Questões de Comunicação Social do ano 2004

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando os jornalistas usam o termo "pauta", eles podem estar querendo falar de duas coisas distintas. "Pauta" pode significar, em primeiro lugar, o planejamento diário de uma edição ou de uma editoria. O segundo significado do termo "pauta" é:

  • A.

    a ordem de serviço para a chefia de reportagem.

  • B.

    a cobertura de um fato pela equipe de reportagem.

  • C.

    a lista de assuntos a serem publicados por editoria.

  • D.

    a tarefa de apuração atribuída a um repórter.

  • E.

    a lista de atividades passada para a editoria de fotografia.

A execução da pauta leva em consideração informações que são obtidas através de um trabalho exaustivo com as fontes. Em muitas redações, por exemplo, há profissionais encarregados de acompanhar o noticiário das emissoras de rádio. Esse trabalho, que pode subsidiar a produção da pauta, é chamado de:

  • A. monitoramento.
  • B. acompanhamento.
  • C. pré-pauta.
  • D. rádio-escuta.
  • E. resumo.

A pauta também pode ser definida como um roteiro para a produção de textos e imagens e deve conter uma série de indicações. Observe a lista abaixo e indique a indicação que não consta de uma pauta jornalística.

  • A. Local da cobertura.
  • B. Fonte a ser entrevistada.
  • C. Horário da cobertura.
  • D. Custo da reportagem.
  • E. Forma de abordagem.

Há várias características diferentes no texto jornalístico do jornalismo impresso, do rádio, da televisão e da Internet. No caso da Internet, por exemplo, muitas vezes o texto jornalístico tem tentado ser cada vez mais específico, personalizado e dirigido ao indivíduo. Esse novo enfoque tem sido chamado de:

  • A. jornalismo pessoal.
  • B. jornalismo on-line.
  • C. new journalism.
  • D. narrowcasting.
  • E. jornalismo de massa.

Comparado com o jornalismo impresso, o texto jornalístico no rádio deve ser mais simples e direto, já que o ouvinte de rádio:

  • A. é menos escolarizado do que o leitor de jornais.
  • B. não pode recuperar a informação já transmitida.
  • C. dá preferência aos programas musicais.
  • D. tem menos opções de programas jornalísticos.
  • E. é mais superficial do que o leitor de jornais.

De forma diversa daquilo que ocorre entre uma foto e uma legenda, no jornalismo impresso, na elaboração do script de televisão, quando o texto descreve exatamente o que está na imagem, acontece um efeito negativo que é chamado de:

  • A. reforço.
  • B. repetição.
  • C. reiteração.
  • D. recorrência.
  • E. redundância.

Uma das tendências do jornalismo contemporâneo é que a mesma informação pode ser distribuída através de suportes diferentes, ganhando em certas plataformas elementos peculiares. Na Internet, como se sabe, certas palavras de uma notícia podem ser conectadas a outros conteúdos, que aprofundam o assunto. Isso se dá através de um:

  • A. site.
  • B. webpage.
  • C. hiperlink.
  • D. digitalização.
  • E. portal.

No jornalismo impresso, geralmente as fotografias servem como ilustrações dos textos de notícias e reportagens. Em algumas ocasiões, no entanto, a fotografia ganha importância e autonomia, a ponto de ser publicada acompanhada apenas de um pequeno texto explicativo. Esse formato é chamado de:

  • A. foto-editorial.
  • B. foto-resumo.
  • C. foto-legenda.
  • D. foto-olho.
  • E. foto-retrato.

Muitas matérias jornalísticas são ilustradas apenas com a fotografia da fonte principal (a foto do rosto de um ator, de um deputado ou de um cientista). No jargão do fotojornalismo, esse tipo de fotografia é chamado de:

  • A. close.
  • B. boneco.
  • C. chapa.
  • D. still.
  • E. campo

Em muitas publicações, os textos dos títulos são escritos com letras maiúsculas. No jargão jornalístico, que herdou dos velhos tipógrafos a designação desse tipo de composição, letras maiúsculas são chamadas de:

  • A. versaletes.
  • B. caixa-alta.
  • C. serifa.
  • D. fonte.
  • E. caixa-baixa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...