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Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.
Os publieditoriais são instruções e diretrizes transmitidas pela direção do veículo de comunicação às agências responsáveis por campanhas publicitárias.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.
Anúncios de organizações ou órgãos públicos, veiculados nas publicações institucionais mantidas pela própria organização, são, em geral, conhecidos como editoriais de parceria ou de fixação de credibilidade e imagem.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Uma ação bem planejada de comunicação pode mudar completamente a imagem de uma organização ou empresa, o que pode ser conseguido em curtíssimo prazo, uma vez que as assessorias modernas estão aparelhadas com tecnologias de ponta.
É correto dizer que:
Nos jornais, os preços dos espaços publicitários são baseados na circulação do veículo. De acordo com Armando SantAnna (Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, p. 217), para se ter uma noção clara dos preços e poder-se comparar o custo do anúncio em veículos de preços e circulações diferentes, deve-se reduzir o preço (de página ou centímetro) de cada um ao custo por mil leitores (million-rate).
o custo por mil leitores no jornal A é maior do que no jornal B;
o custo por mil leitores no jornal B é maior do que no jornal A;
o custo por mil leitores no jornal B é a metade do verificado em A;
o custo por mil leitores no jornal A é a metade do verificado em B;
ambos têm preços diferentes, mas custo por mil leitores idêntico.
O GPR (Gross Rating Points) é uma técnica da mídia que permite medir com segurança qual o total do públicoalvo que estamos atingindo e com que freqüência isto se verifica.
(SANTANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, p. 221).
Considerando-se um anúncio que obteve 40% de audiência na primeira inserção, 50% na segunda e 30% na terceira, a contagem de GRPs é igual a:
38;
40
60
120
230
Na programação visual de materiais gráficos institucionais, é preciso levar em consideração que a vista do leitor foi educada para, numa folha escrita ou impressa, seguir uma diagonal.
A primeira região que nosso hábito de leitura nos compele a olhar numa página é a chamada área ótica primária, que corresponde:
à circunferência central;
ao ângulo superior direito;
ao canto superior esquerdo;
ao vértice inferior direito;
à extremidade inferior esquerda.
Uma das características do folder a ser observada no processo de edição é o fato de que este tipo de publicação:
exige acabamento com técnica de brochura;
é constituído por uma só folha impressa;
requer confecção em plástico ou tecido;
tem periodicidade regular e constante;
impõe a adoção do formato oblongo.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Uma campanha publicitária pode ser definida como o conjunto de peças publicitárias criadas, produzidas e veiculadas de maneira coordenada, de acordo com determinados objetivos de propaganda de um produto ou serviço, marca, empresa ou qualquer órgão público ou privado. No referente a campanha publicitária, julgue o próximo item.
Teaser é um recurso utilizado depois de uma campanha que não teve o impacto desejado. Elaborado de maneira criativa, o teaser concentra a atenção do público em determinada característica do produto ou acontecimento que não foram suficientemente explorados ou compreendidos com a campanha de propaganda.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto à opinião pública.
As informações acima referem-se à comunicação
social.
interna.
externa.
empresarial.
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