Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Numere a 2ª coluna, relacionando os conceitos às suas respectivas denominações.
(1) Marca
(2) Endomarketing
(3) Benchmarketing
(4) Cultura empresarial
(5) Auditoria de imagem
( ) Atividade que tem, como objetivo, verificar como veículos e públicos (ou a comunidade como um todo) avaliam uma empresa, entidade ou pessoa.
( ) Conjunto de ações focadas no público interno e que tem, como objetivo maior, conscientizar funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.
( ) Processo de comparação de desempenho de uma empresa ou processo com outros, buscando o aprimoramento. Pode ser interno (dentro da própria organização) ou externo (concorrentes, empresas de sucesso etc).
( ) Nome, termo, signo, símbolo ou design, distinto ou combinado, com a função de identificar a promessa de benefícios, associada a bens ou serviços, que aumenta o valor de um produto além de seu propósito funcional, tendo uma vantagem diferencial sustentável.
( ) Compreende um conjunto ou sistema de significados que são compartilhados por uma determinada empresa ou entidade num tempo específico, incluindo valores e crenças, ritos, histórias, formas de relacionamento, tabus, tipos de gestão , de distribuição da autoridade, de exercício da liderança e uma série de outros elementos. A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, na página anterior, é:
1 – 3 – 2 – 4 – 5
5 – 2 – 3 – 1 – 4
5 – 3 – 2 – 1 – 4
5 – 2 – 3 – 4 – 1
5 – 3 – 2 – 4 – 1
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"Nos anos 90, principalmente a partir da primeira metade, surgiu a necessidade de forçar as empresas e o mercado a passarem por processos constantes de mudanças, muitas vezes dentro de um contexto dinâmico, contínuo e contraditório. Esta situação faz os executivos conviverem com constantes oscilações em diferentes situações, sendo necessário o ajuste do ponto de vista do papel da comunicação empresarial no dia-a-dia da instituição. Vários fatores contribuem para esta realidade: a mudança do papel do estado na economia, o impulso irreversível de abertura comercial, as privatizações de empresas estatais, desregulamentação de inúmeras atividades econômicas, e as aquisições e fusões maciças de empresas nacionais por grupos transnacionais. A tudo isto, soma-se a paulatina integração do país a abertura comercial, a formação de blocos econômicos e a informatização do mercado."
Hélio Augusto de Magalhães
O texto acima trata da
eficácia da comunicação empresarial.
eficiência da comunicação empresarial.
administração de conflitos empresariais.
importância da comunicação empresarial.
mudança de paradigmas na comunicação empresarial.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Para que a seqüência das solenidades transcorra da forma prevista, é comum a elaboração de um roteiro para o mestre de cerimônias. Esse roteiro é preparado pelo cerimonial e serve de orientação aos participantes. Considerando a realização de uma solenidade de abertura de um evento, julgue os itens que se seguem, a respeito da ordenação e das principais partes integrantes do referido roteiro.
I O roteiro deve iniciar pelos nomes do evento e da instituição organizadora, seguidos de data, local e horário.
II A primeira fala do roteiro é a acolhida, em que o mestre de cerimônia cumprimenta os presentes. Logo após, o roteiro deve introduzir o tema da solenidade, podendo, ainda, apresentar um breve resumo do assunto em pauta.
III Com o desenrolar da cerimônia, o roteiro deve convidar as autoridades a proferirem seus discursos obedecendo à ordem de precedência estabelecida.
IV Para finalizar a cerimônia, o roteiro abre espaço para que os convidados sejam informados dos possíveis desdobramentos da solenidade, como, por exemplo, o lançamento de um livro ou a realização de coquetel, e indica o encerramento da solenidade, agradecendo a presença dos participantes.
A quantidade de itens certos é igual a
Sobre um sistema de comunicação interna, considere os seguintes aspectos:
A análise de um sistema de comunicação interna deve considerar:Somente os itens 1 e 2.
Somente os itens 2 e 3.
Somente os itens 3 e 4.
Somente os itens 1 e 3.
Somente os itens 2 e 4.
Comunicação Institucional define-se como a comunicação:
Assinale a alternativa correta.Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Um dos espaços de relações humanas no trabalho são as reuniões. Saber participar de uma reunião é essencial às relações humanas, no ambiente de trabalho. Deste modo, são comportamentos corretos:
interromper quem estiver com a palavra de modo a cortar seu pensamento e obter vantagem na discussão.
quando discordar do que se está discutindo, disfarçar, simplesmente ficar calado e não participar.
se discordar de alguma coisa, pedir a palavra e falar com naturalidade, sem ênfase, sem comportar-se agressivamente.
quando o assunto foge completamente à sua especialidade, o melhor é ouvir para aprender mais ou então perguntar quando não entendeu algo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
São fontes de conflito, no ambiente de trabalho:
dificuldades de diálogo, de comunicação, problemas de convivência e indefinição da responsabilidades e tarefas.
respeito mútuo, regras claras, empatia ou capacidade de se colocar no lugar dos outros.
comunicação aberta, franca e respeito ao outro.
interesse das chefias e funcionários em superar as dificuldades do dia-a-dia do trabalho.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
É um comportamento correto no relacionamento, no ambiente de trabalho:
tratar a todos com cortesia e delicadeza.
atender com cortesia somente ao chefe, aos colegas e às autoridades.
dar orientação ao público em geral mesmo quando não conhece o assunto.
quando for tratado com grosseria ter a mesma atitude como reação.
A figura abaixo representa:
um bom ambiente de trabalho, pois permite expressão das divergências.
uma atitude de conflito velado, no relacionamento com colegas.
comunicação franca, aberta e cordial.
atitude de conflito aberto no ambiente de trabalho.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O clima organizacional precisa da comunicação para alcançar um bom nível de convivência interna. Se for bem trabalhada, com eficiência, transparência e confiança, a comunicação ajuda a organização a alcançar, em nível interno, um ambiente de:
Produção, alinhamento e concentração.
Dedicação, suor e cansaço.
Interação, compreensão e satisfação.
Deveres, confiança e silêncio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...