Questões de Comunicação Social do ano 2006

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Numere a 2ª coluna, relacionando os conceitos às suas respectivas denominações.

(1) Marca

(2) Endomarketing

(3) Benchmarketing

(4) Cultura empresarial

(5) Auditoria de imagem

( ) Atividade que tem, como objetivo, verificar como veículos e públicos (ou a comunidade como um todo) avaliam uma empresa, entidade ou pessoa.

( ) Conjunto de ações focadas no público interno e que tem, como objetivo maior, conscientizar funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.

( )  Processo de comparação de desempenho de uma empresa ou processo com outros, buscando o aprimoramento. Pode ser interno (dentro da própria organização) ou externo (concorrentes, empresas de sucesso etc).

( ) Nome, termo, signo, símbolo ou design, distinto ou combinado, com a função de identificar a promessa de benefícios, associada a bens ou serviços, que aumenta o valor de um produto além de seu propósito funcional, tendo uma vantagem diferencial sustentável.

( )  Compreende um conjunto ou sistema de significados que são compartilhados por uma determinada empresa ou entidade num tempo específico, incluindo valores e crenças, ritos, histórias, formas de relacionamento, tabus, tipos de gestão , de distribuição da autoridade, de exercício da liderança e uma série de outros elementos. A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, na página anterior, é:

  • A.

    1 – 3 – 2 – 4 – 5

  • B.

    5 – 2 – 3 – 1 – 4

  • C.

    5 – 3 – 2 – 1 – 4

  • D.

    5 – 2 – 3 – 4 – 1

  • E.

    5 – 3 – 2 – 4 – 1

"Nos anos 90, principalmente a partir da primeira metade, surgiu a necessidade de forçar as empresas e o mercado a passarem por processos constantes de mudanças, muitas vezes dentro de um contexto dinâmico, contínuo e contraditório. Esta situação faz os executivos conviverem com constantes oscilações em diferentes situações, sendo necessário o ajuste do ponto de vista do papel da comunicação empresarial no dia-a-dia da instituição. Vários fatores contribuem para esta realidade: a mudança do papel do estado na economia, o impulso irreversível de abertura comercial, as privatizações de empresas estatais, desregulamentação de inúmeras atividades econômicas, e as aquisições e fusões maciças de empresas nacionais por grupos transnacionais. A tudo isto, soma-se a paulatina integração do país a abertura comercial, a formação de blocos econômicos e a informatização do mercado."

Hélio Augusto de Magalhães

O texto acima trata da

  • A.

    eficácia da comunicação empresarial.

  • B.

    eficiência da comunicação empresarial.

  • C.

    administração de conflitos empresariais.

  • D.

    importância da comunicação empresarial.

  • E.

    mudança de paradigmas na comunicação empresarial.

Para que a seqüência das solenidades transcorra da forma prevista, é comum a elaboração de um roteiro para o mestre de cerimônias. Esse roteiro é preparado pelo cerimonial e serve de orientação aos participantes. Considerando a realização de uma solenidade de abertura de um evento, julgue os itens que se seguem, a respeito da ordenação e das principais partes integrantes do referido roteiro.

I O roteiro deve iniciar pelos nomes do evento e da instituição organizadora, seguidos de data, local e horário.

II A primeira fala do roteiro é a acolhida, em que o mestre de cerimônia cumprimenta os presentes. Logo após, o roteiro deve introduzir o tema da solenidade, podendo, ainda, apresentar um breve resumo do assunto em pauta.

III Com o desenrolar da cerimônia, o roteiro deve convidar as autoridades a proferirem seus discursos obedecendo à ordem de precedência estabelecida.

IV Para finalizar a cerimônia, o roteiro abre espaço para que os convidados sejam informados dos possíveis desdobramentos da solenidade, como, por exemplo, o lançamento de um livro ou a realização de coquetel, e indica o encerramento da solenidade, agradecendo a presença dos participantes.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Sobre um sistema de comunicação interna, considere os seguintes aspectos:

A análise de um sistema de comunicação interna deve considerar:

  • A.

    Somente os itens 1 e 2.

  • B.

    Somente os itens 2 e 3.

  • C.

    Somente os itens 3 e 4.

  • D.

    Somente os itens 1 e 3.

  • E.

    Somente os itens 2 e 4.

Comunicação Institucional define-se como a comunicação:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Um dos espaços de relações humanas no trabalho são as reuniões. Saber participar de uma reunião é essencial às relações humanas, no ambiente de trabalho. Deste modo, são comportamentos corretos:

  • A.

    interromper quem estiver com a palavra de modo a cortar seu pensamento e obter vantagem na discussão.

  • B.

    quando discordar do que se está discutindo, disfarçar, simplesmente ficar calado e não participar.

  • C.

    se discordar de alguma coisa, pedir a palavra e falar com naturalidade, sem ênfase, sem comportar-se agressivamente.

  • D.

    quando o assunto foge completamente à sua especialidade, o melhor é ouvir para aprender mais ou então perguntar quando não entendeu algo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

São fontes de conflito, no ambiente de trabalho:

  • A.

    dificuldades de diálogo, de comunicação, problemas de convivência e indefinição da responsabilidades e tarefas.

  • B.

    respeito mútuo, regras claras, empatia ou capacidade de se colocar no lugar dos outros.

  • C.

    comunicação aberta, franca e respeito ao outro.

  • D.

    interesse das chefias e funcionários em superar as dificuldades do dia-a-dia do trabalho.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

É um comportamento correto no relacionamento, no ambiente de trabalho:

  • A.

    tratar a todos com cortesia e delicadeza.

  • B.

    atender com cortesia somente ao chefe, aos colegas e às autoridades.

  • C.

    dar orientação ao público em geral mesmo quando não conhece o assunto.

  • D.

    quando for tratado com grosseria ter a mesma atitude como reação.

A figura abaixo representa:

  • A.

    um bom ambiente de trabalho, pois permite expressão das divergências.

  • B.

    uma atitude de conflito velado, no relacionamento com colegas.

  • C.

    comunicação franca, aberta e cordial.

  • D.

    atitude de conflito aberto no ambiente de trabalho.

O clima organizacional precisa da comunicação para alcançar um bom nível de convivência interna. Se for bem trabalhada, com eficiência, transparência e confiança, a comunicação ajuda a organização a alcançar, em nível interno, um ambiente de:

  • A.

    Produção, alinhamento e concentração.

  • B.

    Dedicação, suor e cansaço.

  • C.

    Interação, compreensão e satisfação.

  • D.

    Deveres, confiança e silêncio.

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