Questões de Comunicação Social do ano 2006

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A mídia de massa (jornal, revista, rádio e televisão) é apropriada para distribuir, além de publicidade, entretenimento e conteúdo educacional a um público genérico disperso. Por essa razão, os planejadores de comunicação consideram a mídia de massa valiosa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A revista, por ser um veículo que não tem audiência seletiva, obtém grande sucesso ao alcançar qualquer tipo de público.

  • C. Certo
  • E. Errado

O plano de mídia é uma extensão do plano de marketing geral e é elaborado em certos níveis de tomadas de decisão, que se resumem a algumas etapas principais. Com base nessa afirmação, julgue os itens seguintes.

O estabelecimento dos objetivos de mídia é feito em função das declarações das metas que mais provavelmente cumprirão os objetivos do plano de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

O plano de mídia é uma extensão do plano de marketing geral e é elaborado em certos níveis de tomadas de decisão, que se resumem a algumas etapas principais. Com base nessa afirmação, julgue os itens seguintes.

Na etapa da projeção da estratégia de mídia, são definidas as ações que resultam em decisões específicas e respostas às perguntas básicas de segmentos de público.

  • C. Certo
  • E. Errado

O plano de mídia é uma extensão do plano de marketing geral e é elaborado em certos níveis de tomadas de decisão, que se resumem a algumas etapas principais. Com base nessa afirmação, julgue os itens seguintes.

Para a elaboração do plano de mídia e para a compra dos espaços nos diferentes veículos, a cada campanha, o anunciante demanda da agência a contratação de um diretor de mídia que conheça exclusivamente as potencialidades do produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao desenvolvimento da era da comunicação de massa, julgue os itens a seguir.

Com o aparecimento e a aceitação da imprensa de massa, o ritmo da comunicação humana tornou-se cada vez mais intenso e veloz, o que permitiu a formação de grandes redes de conexão entre as pessoas e de espaços alternativos para a comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao desenvolvimento da era da comunicação de massa, julgue os itens a seguir.

Devido às diferentes estruturas políticas, aos diversos sistemas econômicos e aos cenários histórico-culturais, é razoável esperar que a estrutura dos próprios veículos de massa assuma diferentes formas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao desenvolvimento da era da comunicação de massa, julgue os itens a seguir.

A produção, a distribuição e o consumo da mídia de massa são profundamente influenciados por questões políticas e pela definição do regime de governo, ou seja, se o regime é uma democracia liberal, uma ditadura declaradamente totalitária, ou outro entre esses dois extremos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A importância do estudo das maneiras como os produtos de comunicação de massa são recebidos e compreendidos pelas pessoas no seu cotidiano decorre da necessidade dos fabricantes de eletroeletrônicos criarem produtos inovadores para o mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Usar corpo pequeno para os caracteres e deixar pouco espaço entre as linhas; separar as frases de uma lauda a outra; escrever números ou cifras altas e números ordinais em algarismos; deixar de fazer as indicações, de forma clara e destacada, sobre os elementos sonoros extras a serem introduzidos pelo operador de áudio, são aspectos que:

  • A. constituem falhas na preparação de um script de rádio e tendem a comprometer a qualidade da sua apresentação (locução) e a qualidade da sua compreensão pelo ouvinte.
  • B. constituem falhas na preparação de um script de rádio, mas isso não tem qualquer conseqüência sobre a qualidade da sua apresentação (locução) e recepção.
  • C. constituem falhas na locução de um programa de rádio.
  • D. constituem acertos na preparação de um script de rádio porque a boa locução e fácil compreensão pelo ouvinte dependem fundamentalmente da indicação do nome do redator da matéria e da voz do locutor.
  • E. constituem acertos na preparação de um script de rádio porque a boa locução e uma fácil compreensão pelo ouvinte dependem exclusivamente da voz do locutor.

Uma das características mais importantes e valorizadas no rádio, quanto à linguagem, é:

  • A. o estilo coloquial, que significa a narração em forma de solilóquios.
  • B. o estilo formal, contribuindo para a popularização da norma culta da língua nacional.
  • C. o estilo teatral, que visa dar a todos os conteúdos narrados um ar de espetáculo, prática também conhecida como espetacularização da notícia..
  • D. o estilo coloquial, que consiste no uso de vocabulário e sintaxe bem próximos da linguagem cotidiana.
  • E. estilo panfletário, caracterizado pela imitação da simplicidade de um panfleto, daí a denominação de linguagem panfletária.
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