Questões de Comunicação Social

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Qual deve ser o compromisso do jornalista com a organização onde trabalha no tocante à divulgação? Escolha abaixo a opção correta.

  • A.

    O jornalista, em nome da verdade, deve escamotear fatos verídicos no texto, para não comprometer a sua relação com a organização onde trabalha.

  • B.

    O jornalista deve corresponder à confiança do empregador, limitando-se a elaborar textos de acordo com as linhas ideológicas estabelecidas pela organização onde trabalha, mesmo que fatos tenham de ser omitidos na reportagem.

  • C.

    Em nome da saúde da organização onde trabalha, o jornalista deve direcionar o texto de acordo com a linha ideológica definida por quem paga o seu salário.

  • D.

    O jornalista deve fazer prevalecer o seu compromisso com a verdade, mesmo que o seu texto contrarie a orientação da organização que o emprega.

A competência interpessoal é um requisito imprescindível em todos os níveis ocupacionais de uma organização, desde o atendimento à comunidade externa até o convívio diário com o público interno, no mesmo setor (os colegas e a chefia imediata) e intersetores. Acerca de relações humanas, julgue os itens subseqüentes.

Espaços internos de exposição de conflitos, no trabalho, podem aumentar as divergências e dificultar a elaboração das relações de confiança entre os trabalhadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para fundamentar todo o processo de comunicação, inclusive o promocional, haverá necessidade de integração de todas as áreas da organização em torno da visão institucional. Trata-se fundamentalmente:

  • A.

    do comportamento mercadológico.

  • B.

    da definição estratégica do conceito organizacional.

  • C.

    da capacitação gerencial.

  • D.

    da comunicação no mercado de trabalho do Relator Público.

  • E.

    da multidisciplinaridade da comunicação.

São programas de reestruturação internos:

  • A. Reengenharias.
  • B. Custos.
  • C. Benefícios.
  • D. Coincidências.
  • E. Conhecimento humano.

O Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária condena anúncios cujos textos utilizam:

  • A. gírias.
  • B. expressões estrangeiras.
  • C. liberdades semânticas.
  • D. o calão.
  • E. o formato de reportagem.

De acordo com a lei de imprensa, toda pessoa física ou jurídica que for acusada ou ofendida em publicação feita em jornal ou periódico, ou em transmissão de radiodifusão, ou a cujo respeito os meios de comunicação e divulgação veicularem fato inverídico ou errôneo, tem direito a resposta ou retificação.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. O pedido de resposta ou retificação deve ser atendido num prazo máximo de 10 (dez dias) pelo jornal, emissora de radiodifusão ou agência de notícias.
II. Será negada a publicação ou transmissão da resposta ou retificação nos casos em que a resposta ou retificação não seja formulada por escrito dentro do prazo de 5 (cinco) dias da data da publicação ou transmissão.
III. Será negada a publicação ou transmissão da resposta ou retificação quando versar sobre atos ou publicações oficiais, exceto se a retificação partir de autoridade pública.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Entre as teorias contemporâneas da comunicação, a que se ocupa das relações existentes entre os mass media e a cultura popular se chama:

  • A.

    teoria da indústria cultural;

  • B.

    teoria das mediações;

  • C.

    teoria dos estudos culturais;

  • D.

    teoria da recepção;

  • E.

    teoria culturológica.

A Lei Federal de Incentivo à Cultura (n° 8.313, de 23/12/91) conhecida como Lei Rouanet, institui o Mecenato, que viabiliza benefícios fiscais para investidores que apóiam projetos culturais sob forma de doação ou patrocínio.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. As pessoas físicas que investirem em projetos culturais podem utilizar a isenção em até 100% do valor no Imposto de Renda.
II. As pessoas jurídicas que investirem em projetos culturais têm isenção de até 80%, uma vez que 20% é a contrapartida do proponente, que tem como retorno o investimento em sua imagem institucional e em sua marca.
III. A lei possibilita também a concessão de passagens para apresentação de trabalhos de natureza cultural, a serem realizados no Brasil ou no exterior.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Na pesquisa de campo, quando o pesquisador vai até suas fontes para obter informação, com um formulário estruturado ou semi-estruturado, ele enfrenta um problema clássico chamado Paradoxo do observador. É a tendência que as pessoas têm de se comportar de outra forma, que não a natural, diante do pesquisador. Elas ficam, normalmente, mais tensas ou respondem supondo expectativas. Sobre esse problema, é correto afirmar:

  • A.

    O paradoxo do observador pode ocorrer em outras práticas e não apenas na produção científica. No fotojornalismo, por exemplo, a presença da câmara influi no objeto.

  • B.

    As pesquisas são muito mais confiáveis quando são feitas sem participação de um entrevistador. As malas diretas resolvem esse problema sem nenhuma desvantagem.

  • C.

    O paradoxo do observador só existe na realização de pesquisas quantitativas. Nas qualitativas, o problema não existe por ser reproduzido o ambiente natural que se pretende pesquisar.

  • D.

    É possível eliminar o paradoxo do observador usando formulários não-estruturados, que permitem uma interação mais natural com a fonte.

  • E.

    O paradoxo do observador invalida o resultado das pesquisas de opinião, que refletem, no geral, apenas a opinião que o entrevistado imagina que o entrevistador quer.

A primeira emissora de rádio brasileira, a Rádio Sociedade Rio de Janeiro, foi fundada por:

  • A.

    Assis Chateaubriand;

  • B.

    Vitor Costa;

  • C.

    Roberto Marinho;

  • D.

    Roquette Pinto;

  • E.

    Samuel Wainer.

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