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Comunicação Social - Marketing - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nas sociedades modernas, o Marketing constitui-se num importante capítulo no gerenciamento das atividades humanas. Com a evolução nas relações de troca entre os indivíduos e todo um processo de desenvolvimento dos mecanismos e sistemas comerciais, chegamos ao que hoje se denomina "sociedade afluente" (Kunsch, 2001).
A autora se refere ao termo sublinhado como sendo:
Uma sociedade com uma parcela importante de sua população detendo um poder de consumo relevante, um poder aquisitivo maior que o necessário para a sua sobrevivência.
Sociedade comunista influente.
Sociedade que se reúne para traçar estratégias de expansão de interesses.
Sociedade de empresas de pequeno porte, porém, em expansão.
Sociedade que reúne estagiários de Relações Públicas, geralmente sem nenhum tipo de orientação, que organizam eventos.
Comunicação Social - Marketing - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre Relações Públicas e Marketing é correto afirmar:
Em empresas de médio e grande portes não é uma prática freqüente a contratação de consultoria externa de Marketing.
De acordo com a evolução dos mercados e das demandas empresariais, pode-se considerar Marketing não apenas como um conjunto de atividades que visam ao mercado, mas, essencialmente, como uma filosofia empresarial que, uma vez implantada, atua como fator diferencial mercadológico.
Todas as empresas, sem exceção, que começam a se desenvolver, criam um departamento de Marketing precedido de estudo criterioso da viabilidade da idéia, bem como das funções específicas do setor dentro da estrutura organizacional.
Um Relações Públicas necessita ter conhecimento de como se prepara um press release, que é definido no mundo empresarial como "utilização adequada em benefício das organizações de um adendo especial".
Em caso de campanha ou lançamento de novo produto não há necessidade de haver um kit para a imprensa, pois as notícias serão dadas na ocasião pelo profissional de Relações Públicas.
Comunicação Social - Marketing - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nos anos contemporâneos a gerência de crises aparece como uma preocupação constante das empresas. No que concerne a este assunto, pode-se afirmar que a alternativa correta é:
Crise é uma ocorrência súbita, geralmente inesperada e que requer uma atenção imediata.
Emergência é um item em disputa, que surge e mostra sinais de que se pode transformar numa disputa, que envolve pontos de vista diferentes entre adversários.
Assunto público é o estágio no qual acontecimentos futuros que afetam uma pessoa ou organização será determinado.
Identificar um problema dentro da categoria errada pode levar a se fazer planos incorretos e conduzir a programas ineficazes.
Dissidentes e ativistas são pessoas que sempre propõem algo no qual acreditam.
Comunicação Social - Marketing - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Use V (se for verdadeiro) e F (se for falso):
( ) Capital e tecnologia são importantes e parecem adquirir cada vez mais importância, mas nada valem sem as pessoas que as utilizam e viabilizam.
( ) A administração das organizações é, na sua essência, uma ampla gama de relação entre as pessoas, o que significa comunicação.
( ) O profissional de RP se depara com um Brasil contemporâneo, visualizado num panorama estável, sem grandes especificidades nesta área.
( ) Marketing, Relações Públicas e as outras áreas devem ter seus objetivos centrados em determinados segmentos do público, condição necessária para que cumpram, de forma adequada, suas funções em prol do desenvolvimento da organização.
A seqüência correta está na opção.
O plano de mídia é uma extensão do plano de marketing geral e é elaborado em certos níveis de tomadas de decisão, que se resumem a algumas etapas principais. Com base nessa afirmação, julgue os itens seguintes.
Um bom planejador de marketing, ao formular suas táticas de mídia, lista, de modo cuidadoso e de acordo com os objetivos a serem atingidos pelo cliente, os passos a serem seguidos na implementação da definição dos tipos de veículos, horários e freqüência a serem comprados.
O plano de mídia é uma extensão do plano de marketing geral e é elaborado em certos níveis de tomadas de decisão, que se resumem a algumas etapas principais. Com base nessa afirmação, julgue os itens seguintes.
Planejamento estratégico de marketing e de mídia tem como base o fato de que os veículos de comunicação são escolhidos de acordo com a expectativa das pessoas de encontrarem assuntos que satisfaçam seus interesses de modo rápido e objetivo.
Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.
As pesquisas sobre enquadramento (ou framing) têm grande utilidade para assessores de imprensa e marketing, pois descrevem o modo como os atores políticos tentam apresentar seus assuntos ou eventos particulares para a imprensa.
Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.
Endomarketing é o trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa, considerando empregados como clientes e fornecedores internos.
Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.
A atual segmentação dos mercados consumidores em formas e conteúdos comunicativos decorre fundamentalmente da multiplicação de fontes e canais especializados.
A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A imagem das organizações públicas depende da construção de sua identidade visual e de uma logomarca criada pela assessoria de comunicação por meio de uma agência de publicidade e propaganda. Essa imagem fica portanto, a cargo apenas dos profissionais de marketing.
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