Questões de Comunicação Social do ano 2006

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De modo substantivo, a noção de marketing político assim se deixa definir:

  • A.

    veiculação e aparecimento regular de mensagens de um candidato a cargo eletivo, de forma discreta, em pautas e programações de incumbência da mídia;

  • B.

    estratégia mercadológica por cuja execução sistemática se pode chegar a um determinado grupo de eleitores ainda indecisos quanto a seus candidatos;

  • C.

    tática eleitoreira para se atingir o eleitorado de maneira massiva, permitindo a um candidato a cargo eletivo fazer chegar sua mensagem a distintos eleitores;

  • D.

    conjunto de atividades planejadas por meio das quais se apresenta e se promove um candidato a cargo eletivo como se de um produto se tratasse;

  • E.

    agir comunicativo político-eleitoral destinado a promover uma segmentação de mercado orientada para a sensibilização de um grupo de eleitores.

Os efeitos do fortalecimento dos discursos especialistas, trazidos pela crescente profissionalização das atividades de comunicação, cuja função explícita é legitimar estratégias e modelos de organizações empresariais e institucionais, são cada vez mais perceptíveis. A chamada sociedade da informação é também a da produção de estados mentais e estes fatores devem ser a base para se pensar em liberdade e democracia na comunicação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Marketing social e responsabilidade social são conceitos semelhantes quando utilizados por organizações com o objetivo de promover sua imagem institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas abaixo.

I. O alcance ocorre em relação ao público-alvo da praça de veiculação.

II. A freqüência média pode também ser calculada através de média aritmética.

III. Chama-se alcance o percentual de domicílios ou pessoas que serão atingidos.

Das afirmativas da página anterior, está(ão) corretas(s)

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, apenas

  • C.

    I e II, apenas

  • D.

    I e III, apenas

  • E.

    II e III, apenas

É um veículo de comunicação de massa:

  • A.

    Intranet.

  • B.

    Mídia extensiva.

  • C.

    Quadro de avisos.

  • D.

    Vídeo institucional.

  • E.

    Circuito interno de TV.

A revista é um meio de comunicação que tem por característica a/o

  • A.

    regionalização.

  • B.

    cobertura de A - Z.

  • C.

    baixo índice de dispersão.

  • D.

    velocidade de informação.

  • E.

    seletividade e segmentação.

Ao contrário do rádio e dos meios impressos, a TV depende de uma agenda futura, ou seja, um retrato pormenorizado do que será noticiável ou não. Com isso, a organização é fundamental, de uma forma com que se pese, primeiramente:

  • A. A pauta.
  • B. O sensacionalismo.
  • C. O âncora.
  • D. A apresentação da notícia.
  • E. A qualidade dos textos.

Segundo o planejamento de mídia, é um meio recente como qualquer outro, com a vantagem de ser interativo, de ser uma estrada de mão dupla e deve ser utilizado com os mesmos critérios das outras mídias. Trata-se de

  • A. revista.
  • B. jornal.
  • C. internet.
  • D. cinema.
  • E. rádio.

O processo de segmentação, dentro de uma organização, visa atingir públicos distintos de forma mais eficaz. Com relação a isso, considere os seguintes aspectos:

Na definição de um veículo segmentado, é central especificar:

  • A.

    apenas 1, 2 e 3.

  • B.

    apenas 1, 2 e 4.

  • C.

    apenas 1, 3 e 4.

  • D.

    apenas 2, 3 e 5.

  • E.

    apenas 3, 4 e 5.

No mundo em que a tecnologia da informação produz as mais diferentes revoluções sociais, culturais e econômicas, são considerados como meios de comunicação de massa:

  • A.

    Revistas, cinema, cartaz, televisão, rádio, jornais e internet.

  • B.

    Cartaz, cinema, correio, fanzine, gravadora, internet, jornais, livros, outdoor, outbus, panfletos, quadrinhos, rádio, revistas, televisão e vídeo.

  • C.

    Rádio, televisão, revistas, internet e jornais.

  • D.

    Rádio, televisão e jornais.

Em meio à revolução tecnológica, em que as informações se multiplicam, os veículos de comunicação procuram se adequar à velocidade, enriquecendo e otimizando a sua produção. Qual tem sido a preocupação desses veículos em relação à linguagem?

  • A.

    A redação, pautada na ética, deve conter uma linguagem simples, convincente e coerente com a linha de pensamento da empresa jornalística, definida por seu proprietário.

  • B.

    Frases curtas e objetivas, textos ordenados e de fácil assimilação. Na abertura do texto, destacar o aspecto mais importante do fato, de forma a atrair e motivar o leitor.

  • C.

    A linguagem deve abranger o vocabulário das novas gerações, expressas principalmente na Internet, ignorando as orientações acadêmicas e científicas voltadas para a preservação do idioma.

  • D.

    O texto precisa empolgar o leitor, de forma que ele se sinta satisfeito em lê-lo, mesmo que a confiança não alcance o nível ideal.

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