnicas do jornalismo tradicional. Considerando esses pressupostos, julgue os seguintes itens.
Mancha é a parte impressa ou a ser impressa de qualquer publicação. Não se incluem, portanto, nesse conceito, os espaços em branco das margens.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Para que a seqüência das solenidades transcorra da forma prevista, é comum a elaboração de um roteiro para o mestre de cerimônias. Esse roteiro é preparado pelo cerimonial e serve de orientação aos participantes. Considerando a realização de uma solenidade de abertura de um evento, julgue os itens que se seguem, a respeito da ordenação e das principais partes integrantes do referido roteiro.
I O roteiro deve iniciar pelos nomes do evento e da instituição organizadora, seguidos de data, local e horário.
II A primeira fala do roteiro é a acolhida, em que o mestre de cerimônia cumprimenta os presentes. Logo após, o roteiro deve introduzir o tema da solenidade, podendo, ainda, apresentar um breve resumo do assunto em pauta.
III Com o desenrolar da cerimônia, o roteiro deve convidar as autoridades a proferirem seus discursos obedecendo à ordem de precedência estabelecida.
IV Para finalizar a cerimônia, o roteiro abre espaço para que os convidados sejam informados dos possíveis desdobramentos da solenidade, como, por exemplo, o lançamento de um livro ou a realização de coquetel, e indica o encerramento da solenidade, agradecendo a presença dos participantes.
A quantidade de itens certos é igual a
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A cibercultura põe em evidência o importante papel que a comunicação desempenha na cultura contemporânea. Cibercultura se caracteriza por:
troca de idéias por meio de contatos estabelecidos em comunidades virtuais, informatização acelerada e procedimentos imediatos de produção de fatos de cultura;
inserção cultural de técnicas de comunicação e de informação, inscrição de aparatos cibernéticos na vida cotidiana e dinamismo social induzido por conectividade;
reconfiguração informatizada de distintos domínios da vida social, expansão de largo alcance do uso de tecnologias tectrônicas de ponta e acesso universal à internet;
nova estrutura de valores culturais apensos ao advento da telemática, conjunto de conhecimentos tecnológicos e práticas dos usuários de produtos multimidiais;
recusa à passividade intelectual, partilha eqüitativa da informação e acesso democratizado ao conhecimento por meio de computadores em rede.
Sobre um sistema de comunicação interna, considere os seguintes aspectos:
Somente os itens 1 e 2.
Somente os itens 2 e 3.
Somente os itens 3 e 4.
Somente os itens 1 e 3.
Somente os itens 2 e 4.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O mundo globalizado de nossos dias resulta de uma extraordinária expansão de meios de comunicação, impulsionados pelo que se pode chamar de revolução informática. São características propriamente comunicacionais desta globalização:
o fato de imagens e conteúdos culturais passarem a circular e interagir em escala planetária, transformando o espaço da cultura de massa e da indústria cultural em domínio da diversidade;
a atuação decidida e decisiva de organismos governamentais e não-governamentais no sentido de fomentar o crescimento de setores ligados à cultura, bem como de empresas de comunicação;
a influência exercida por redes tecnológicas estendidas à escala do planeta, a desfragmentação do mundo da cultura e das artes, assim como uma sensível ampliação do mercado de bens simbólicos;
aumento exponencial das pesquisas em comunicação orientadas para o estudo das indústrias da cultura e da informação, segundo perspectivas ideológicas e sociopolíticas;
tecnologias de reprodução técnica e de produção de simulacros, que, em obediência a uma hierarquia de modas, entrecruzam-se sem cessar pela ação continuada de aparatos comunicacionais.
Comunicação Institucional define-se como a comunicação:
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Resumidamente, uma compreensão que se tenha do comportamento de um meio como a internet sugerirá, por exemplo, que:
trata-se da experiência universal de um ambiente sulcado por processos evolutivos virtuais, que vão de técnicas de tratamento da informação ao marketing corporativo;
a transmissão de dados que, por seu intermédio se efetua, depende do protocolo TCP/IP, pelo qual mensagens compostas em uma fonte são decompostas em endereços;
é capaz de tornar imediatamente presente algo que é apenas imaginável ou está ausente, renovando todos os padrões de percepção sensorial conhecidos;
é ambiência nova, com a qual vêm sendo introduzidas simulações da realidade, por meio de algoritmos, e de equações fractais, encontradas em hipertextos;
resulta da evolução de redes remotas, numa arquitetura de cliente-servidor, pondo em conexão milhares de servidores a milhões de computadores clientes.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Criadores de programas interativos multimídia sabem que a evolução acelerada dos produtos info-eletrônicos dá passos largos em direção a uma crescente interatividade. Em sua competência profissional para a escrita interativa, procedem de modo consentâneo a uma legitimação deste último conceito. E o fazem porque sabem também que:
salto qualitativo da infotecnologia permite a usuários neófitos utilizar aplicativos e obter aplicações mais ou menos customized de seus perfis comunicativos;
do zapping à manipulação da mensagem há uma incorporação progressiva de disposições, viabilizando um virtual dialogismo entre tecnologia e usuário;
atitudes de recepção e filtragem de mensagens unidirecionais se tornam mecanismos de diálogo, pondo à disposição do usuário instrumentos de crítica social;
manifestações dialogais, neste contexto, vêm-se agregar a experimentos estéticos hipertextuais, levando a que hyper-tecnologias se afinem mais à interatividade;
possibilidades de efetuar um down-sizing virtual de mensagens, na rede, retrabalhando-as como semioses, facultam a conversão de sons e imagens em informação.
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