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Comunicação Social - Ética na Comunicação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Qual deve ser o compromisso do jornalista com a organização onde trabalha no tocante à divulgação? Escolha abaixo a opção correta.
O jornalista, em nome da verdade, deve escamotear fatos verídicos no texto, para não comprometer a sua relação com a organização onde trabalha.
O jornalista deve corresponder à confiança do empregador, limitando-se a elaborar textos de acordo com as linhas ideológicas estabelecidas pela organização onde trabalha, mesmo que fatos tenham de ser omitidos na reportagem.
Em nome da saúde da organização onde trabalha, o jornalista deve direcionar o texto de acordo com a linha ideológica definida por quem paga o seu salário.
O jornalista deve fazer prevalecer o seu compromisso com a verdade, mesmo que o seu texto contrarie a orientação da organização que o emprega.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A competência interpessoal é um requisito imprescindível em todos os níveis ocupacionais de uma organização, desde o atendimento à comunidade externa até o convívio diário com o público interno, no mesmo setor (os colegas e a chefia imediata) e intersetores. Acerca de relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
Espaços internos de exposição de conflitos, no trabalho, podem aumentar as divergências e dificultar a elaboração das relações de confiança entre os trabalhadores.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para fundamentar todo o processo de comunicação, inclusive o promocional, haverá necessidade de integração de todas as áreas da organização em torno da visão institucional. Trata-se fundamentalmente:
do comportamento mercadológico.
da definição estratégica do conceito organizacional.
da capacitação gerencial.
da comunicação no mercado de trabalho do Relator Público.
da multidisciplinaridade da comunicação.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
São programas de reestruturação internos:
O Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária condena anúncios cujos textos utilizam:
De acordo com a lei de imprensa, toda pessoa física ou jurídica que for acusada ou ofendida em publicação feita em jornal ou periódico, ou em transmissão de radiodifusão, ou a cujo respeito os meios de comunicação e divulgação veicularem fato inverídico ou errôneo, tem direito a resposta ou retificação.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. O pedido de resposta ou retificação deve ser atendido num prazo máximo de 10 (dez dias) pelo jornal, emissora de radiodifusão ou agência de notícias.
II. Será negada a publicação ou transmissão da resposta ou retificação nos casos em que a resposta ou retificação não seja formulada por escrito dentro do prazo de 5 (cinco) dias da data da publicação ou transmissão.
III. Será negada a publicação ou transmissão da resposta ou retificação quando versar sobre atos ou publicações oficiais, exceto se a retificação partir de autoridade pública.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Entre as teorias contemporâneas da comunicação, a que se ocupa das relações existentes entre os mass media e a cultura popular se chama:
teoria da indústria cultural;
teoria das mediações;
teoria dos estudos culturais;
teoria da recepção;
teoria culturológica.
A Lei Federal de Incentivo à Cultura (n° 8.313, de 23/12/91) conhecida como Lei Rouanet, institui o Mecenato, que viabiliza benefícios fiscais para investidores que apóiam projetos culturais sob forma de doação ou patrocínio.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. As pessoas físicas que investirem em projetos culturais podem utilizar a isenção em até 100% do valor no Imposto de Renda.
II. As pessoas jurídicas que investirem em projetos culturais têm isenção de até 80%, uma vez que 20% é a contrapartida do proponente, que tem como retorno o investimento em sua imagem institucional e em sua marca.
III. A lei possibilita também a concessão de passagens para apresentação de trabalhos de natureza cultural, a serem realizados no Brasil ou no exterior.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Na pesquisa de campo, quando o pesquisador vai até suas fontes para obter informação, com um formulário estruturado ou semi-estruturado, ele enfrenta um problema clássico chamado Paradoxo do observador. É a tendência que as pessoas têm de se comportar de outra forma, que não a natural, diante do pesquisador. Elas ficam, normalmente, mais tensas ou respondem supondo expectativas. Sobre esse problema, é correto afirmar:
O paradoxo do observador pode ocorrer em outras práticas e não apenas na produção científica. No fotojornalismo, por exemplo, a presença da câmara influi no objeto.
As pesquisas são muito mais confiáveis quando são feitas sem participação de um entrevistador. As malas diretas resolvem esse problema sem nenhuma desvantagem.
O paradoxo do observador só existe na realização de pesquisas quantitativas. Nas qualitativas, o problema não existe por ser reproduzido o ambiente natural que se pretende pesquisar.
É possível eliminar o paradoxo do observador usando formulários não-estruturados, que permitem uma interação mais natural com a fonte.
O paradoxo do observador invalida o resultado das pesquisas de opinião, que refletem, no geral, apenas a opinião que o entrevistado imagina que o entrevistador quer.
A primeira emissora de rádio brasileira, a Rádio Sociedade Rio de Janeiro, foi fundada por:
Assis Chateaubriand;
Vitor Costa;
Roberto Marinho;
Roquette Pinto;
Samuel Wainer.
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