Questões de Comunicação Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Visando ao melhor atendimento do público consumidor, as organizações possuem centrais de atendimento. A tipologia dessas centrais encontra-se na opção:

  • A. Defensiva, ativa e interativa.
  • B. Defensiva, agressiva, catalisadora.
  • C. Ativa, passiva, padronizada.
  • D. Ativa, passiva, moderada.
  • E. Defensiva, ativa, agressiva.

Marque a alternativa que contém os pilares para a montagem de uma central de atendimento:

  • A.

    bom sistema de telefonia e bom apoio de informática, apenas.

  • B.

    bom sistema de telefonia, bom método de atuação e boa equipe, apenas.

  • C.

    bom sistema de telefonia e com método de atuação, apenas

  • D.

    boa equipe e bom sistema de telefonia, apenas.

  • E.

    bom sistema de telefonia, bom método de atuação, bom apoio de informática, boa equipe.

Teorias elaboradas acerca das origens e funções da propaganda situam suas origens em fins do século XVI. Estaria referida à formação de missionários, aos quais competiria disseminar uma crença.

Por propaganda, pode-se então entender:

  • A.

    divulgação maciça de diretrizes de comportamento e de ativa participação em campanhas de conscientização, a par de atitudes de consumo ideológico e comercial;

  • B.

    conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de influenciar o comportamento humano, tendo finalidades religiosas, políticas ou cívicas;

  • C.

    modelagem e mobilização de corações e mentes à vista de uma consistente difusão de idéias, normas e princípios, pelas quais se podem pautar propostas comerciais;

  • D.

    composto de ferramentas ideológicas destinadas a promover a adesão introspectiva de neófitos a causas políticas e públicas ou, ainda, a questões religiosas;

  • E.

    formação rematada de um complexo de idéias, conceitos e regras de procedimento afirmativo, que servem de lastro ideológico à promoção de produtos de consumo.

Ao contrário do jornal impresso no qual tudo é planejado ou quase todas as notícias são definidas previamente por processos de seleção e edição, no rádio a instantaneidade e a urgência definem o que vai para o ar. Contudo, por trás dessa aparente rotina, o radiojornalismo também segue normas de trabalho, EXCETO:

  • A. Ter um diretor e um gerente de jornalismo, que devem planejar e pensar o conteúdo dos noticiários.
  • B. Ter uma equipe técnica de edição sonora e reportagens.
  • C. Ter uma equipe de exibição, ou seja, locutores, produtores, auxiliares de produção e sonoplastas.
  • D. Ter coordenadores de área, chefes de reportagem, repórteres, redatores e correspondentes que substituam os editores, fato muito comum no radiojornalismo.
  • E. Ter a prática de reproduzir o noticiário de agências ou jornais e revistas impressos.

O esquema clássico de organização da redação no noticiário jornalístico, a chamada "pirâmide invertida", consiste em um texto que apresenta em seqüência:

  • A.

    os fatos culminantes, a narração em ordem cronológica, os pormenores interessantes e o desfecho.

  • B.

    os fatos culminantes, os fatos importantes, os pormenores interessantes e os detalhes dispensáveis.

  • C.

    a introdução do acontecimento, a descrição dos fatos, os detalhes interessantes e a conclusão.

  • D.

    o resumo da notícia, a descrição mais minuciosa, os pormenores interessantes e o desfecho.

  • E.

    os detalhes da introdução, os fatos de crescente importância que criam suspense, os fatos culminantes e o desfecho.

Em boa medida um típico noticiário de TV

  • A.

    narra o equivalente aos leads das principais matérias do dia publicados num diário.

  • B.

    equivale ao conteúdo editorial de uma revista semanal.

  • C.

    acrescenta aos leads dos jornais informação de profundidade complementando a tarefa levada a cabo pela mídia impressa.

  • D.

    é constituído por furos.

  • E.

    é comentário e julgamento de valor ao estilo da narração de Boris Casoy que não se cansa de denunciar que isso ou aquilo é uma vergonha .

Nos noticiários de televisão, a cronometragem do tempo:

  • A. deve ser omitida do script do locutor, porque isso pode atrapalhar a locução.
  • B. deve exibida na tela, para que o telespectador faça o controle de qualidade do programa.
  • C. é controlada exclusivamente pelo locutor, que indica o momento certo dos cortes ao diretor de estúdio mediante um leve aceno de cabeça.
  • D. precisa ser claramente indicada no script do locutor, para que haja sincronia entre locução e imagem.
  • E. aparece exclusivamente no script dos operadores de câmera, que controlam a sincronia entre locução e imagem mediante sinais.

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

As frases de impacto sobre assuntos do telejornal que abrem o programa são chamadas de espelho do jornal.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Um eficiente gerenciamento de crise exige uma visão global dos problemas decorrentes por parte de quem tem a responsabilidade de orientar a empresa ou a entidade. Nessa situação, são vários os públicos a serem objeto do processo de comunicação, embora o mais comum seja pensar apenas na imprensa e nos funcionários".

 Numa circunstância de crise, a informação tem valor fundamental. A mensagem empresarial, portanto, caracteriza-se por

  • A.

    ser inverídica.

  • B.

    ser inadequada.

  • C.

    ser bastante detalhista.

  • D.

    transmitir confiabilidade.

  • E.

    divulgar informações meramente técnicas.

Das principais funções de um assessor de imprensa, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Produção de boletins, jornais, revistas, vídeos, rádios internas entre outros instrumentos de comunicação.
  • B. Atuação como porta-voz, relações públicas, além de editar publicações empresariais.
  • C. Trazer mais credibilidade e visibilidade e consecução dos objetivos da empresa em questão.
  • D. Trazer mais credibilidade de apoio para repórteres e editores, agindo como intermediário qualificado.
  • E. Não influenciar o público em relação à opinião individual sobre a imagem da empresa assessorada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...