Questões de Comunicação Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São Paulo será a primeira cidade a ter Televisão Digital no Brasil. O modelo escolhido para a TV Digital no país terá o padrão

  • a.

    Americano.

  • b.

    Europeu.

  • c.

    Japonês.

  • d.

    Asiático.

  • e.

    Latino-Americano.

O acesso às novas tecnologias, como a edição não-linear digital, tem permitido o aumento das produções com qualidade. Hoje é possível a realização de produções que há alguns anos eram inviáveis, devido ao alto custo desses equipamentos de TV. Diante dessa assertiva, a alternativa que melhor define o conceito de edição nãolinear e seu impacto no processo de produção da mídia eletrônica (rádio e TV) é:

  • a.

    A edição não-linear consiste em cortes secos, onde temos uma máquina (VT) reprodutora e uma gravadora. Visualizando aquilo que é de interesse na fita, no momento de sua reprodução, gravamos o conteúdo desejado em outra fita, na máquina gravadora. É o que chamamos de PLAY/REC e isso oferece menor custo, com um tempo relativamente inferior.

  • b.

    A invenção da edição eletrônica permitiu a seleção dos pontos de entrada e de saída sem corte físico da fita e com a possibilidade de se ver as imagens nos monitores de vídeo, tanto da player (as tomadas ou takes), quanto da recorder, que mostra o resultado da edição. Garantiu, assim, precisão, mas impôs a não-linearidade, que não existia na montagem de filmes.

  • c.

    O processo de edição digital, realizado em computador, que permite a montagem e a mixagem de quaisquer trechos do áudio ou vídeo gravado, independente de sua seqüência linear, com acesso imediato e instantâneo a qualquer um de seus pontos. No processo de produção de rádio e televisão, isso representa economia de custo e tempo, tanto para a decupagem das imagens e sons, quanto para sua montagem.

  • d.

    Na ilha de edição convencional, composta por dois videoteipes, cada imagem selecionada numa máquina − chamada de player, porque apenas reproduz as cenas que queremos − é gravada em outra máquina − chamada de recorder. Como as cenas são gravadas em seqüência, dizemos que a edição obedece a uma linearidade.

  • e.

    Processo tradicional de edição de vídeo, criado antes do surgimento do microcomputador. O nome não-linear decorre da forma como as imagens são acessadas nos originais e montadas na versão final: como as mesmas encontram-se em fitas, é necessário efetuar uma busca seqüencial. Não é possível, por meio deste processo, por exemplo, inserir uma imagem entre outras duas já pré-gravadas na fita sem refazer todo o processo desde seu início.

Considere que uma enchente na cidade de Belém tenha derrubado uma ponte. O meio mais adequado para as autoridades divulgarem esse fato à população é o(a)

  • A.

    telefone.

  • B.

    rádio.

  • C.

    e-mail.

  • D.

    carta.

A visão fragmentada, a multiplicidade de fontes emissoras, as simultaneidades aparentes são estratégias da mídia nos tempos da:

  • A.

    Antigüidade

  • B.

    Idade Média

  • C.

    Contra-Cultura

  • D.

    Modernidade

  • E.

    Pós-Modernidade

Ao apresentar uma enquête estilo "povo fala" para um programa jornalístico para a TV, é aconselhável que:

  • A.

    o entrevistador reformule a pergunta para o entrevistado, caso isso seja necessário para obtenção de uma resposta coerente e satisfatória;

  • B.

    as respostas dos entrevistados não sejam editadas, sendo veiculadas sempre de forma integral, como garantido no documento de autorização de imagem;

  • C.

    a cada entrevistado, a pergunta seja repetida no ar, de forma a orientar o telespectador quanto ao conteúdo da resposta;

  • D.

    para dar mais dinamismo à entrevista, a pergunta seja sempre feita para pelo menos três entrevistados em quadro ao mesmo tempo;

  • E.

    as respostas sejam apresentadas sempre na mesma ordem em que os depoimentos foram gravados.

Sobre a relação entre o rádio e a Internet, é INCORRETO afirmar

  • A.

    que o rádio passa a estar seriamente ameaçado em sua existência pelas facilidades informativas que a Internet propicia.

  • B.

    que, em suas potencialidades, o computador, fundamental para a comunicação via Internet, é uma máquina de áudio, de correio e de arquivos.

  • C.

    que a Internet dá um novo impulso às rádios que transmitem em rede, ao facilitar a operacionalização de troca de arquivos de áudio.

  • D.

    que o correio eletrônico abre para as assessorias a possibilidade de enviar releases de áudio a emissoras de rádio.

Considerando as especificidades da redação para o rádio, marque a frase escrita de forma CORRETA.

  • A.

    Segundo pesquisas, ela tinha a preferência dos eleitores de classe elevada.

  • B.

    O deputado renunciou por razão ainda não conhecida oficialmente.

  • C.

    Senadores perdem credibilidade por colocar razões pessoais em primeiro lugar.

  • D.

    Mesmo sendo um candidato conhecido, ele jamais ganhou uma eleição.

Analise as seguintes afirmativas sobre o processo de produção em televisão.

I. Todas as indicações técnicas no texto do programa a ser transmitido são de responsabilidade do produtor.

II. O produtor deve, preferencialmente, visitar pessoalmente o local onde será desenvolvida a reportagem.

III. O produtor deve verificar a pertinência dos entrevistados quanto ao tema da entrevista e da repetição dos mesmos.

IV. O produtor deve checar com a técnica requisitos como som, hora de gravação e transmissão ao vivo.

A partir dessa análise, pode-se conclui que

  • A.

    todas as afirmativas estão incorretas.

  • B.

    todas as afirmativas estão corretas.

  • C.

    apenas duas afirmativas estão corretas.

  • D.

    apenas duas afirmativas estão incorretas.

A comunicação em organizações públicas pressupõe também relacionamentos comerciais com diversas mídias. Sobre esses relacionamentos, é CORRETO afirmar que

  • A.

    o bom relacionamento com os veículos noticiosos deve prever contrapartidas financeiras que garantam imagem positiva.

  • B.

    o relacionamento com os setores comerciais não prevê "portas escancaradas", ao contrário dos contatos com a imprensa.

  • C.

    anúncio de órgãos públicos em mídias noticiosas não exige planejamento, dada a sua natureza mais informativa do que comercial.

  • D.

    a concentração de anúncios em determinados períodos é mais eficiente por garantir maior retenção das informações veiculadas.

Sobre a edição de sonoras para a mídia eletrônica (rádio e televisão), assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    A edição deve "limpar" a sonora, eliminando longos períodos de silêncio, tosses, titubeios etc.

  • B.

    No caso do rádio, é importante antecipar no texto o que o entrevistado dirá no trecho de sonora selecionado.

  • C.

    As sonoras devem ser as mais opinativas possíveis. O contexto e o enredo devem estar no texto redigido pelo editor.

  • D.

    Uma entrevista pode, dependendo da qualidade, sofrer mais de uma edição – principalmente se for para programas distintos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...