Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Um dos espaços de relações humanas no trabalho são as reuniões. Saber participar de uma reunião é essencial às relações humanas, no ambiente de trabalho. Deste modo, são comportamentos corretos:

  • A.

    interromper quem estiver com a palavra de modo a cortar seu pensamento e obter vantagem na discussão.

  • B.

    quando discordar do que se está discutindo, disfarçar, simplesmente ficar calado e não participar.

  • C.

    se discordar de alguma coisa, pedir a palavra e falar com naturalidade, sem ênfase, sem comportar-se agressivamente.

  • D.

    quando o assunto foge completamente à sua especialidade, o melhor é ouvir para aprender mais ou então perguntar quando não entendeu algo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

São fontes de conflito, no ambiente de trabalho:

  • A.

    dificuldades de diálogo, de comunicação, problemas de convivência e indefinição da responsabilidades e tarefas.

  • B.

    respeito mútuo, regras claras, empatia ou capacidade de se colocar no lugar dos outros.

  • C.

    comunicação aberta, franca e respeito ao outro.

  • D.

    interesse das chefias e funcionários em superar as dificuldades do dia-a-dia do trabalho.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

É um comportamento correto no relacionamento, no ambiente de trabalho:

  • A.

    tratar a todos com cortesia e delicadeza.

  • B.

    atender com cortesia somente ao chefe, aos colegas e às autoridades.

  • C.

    dar orientação ao público em geral mesmo quando não conhece o assunto.

  • D.

    quando for tratado com grosseria ter a mesma atitude como reação.

A figura abaixo representa:

  • A.

    um bom ambiente de trabalho, pois permite expressão das divergências.

  • B.

    uma atitude de conflito velado, no relacionamento com colegas.

  • C.

    comunicação franca, aberta e cordial.

  • D.

    atitude de conflito aberto no ambiente de trabalho.

A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Em uma sociedade pluralista, os processos de comunicação estão, por um lado, intimamente ligados às tecnologias e, por outro, às práticas culturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma intuitiva é tarefa do:

  • A.

    Designer gráfico;

  • B.

    Designer educacional;

  • C.

    Webdesigner;

  • D.

    Designer de interação.

O clima organizacional precisa da comunicação para alcançar um bom nível de convivência interna. Se for bem trabalhada, com eficiência, transparência e confiança, a comunicação ajuda a organização a alcançar, em nível interno, um ambiente de:

  • A.

    Produção, alinhamento e concentração.

  • B.

    Dedicação, suor e cansaço.

  • C.

    Interação, compreensão e satisfação.

  • D.

    Deveres, confiança e silêncio.

Um dos principais problemas durante a navegação em hipertexto é a falta de organização das informações, pois o usuário precisa saber o local em que se encontra no site. A Web Style Guide (2003), nas figuras abaixo, apresenta modelos onde as informações estão disponibilizadas de modo que o usuário possa navegar. Numere-as de acordo com a descrição.

( ) Estrutura de hipertexto aleatória.

 ( ) Estrutura de hipertexto profunda.

 ( ) Estrutura de hipertexto rasa.

 ( ) Estrutura de hipertexto organizada.

  • A.

    Figura 1, figura 2, figura 3 e figura 4;

  • B.

    Figura 1, figura 3, figura 2 e figura 4;

  • C.

    Figura 1, figura 4, figura 2 e figura 3;

  • D.

    Figura 1, figura 4, figura 3 e figura 2.

As organizações procuram, cada vez mais, avançar em tecnologia para facilitar os acessos às informações aos seus funcionários. Assim, a assessoria de comunicação, por exemplo, passa a dispor de facilidades para implementar meios destinados a dinamizar o fluxo de informação para atingir até os que não trabalham com a tecnologia da informação. Qual o plano indicado para dinamizar a comunicação?

  • A.

    Emissão de boletins eletrônicos, via rede de computadores, a cada uma hora, para colocar os empregados da organização a par do que acontece dentro dela.

  • B.

    Criação de uma rede interna, obrigando os funcionários a se habituar à cultura do computador, de forma a tornar dinâmico o processo de comunicação.

  • C.

    Implantação de uma intranet, sem dispensar os meios tradicionais.

  • D.

    Instalação de circuito interno de tv, intranet, suspendendo os veículos antigos que obrigam o sujeito a parar diante de quadro de avisos, por exemplo.

O jornalismo brasileiro evoluiu consideravelmente a partir da década de 80 por alguns acontecimentos relevantes como o impeachment do Collor, por exemplo. Qual o tipo de jornalismo que ganhou espaço nos telejornais, tornando-os mais informativos?

  • A. Jornalismo informativo
  • B. Jornalismo investigativo
  • C. Jornalismo científico
  • D. Jornalismo opinativo
  • E. Jornalismo ambiental
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...