Questões de Comunicação Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Release é um texto com estrutura jornalística padrão e indicação de um responsável pelas informações. Porém, NÃO podemos considerar entre os critérios para aproveitamento de um release:

  • A. Interesse público
  • B. Disponibilidade e exclusividade
  • C. Ser uma novidade
  • D. Os custos do envio
  • E. Adequação

A entrevista coletiva é um recurso importante para o assessor de imprensa, pois possibilita a divulgação de fatos e opiniões relacionados ao seu cliente de forma dinâmica e com resultados abrangentes. Quanto à sua organização, as coletivas podem ser classificadas em espontâneas ou provocadas. Como são classificadas as entrevistas coletivas provocadas?

  • A. São as que ocorrem sem a intervenção de um assessor de imprensa.
  • B. São as que o assessor de imprensa facilita a realização da entrevista.
  • C. São as que o assessor de imprensa garante espaços importantes nos noticiários das emissoras de rádio e TV.
  • D. São as que o próprio assessor de imprensa organiza, dependendo das necessidades do cliente e considerando os critérios jornalísticos.
  • E. São aquelas em que o assessor de imprensa não tem, necessariamente, que saber identificar a necessidade e oportunidade para a convocação da coletiva.

Boletins de pauta são um conjunto de pautas enviadas a jornalistas para seleção de assuntos de interesse. Geralmente, apresentam um texto muito curto sobre cada pauta, com a identificação de fontes. Por um outro lado, um texto que tem apenas uma lauda, com no máximo 30 linhas, é suficiente para informar o essencial e gerar notícia – se o assunto merecer. A este tipo de texto, damos o nome de:

  • A. release
  • B. artigo
  • C. lide
  • D. Nota
  • E. Coluna

A área responsável pelo relacionamento com a imprensa de qualquer organização, seja pública ou privada, sempre tem em mente a construção de uma rede eficaz de comunicação com a mídia, capaz de garantir o fluxo de comunicação constante, indispensável para a manutenção e ampliação da imagem da organização junto a opinião pública. Acerca desse relacionamento, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma organização terá um bom relacionamento com a mídia se exercitar cotidianamente o diálogo com a imprensa, mesmo para os assuntos que não sejam muito agradáveis à instituição.

  • B.

    Na primeira vez que uma notícia que desqualifique a instituição for divulgada, a assessoria de comunicação deve reclamar imediatamente com o editor do jornal para que essa prática não se torne freqüente.

  • C.

    A assessoria de comunicação tem a obrigação de vetar a divulgação de temas polêmicos que envolvam a instituição.

  • D.

    Para contar com a boa vontade da imprensa é necessário que a instituição seja anunciante regular dos veículos de comunicação.

A respeito do papel da assessoria de comunicação no relacionamento com a mídia, assinale a opção correta.

  • A.

    O assessor de comunicação costuma dar entrevistas no lugar da fonte, que, geralmente, é uma autoridade e nunca tem tempo para atender aos jornalistas.

  • B.

    Se o jornalista for arrogante, a assessoria de comunicação precisa tratá-lo de forma superior para que ele se coloque no devido lugar.

  • C.

    Se o repórter chegar à instituição com uma opinião preconcebida a respeito do assunto em pauta, é preciso que a assessoria de comunicação seja didática, apresentando os argumentos da instituição de forma paciente e organizada.

  • D.

    Para não se confundir os papéis, os encontros informais entre jornalistas e fonte devem ser evitados. Eventos do tipo caféda- manhã, almoço ou jantares para jornalistas parecer um possível gesto de cooptação da imprensa.

Os instrumentos de que a assessoria de imprensa dispõe para a realização do seu trabalho cotidiano incluem o(a)

I release.

II sugestão de pauta.

III anúncio publicitário.

IV entrevista.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

O texto de um release

  • A.

    deve ser focado em informações técnicas e tabelas demonstrativas.

  • B.

    precisa trazer um conteúdo que seja de interesse público.

  • C.

    deve enaltecer os feitos realizados pela organização.

  • D. não deve ser redigido na forma de notícia.

A administração de uma crise não é tarefa fácil, mas, se bem conduzida, os danos de imagem de uma instituição podem ser superados e o relacionamento com a imprensa, fortalecido. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A pior reação da instituição durante uma crise é entrar em pânico e criar alternativas mirabolantes em vez de se ater aos fatos concretos.

  • B.

    Uma boa estratégia para enfrentar as notícias negativas durante uma crise é ser proativo e contar tudo que sabe rapidamente para que a imprensa não se alimente de especulações.

  • C.

    A instituição que prevê o surgimento de uma crise não deve atender o jornalista que queira fazer uma matéria negativa.

  • D.

    É importante que a organização escolha um porta-voz único para falar durante a crise, considerando que essa pessoa deve saber se comportar perante os jornalistas e ter as informações necessárias.

A concessão de entrevistas e os encontros com jornalistas são formas interessantes de estimular o bom relacionamento com a imprensa. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As visitas de autoridades às redações dos jornais são uma prática comum que deve ser estimulada.

  • B.

    Se a autoridade não tem tempo na agenda para receber e atender os vários pedidos de entrevistas, ela pode se propor a atender os jornalistas em grupos segmentados, como, por exemplo, todos os jornalistas de rádio que tiverem interesse na entrevista.

  • C.

    No caso de atraso previsível de uma entrevista coletiva marcada pela instituição, o melhor é não contar aos jornalistas, para evitar que eles vão embora.

  • D.

    No caso de perguntas inconvenientes serem realizadas durante as entrevistas, é importante que a autoridade esteja ciente de que elas podem ocorrer e, antes de tudo, mantenha a calma.

Uma boa forma de mensurar o trabalho realizado com a imprensa é o clipping, que, mesmo possuindo algumas limitações, acaba refletindo o esforço de comunicação da instituição. Com relação às características do clipping, assinale a opção correta.

  • A.

    Para ser eficiente o clipping precisa ser impresso; a versão eletrônica, que tem sido explorada comercialmente, é incompleta e de difícil manuseio.

  • B.

    A centimetragem é a única forma segura de medir o clipping e o trabalho da assessoria de comunicação. Quanto mais matérias, melhor o trabalho.

  • C.

    Para qualificar ainda mais o retorno do trabalho com a imprensa, a centimetragem do clipping deve ser multiplicada pela tabela de anúncio dos veículos, para que se obtenham os valores financeiros do trabalho.

  • D.

    Para que o clipping seja completo, além de selecionar a notícia que é publicada na parte interna do veículo, precisa também selecionar as chamadas de capa ou destaques.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...