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Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Formas de ser e de aparecer de veículos de comunicação, tais como a televisão e o vídeo, podem ser sucintamente descritas em suas inter-relações. Assim, por exemplo:
a televisão mobiliza nossa afetividade, provocando sensações e despertando emoções imediatas; o vídeo constitui obra em linguagem televisiva, de cunho artístico, técnico ou didático;
pela relação imagem, som e palavra, a televisão orienta nossa sensibilidade para uma compreensão imediata do real; o vídeo reforça o interesse que desperta pela parceria com o computador;
pelo seu caráter de veículo apto a realizar mediações e despertar sentimentos, em plano analógico e/ou conceitual, a TV fornece ao vídeo todos os dispositivos necessários à reprodução de imagens do real;
a televisão vem se juntar ao computador para a construção de uma hiperrealidade, deixando para produções em vídeo a exclusiva competência de uma reprodução documental da realidade;
a televisão foi o veículo de comunicação típico do século XX, quando, aliada aos satélites, tornou-se uma potência; ao capturar nosso olhar, as imagens coloridas do vídeo solicitam nossa inteligência sensível.
Considerando as tendências contemporâneas do mercado editorial nacional, os jornais constituem-se na mídia preferencial
das massas urbanas já que as tiragens têm crescido nas cidades e na proporção direta do crescimento demográfico da população do Brasil.
das massas urbanas e rurais devido em especial ao novo gênero do jornalismo popular cujas características atraíram uma nova leva de leitores da classe média que estava se afastando do hábito de ler diariamente periódicos.
dos alfabetizados, com renda média e alta e educação superior, cosmopolitas e que se acostumaram também a se entreter com programas de televisão popular.
dos adolescentes que por natureza são críticos e ávidos de informação.
das elites nacionais que não prestigiam a TV e que preferem a leitura como meio de informação.
A política editorial de certo veículo
estabelece, prioritariamente, o código de conduta a ser respeitado pelos jornalistas.
estabelece, prioritariamente, o padrão gráfico de um veículo impresso.
define as prioridades de conteúdo assim como o padrão e as normas de investigação de sua equipe de reportagem.
orienta o contato publicitário em suas negociações com os anunciantes.
diz respeito aos editoriais publicados e divulgados no veículo.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A mensagem bem planejada e estruturada e a escolha adequada do veículo de comunicação dirigida proporcionarão um feedback mais rápido da situação (Ferreira, 2001). De acordo com o autor, consideram-se veículos auxiliares:
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Excelente meio de comunicação, criado com um objetivo específico, planejado institucionalmente, com previsão de número de exemplares e serve de veículo das informações da empresa para os funcionários. Fala-se de:
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A mídia de massa (jornal, revista, rádio e televisão) é apropriada para distribuir, além de publicidade, entretenimento e conteúdo educacional a um público genérico disperso. Por essa razão, os planejadores de comunicação consideram a mídia de massa valiosa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os planejadores de comunicação usam a mídia de massa porque ela pode atingir um vasto público a custos relativamente baixos, exceção feita à televisão, quando se trata de veiculação em âmbito nacional.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A mídia de massa (jornal, revista, rádio e televisão) é apropriada para distribuir, além de publicidade, entretenimento e conteúdo educacional a um público genérico disperso. Por essa razão, os planejadores de comunicação consideram a mídia de massa valiosa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de mídia por intermédio de meios massivos possibilita a distribuição de publicidade a um tipo específico de público atraído por determinados editoriais ou programas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A mídia de massa (jornal, revista, rádio e televisão) é apropriada para distribuir, além de publicidade, entretenimento e conteúdo educacional a um público genérico disperso. Por essa razão, os planejadores de comunicação consideram a mídia de massa valiosa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O planejador de mídia se interessa pelas revistas especializadas porque elas abordam interesses gerais da massa por meio de ilustrações na capa e nas páginas internas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A mídia de massa (jornal, revista, rádio e televisão) é apropriada para distribuir, além de publicidade, entretenimento e conteúdo educacional a um público genérico disperso. Por essa razão, os planejadores de comunicação consideram a mídia de massa valiosa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os jornais diários de grande circulação transmitem notícias, informações e valores para o leitor, que, como consumidor de massa, busca nos jornais, principalmente, entretenimento.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A mídia de massa (jornal, revista, rádio e televisão) é apropriada para distribuir, além de publicidade, entretenimento e conteúdo educacional a um público genérico disperso. Por essa razão, os planejadores de comunicação consideram a mídia de massa valiosa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Em função dos altos custos e da dificuldade de demonstração dos resultados, o rádio e a televisão são os veículos de comunicação de massa menos procurados pelos consumidores para ter acesso à publicidade.
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