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Com referência a tipologias de eventos, julgue os itens seguintes.
Reuniões coloquiais são consideradas eventos se têm por objetivo levar informação especializada aos participantes.
Considerando as propostas de ação colocadas no texto acima, julgue os próximos itens.
Em um evento, a montagem de uma sala de imprensa realmente funcional, com atendimento especializado de assessores, dispensa o credenciamento dos jornalistas que vão cobrir o evento.
Nos últimos anos, vem-se observando um movimento crescente das empresas na direção da responsabilidade social, que inclui o apoio a eventos culturais e esportivos, bem como a iniciativas filantrópicas. Neste contexto, estimulado por leis federais e estaduais, o chamado marketing cultural é bastante utilizado por grandes empresas. Assim, pode-se considerar que o emprego do marketing cultural constitui um investimento:
de curto prazo, que impacta diretamente sobre a marca.
de consolidação e aumento da simpatia pela empresa.
social, sem impacto significativo sobre a imagem da empresa.
para gerar vendas imediatas junto a segmentos mais afluentes.
que aumenta a eficiência da mídia na exposição da marca.
A respeito dos comportamentos do consumidor, segundo as teorias clássicas dos psicólogos: Gustave Le Bon e Abrahan Harold Maslow, é correto afirmar:
Gustave Le Bon afirma que a atividade humana é governada por diversos tipos de lógica e a propaganda deve se dirigir prioritariamente à lógica biológica, a fim de atender às necessidades de sobrevivência do ser humano;
Abrahan Maslow, fundador da psicologia social, afirma que as necessidades humanas podem ser hierarquizadas, sendo que a mais importante delas é a auto-realização através da busca pelo conhecimento;
Abrahan Maslow afirma que qualquer indivíduo se interessa unicamente em procurar o prazer e evitar a dor, logo a primeira necessidade humana é a segurança;
Gustave Le Bom afirma que a Lógica Mística é exclusiva da humanidade e pode inclusive inspirar atos contrários aos interesses biológicos;
Abrahan Maslow hierarquiza as necessidades humanas, seguindo a seguinte ordem: segurança, estima, autorealização, fisiológica e relacionamento.
Ao apresentar os princípios do marketing, tradicionalmente fala-se em 4 Ps. A definição correta ao apresentar um desses Ps é:
Produto é o serviço ou idéia oferecido codianamente e que deve ser mensurado apenas por suas qualidades técnicas;
Promoção (Propaganda) é a informação dirigida ao público consumidor com o único objetivo de criar uma necessidade de consumo a longo prazo;
O preço deve ser analisado apenas como a relação entre custos e lucro, ignorando as pressões da concorrência;
Público consumidor deve ser avaliado exclusivamente por seu poder de compra;
Ponto de venda é tecnicamente conhecido como distribuição e visa tornar o produto facilmente acessível ao consumidor.
Sobre as funções de uma pesquisa de produto é correto afirmar:
avalia a eficácia das ações de propaganda no sentido de fixar a marca;
determina a importância do preço na seleção da marca;
determina a penetração da marca nos canais de distribuição atacadista e varejista;
determina o desenho ótimo do produto, orientando o posicionamento e reposicionamento da marca;
estabelece o potencial de mercado e a receptividade da marca para vários segmentos.
Com relação aos tipos de marketing, é correto afirmar:
marketing institucional é mais voltado para o marketing share do que para o share of mind, atuando fundamentalmente através de estratégias de promoção de vendas;
marketing cultural, esportivo, ecológico e comunitário são modalidades do marketing institucional, que tem como objetivo a criação de uma atitude favorável do público em relação à empresa ou instituição;
marketing institucional está voltado apenas para o posicionamento da empresa em termos de responsabilidade social, enquanto o marketing direto será responsável pela imagem corporativa e a identidade visual da empresa;
marketing institucional trabalha no sentido de identificar demandas latentes na sociedade para que empresa possa lançar novas marcas;
marketing comunitário é uma modalidade mais abrangente que o marketing social e é um tipo de marketing institucional que se desenvolve obrigatoriamente em parceria com órgãos do governo.
Sobre os diversos tipos de pesquisa no sentido de nortear as estratégias de comunicação, nas áreas de marketing e publicidade, não é correto afirmar:
a pesquisa de produtos é um tipo de pesquisa de marketing, que envolve testes de mercado para produtos novos, assim como a procura de novas utilidades para produtos já existentes;
a pesquisa de motivação tem como objetivo conhecer profundamente a reação psicológica do público em relação a um produto, marca, acontecimento ou serviço;
a pesquisa de comunicação de marketing busca avaliar a eficácia da publicidade para o aumento de vendas;
a pesquisa de opinião pública destina-se a avaliar políticas de venda, com base no levantamento dos canais de distribuição;
a pesquisa de mídia faz um levantamento sobre o consumo dos meios de comunicação no que se refere às quantidades e às qualidades da audiência.
Nas atividades de marketing, encontramos diversos tipos de pesquisa. Quanto a essas pesquisas podemos afirmar que:
a pesquisa exploratória visa testar hipóteses específicas, daí se estruturar como um processo formal, no qual a informação necessária é claramente definida;
a pesquisa conclusiva utiliza-se de um processo flexível e não estruturado de pesquisa, para através de uma pequena amostra chegar a conclusões claramente definidas;
a pesquisa conclusiva pode ser usada para verificar os dados obtidos em uma pesquisa exploratória. Utilizando uma amostra maior, ela será capaz de auxiliar o tomador de decisão a estipular, avaliar e escolher a melhor direção de uma ação em uma determinada situação;
a pesquisa exploratória pode ser descritiva ou causal. A primeira descreve relações de causa e efeito, enquanto a segunda estuda as relações de causa e efeito a partir de simulações;
a pesquisa conclusiva serve apenas para desenvolver hipóteses e deve ser sempre seguida por uma pesquisa exploratória.
A respeito do assunto abordado nesse texto, julgue os itens a seguir.
O sítio não pode ser considerado como um canal de marketing da empresa.
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