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Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
A Resolução Normativa nº 43, de 24 de agosto de 2002 do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP), no Art. 1º, § 4º, entende Comunicação Organizacional como "a ação estratégica de uma organização, elaborada com base no diagnóstico global e em uma visão geral da organização, levando-se em consideração o processo de relacionamento entre a organização e os seus públicos, individual ou simultaneamente". Acerca desse assunto, considere as seguintes afirmativas:
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Para que secretário (a) e executivo (a) formem uma equipe de sucesso, é importante:
deixar bem claro a personalidade de cada um para evitar conflitos.
manter-se firme em suas convicções profissionais fazendo com que o outro aceite-as sem objeção.
conhecer a missão de cada um na organização, mantendo diálogos e compreensão mútuos.
que o (a) secretário (a) como subordinado (a) acate todas as decisões do (a) executivo (a) sem se opor e nem sugerir idéias ou projetos de melhoria organizacional.
O processo de negociação requer interação e que ambas as partes devam sair ganhando. O (a) secretário (a) negocia com clientes, negocia informações e também processos nas rotinas empresariais. O primeiro grande desafio de uma negociação é:
conhecer o perfil de seu oponente.
conhecer o planejamento da negociação.
conhecer regras de comunicação visual.
conhecer a vida pessoal de seu futuro cliente.
Nesta Era de globalização, o (a) secretário (a) passa a ter um novo papel nas organizações enquanto profissional. Ontem era especialista em datilografia, organização de agendas e arquivos. Hoje este profissional é considerado:
multifuncional e assistente executivo.
polivalente e submisso ao executivo.
educado e introspectivo.
cumpridor de suas obrigações e minucioso.
Podemos afirmar que o papel do (a) Assistente Executivo (a) hoje é o mesmo que o da Secretária Executiva. Neste caso você:
não concorda, pois o (a) assistente executivo (a) é um cargo diferente do (a) secretário (a) executivo (a).
sim, você concorda, pois ambos desenvolvem as mesmas tarefas.
não concorda, pois assistência executiva é uma das funções do (a) secretário (a) executivo (a).
sim, você concorda, pois o (a) assistente tem responsabilidades maiores que o (a) secretário (a).
Administração desastrada, falhas na comunicação interna e externa, tratamento amadorístico e tardio de problemas, falta de comprometimento e falta de amor pelo que fazem levam executivos e secretárias a comprometerem a imagem da organização. Para que isso não ocorra, ambos devem:
criar estratégias e projetos a fim de minimizar problemas, gerar satisfação aos clientes e atingir metas estabelecidas.
contratar empresas que cuidem especificamente de divulgação e imagem institucional, sem necessariamente organizar o ambiente interno.
investir em projetos na área de vendas com o objetivo de fidelizar o cliente externo para atingir metas de vendas.
encaminhar e enumerar os problemas neste sentido para os setores responsáveis a fim de sanar problemas futuros que possam comprometer a imagem da empresa.
A espessura do papel usado na impressão de jornais, revistas e similares é indicada:
Quando nos referimos à tomada de decisões por parte das organizações, na maioria das vezes estamos falando de planejamento estratégico, cujo objetivo é fixar diretrizes de atuação da empresa nas diferentes áreas. Neste processo, cabe ao (a) secretário (a):
conhecer a cultura organizacional e fazer parte constante dos processos decisórios sempre que possível por intermédio de suas competências profissionais.
apresentar projetos que visem ampliar os lucros da empresa com o foco no cliente externo, deixando claro que você fará parte das decisões de seu projeto.
criar estratégias específicas de tomadas de decisões para todas as instâncias superiores na organização, intitulando este projeto como seu marco profissional dentro da organização.
manter-se neutro (a) no processo decisório, pois não compete ao profissional de secretariado tomar parte de qualquer decisão da organização.
De acordo com algumas convenções, termos técnicos e características do processo de planejamento gráfico, edição e impressão de publicações:
Nos processos organizacionais, deparamos inúmeras vezes com a necessidade de percepção em relação a tudo o que ocorre em nosso ambiente de trabalho e ao nosso redor relativo às nossas decisões, ao nosso comportamento profissional e ao nosso futuro na organização. Podemos dizer que visão sistêmica, então, é:
o constante lamento dos problemas que vivemos e que devemos tentar modificar o nosso comportamento em relação às pessoas e ao nosso redor.
ficar insatisfeito (a) com os nossos resultados e reclamar para nossos (as) executivos (as) quando ocorrerem estas situações.
sonhar com o sucesso, planejar o futuro, aspirar novos cargos sem nada modificar no presente.
eleger os hábitos que melhor nos conduzam aonde queremos chegar, tendo a percepção de que cada ato gera uma conseqüência, evitando assim problemas futuros.
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