Questões de Comunicação Social do ano 2006

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Na pesquisa de campo, quando o pesquisador vai até suas fontes para obter informação, com um formulário estruturado ou semi-estruturado, ele enfrenta um problema clássico chamado Paradoxo do observador. É a tendência que as pessoas têm de se comportar de outra forma, que não a natural, diante do pesquisador. Elas ficam, normalmente, mais tensas ou respondem supondo expectativas. Sobre esse problema, é correto afirmar:

  • A.

    O paradoxo do observador pode ocorrer em outras práticas e não apenas na produção científica. No fotojornalismo, por exemplo, a presença da câmara influi no objeto.

  • B.

    As pesquisas são muito mais confiáveis quando são feitas sem participação de um entrevistador. As malas diretas resolvem esse problema sem nenhuma desvantagem.

  • C.

    O paradoxo do observador só existe na realização de pesquisas quantitativas. Nas qualitativas, o problema não existe por ser reproduzido o ambiente natural que se pretende pesquisar.

  • D.

    É possível eliminar o paradoxo do observador usando formulários não-estruturados, que permitem uma interação mais natural com a fonte.

  • E.

    O paradoxo do observador invalida o resultado das pesquisas de opinião, que refletem, no geral, apenas a opinião que o entrevistado imagina que o entrevistador quer.

No final de 2005, época de matrículas escolares, uma instituição de ensino de Curitiba utilizou-se do marketing direto para conquistar novos clientes "pais de alunos" e fidelizar antigos. A ação consistia em enviar uma mala direta composta de um kit impresso e um DVD. Dessa experiência, é correto apontar como vantagem do uso de mala direta:

  • A.

    a possibilidade de utilizar diversos veículos de comunicação para entrega postal, tais como catálogos, cartas, folhetos, cd's, dvd's.

  • B.

    um alto índice de retorno.

  • C.

    o funcionamento independente de outras ações de marketing.

  • D.

    público selecionado, flexibilidade, ausência de concorrência no mesmo veículo e personalização.

  • E.

    a confiabilidade dos mailing lists.

Quanto ao uso de mala direta, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

Uma campanha de comunicação, para ser bem sucedida, tem de convencer:

  • A.

    o cliente.

  • B.

    os meios de comunicação.

  • C.

    os jornalistas.

  • D.

    o público alvo.

Para desenvolver um bom plano de comunicação, em que temos de pensar primeiro?

  • A.

    Na estratégia.

  • B.

    Na criação.

  • C.

    Nos custos de produção.

  • D.

    Na mídia.

Um bom plano de comunicação deve prever a:

  • A.

    reação do público-alvo.

  • B.

    conquista de prêmios de propaganda.

  • C.

    reação do cliente.

  • D.

    economia nos custos de comunicação e de veiculação.

Qual destas frases está certa?

  • A.

    A mídia deve se limitar ao que o Cliente está pedindo.

  • B.

    Um bom plano de comunicação trabalha o posicionamento e orienta o conceito.

  • C.

    A elaboração de um plano de comunicação dispensa a colaboração da mídia e da criação.

  • D.

    O sucesso de uma campanha de propaganda só depende da criatividade das peças.

A informação é matéria-prima que se renova a cada instante e que gera novas informações na mesma velocidade em que é recebida. Como profissionais que trabalham ao lado do poder decisório, é desafio dos (as) secretários (as) saber gerenciar com competência e conhecimento o fluxo de informações de sua área de trabalho. Assim, podemos afirmar que GED significa:

  • A.

    gerenciamento estatístico de dados.

  • B.

    gerenciamento específico de dados.

  • C.

    gerência eletrônica de diagnósticos.

  • D.

    gerenciamento eletrônico de documentos.

Para o secretário (a), o conceito de Endomarketing pode ser entendido como:

  • A.

    ações empresariais que buscam satisfazer o cliente interno.

  • B.

    estratégias de satisfação do cliente externo.

  • C.

    plano satisfatório de carreira dos colaboradores internos.

  • D.

    ações voltadas para a responsabilidade social da empresa.

O modelo, concebido por Jerome McCarthy, que agrupa elementos fundamentais para a atividade de marketing é conhecido como:

  • A.

    Quatro Pês: produto, ponto, preço e promoção;

  • B.

    Quatro Cês: cliente, custo, cadência e comunicação;

  • C.

    Quatro Ás: análise, ambiente, ativação e avaliação;

  • D.

    Três Pês: público, publicidade e padronização;

  • E.

    Três Cês: conteúdo, conveniência e customização.

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