Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São Paulo será a primeira cidade a ter Televisão Digital no Brasil. O modelo escolhido para a TV Digital no país terá o padrão
Americano.
Europeu.
Japonês.
Asiático.
Latino-Americano.
O acesso às novas tecnologias, como a edição não-linear digital, tem permitido o aumento das produções com qualidade. Hoje é possível a realização de produções que há alguns anos eram inviáveis, devido ao alto custo desses equipamentos de TV. Diante dessa assertiva, a alternativa que melhor define o conceito de edição nãolinear e seu impacto no processo de produção da mídia eletrônica (rádio e TV) é:
A edição não-linear consiste em cortes secos, onde temos uma máquina (VT) reprodutora e uma gravadora. Visualizando aquilo que é de interesse na fita, no momento de sua reprodução, gravamos o conteúdo desejado em outra fita, na máquina gravadora. É o que chamamos de PLAY/REC e isso oferece menor custo, com um tempo relativamente inferior.
A invenção da edição eletrônica permitiu a seleção dos pontos de entrada e de saída sem corte físico da fita e com a possibilidade de se ver as imagens nos monitores de vídeo, tanto da player (as tomadas ou takes), quanto da recorder, que mostra o resultado da edição. Garantiu, assim, precisão, mas impôs a não-linearidade, que não existia na montagem de filmes.
O processo de edição digital, realizado em computador, que permite a montagem e a mixagem de quaisquer trechos do áudio ou vídeo gravado, independente de sua seqüência linear, com acesso imediato e instantâneo a qualquer um de seus pontos. No processo de produção de rádio e televisão, isso representa economia de custo e tempo, tanto para a decupagem das imagens e sons, quanto para sua montagem.
Na ilha de edição convencional, composta por dois videoteipes, cada imagem selecionada numa máquina − chamada de player, porque apenas reproduz as cenas que queremos − é gravada em outra máquina − chamada de recorder. Como as cenas são gravadas em seqüência, dizemos que a edição obedece a uma linearidade.
Processo tradicional de edição de vídeo, criado antes do surgimento do microcomputador. O nome não-linear decorre da forma como as imagens são acessadas nos originais e montadas na versão final: como as mesmas encontram-se em fitas, é necessário efetuar uma busca seqüencial. Não é possível, por meio deste processo, por exemplo, inserir uma imagem entre outras duas já pré-gravadas na fita sem refazer todo o processo desde seu início.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considere que uma enchente na cidade de Belém tenha derrubado uma ponte. O meio mais adequado para as autoridades divulgarem esse fato à população é o(a)
telefone.
rádio.
e-mail.
carta.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A visão fragmentada, a multiplicidade de fontes emissoras, as simultaneidades aparentes são estratégias da mídia nos tempos da:
Antigüidade
Idade Média
Contra-Cultura
Modernidade
Pós-Modernidade
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Ao apresentar uma enquête estilo "povo fala" para um programa jornalístico para a TV, é aconselhável que:
o entrevistador reformule a pergunta para o entrevistado, caso isso seja necessário para obtenção de uma resposta coerente e satisfatória;
as respostas dos entrevistados não sejam editadas, sendo veiculadas sempre de forma integral, como garantido no documento de autorização de imagem;
a cada entrevistado, a pergunta seja repetida no ar, de forma a orientar o telespectador quanto ao conteúdo da resposta;
para dar mais dinamismo à entrevista, a pergunta seja sempre feita para pelo menos três entrevistados em quadro ao mesmo tempo;
as respostas sejam apresentadas sempre na mesma ordem em que os depoimentos foram gravados.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Sobre a relação entre o rádio e a Internet, é INCORRETO afirmar
que o rádio passa a estar seriamente ameaçado em sua existência pelas facilidades informativas que a Internet propicia.
que, em suas potencialidades, o computador, fundamental para a comunicação via Internet, é uma máquina de áudio, de correio e de arquivos.
que a Internet dá um novo impulso às rádios que transmitem em rede, ao facilitar a operacionalização de troca de arquivos de áudio.
que o correio eletrônico abre para as assessorias a possibilidade de enviar releases de áudio a emissoras de rádio.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Considerando as especificidades da redação para o rádio, marque a frase escrita de forma CORRETA.
Segundo pesquisas, ela tinha a preferência dos eleitores de classe elevada.
O deputado renunciou por razão ainda não conhecida oficialmente.
Senadores perdem credibilidade por colocar razões pessoais em primeiro lugar.
Mesmo sendo um candidato conhecido, ele jamais ganhou uma eleição.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas sobre o processo de produção em televisão.
I. Todas as indicações técnicas no texto do programa a ser transmitido são de responsabilidade do produtor.
II. O produtor deve, preferencialmente, visitar pessoalmente o local onde será desenvolvida a reportagem.
III. O produtor deve verificar a pertinência dos entrevistados quanto ao tema da entrevista e da repetição dos mesmos.
IV. O produtor deve checar com a técnica requisitos como som, hora de gravação e transmissão ao vivo.
A partir dessa análise, pode-se conclui que
todas as afirmativas estão incorretas.
todas as afirmativas estão corretas.
apenas duas afirmativas estão corretas.
apenas duas afirmativas estão incorretas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
A comunicação em organizações públicas pressupõe também relacionamentos comerciais com diversas mídias. Sobre esses relacionamentos, é CORRETO afirmar que
o bom relacionamento com os veículos noticiosos deve prever contrapartidas financeiras que garantam imagem positiva.
o relacionamento com os setores comerciais não prevê "portas escancaradas", ao contrário dos contatos com a imprensa.
anúncio de órgãos públicos em mídias noticiosas não exige planejamento, dada a sua natureza mais informativa do que comercial.
a concentração de anúncios em determinados períodos é mais eficiente por garantir maior retenção das informações veiculadas.
Sobre a edição de sonoras para a mídia eletrônica (rádio e televisão), assinale a afirmativa INCORRETA:
A edição deve "limpar" a sonora, eliminando longos períodos de silêncio, tosses, titubeios etc.
No caso do rádio, é importante antecipar no texto o que o entrevistado dirá no trecho de sonora selecionado.
As sonoras devem ser as mais opinativas possíveis. O contexto e o enredo devem estar no texto redigido pelo editor.
Uma entrevista pode, dependendo da qualidade, sofrer mais de uma edição – principalmente se for para programas distintos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...