Questões de Comunicação Social do ano 2004

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A publicidade, assim como outros padrões da Comunicação, é fundamentalmente orientada para o convencimento das audiências (leitores, ouvintes, telespectadores). Por isso, especialistas procuram elaborar modelos de persuasão. Um desses modelos é conhecido através da sigla AIDA, e define cinco objetivos fundamentais de persuasão. Indique, entre as opções abaixo, o único objetivo que não faz parte do modelo AIDA.

  • A. Abstrair a realidade.
  • B. Captar a atenção.
  • C. Suscitar o interesse.
  • D. Estimular o desejo.
  • E. Provocar a aquisição.

Apresentadores de telejornais aparentam ter decorado perfeitamente os textos que lêem, já que olham permanentemente para a câmera. O dispositivo especular que se encaixa na frente da câmera, sem obscurecer a lente, e permitindo que o apresentador leia o texto do script sem desviar o olhar, chama-se:

  • A. tele-reader.
  • B. tele-text.
  • C. tele-prompter.
  • D. tele-script.
  • E. tele-pager.

O texto narrado que o repórter grava após a apuração e que serve para a edição de uma reportagem é chamado em televisão de:

  • A. lead.
  • B. cabeça.
  • C. stand-up.
  • D. passagem.
  • E. off.

Em algumas reportagens de televisão, além da narração gravada, o repórter aparece na imagem, dizendo uma parte do texto. Essa aparição é chamada de:

  • A. aparição ao vivo.
  • B. cabeça.
  • C. passagem.
  • D. narração.
  • E. off.

Coberturas de eventos ao vivo no telejornalismo têm alta capacidade de atrair e manter a audiência, mas são também complicadas e sujeitas a atrasos imprevisíveis. Para se proteger desse tipo de imprevisto, jornalistas experientes providenciam antecipadamente material stand by. Isso significa que eles preparam, para uma eventual necessidade:

  • A.

    sistema de comunicação com o diretor de TV.

  • B.

    reportagens pré-gravadas sobre o tema do evento.

  • C.

    acordo formal assinado pela organização do evento.

  • D.

    link expresso com a emissora para alterar a programação.

  • E.

    estrutura especial de regravação paralela.

O texto jornalístico evolui historicamente e é bem diferente hoje do que era no início do século passado. Além disso, tipos diferentes de textos jornalísticos convivem numa mesma edição. Podemos afirmar que dois tipos textuais se destacam no jornalismo atual:

1) o que pretende relatar os fatos da maneira mais curta e objetiva possível;

2) o que procura trazer informações mais detalhadas e alguma interpretação dos fatos.

Indique, entre as alternativas abaixo, como são chamados, respectivamente, esses dois tipos:

  • A. notícia e reportagem.
  • B. notícia e artigo.
  • C. reportagem e editorial.
  • D. notícia e crítica.
  • E. reportagem e resenha.

Em jornalismo, os textos classificados como "suítes" se referem a:

  • A.

    aberturas destacadas dos textos das reportagens.

  • B.

    textos em destaque – normalmente em itálico – das notícias.

  • C.

    continuações de coberturas de fatos já noticiados.

  • D.

    resumos das notícias do dia publicadas na primeira página do jornal.

  • E.

    textos mais amplos do que as legendas que acompanham certas fotografias.

O texto jornalístico é geralmente produzido sob a pressão do tempo de fechamento das edições. Apesar da pressa, jornalistas experientes devem ser capazes de detectar e evitar expressões como "por cada", "marca gol", "confisca gado" e "boom da construção". Mesmo corretas gramaticalmente, essas expressões são desaconselhadas no texto jornalístico, por constituírem:

  • A. modismos.
  • B. gírias.
  • C. cacófatos.
  • D. chavões.
  • E. cacoetes.

O tipo de texto jornalístico que faz uma análise opinativa de fatos, procurando deixar claro para o leitor qual é a visão da empresa jornalística sobre determinados fatos, é chamado de:

  • A. reportagem.
  • B. notícia.
  • C. coluna.
  • D. nota da redação.
  • E. editorial.

Jornalistas são constantemente incentivados a produzir sugestões de assuntos que podem se tornar matérias. Muitas vezes, essas sugestões são anotadas e servem, antes mesmo da confecção da pauta definitiva, para a elaboração do que os jornalistas chamam de:

  • A. listagem.
  • B. relatório.
  • C. resumo.
  • D. pré-pauta.
  • E. crítica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...