Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto aos cálculos usados na pesquisa de mídia, os diagramas de índices de audiência listam os dados estatísticos que fornecem ao departamento de vendas as informações necessárias para convencer possíveis patrocinadores da importância de

  • A.

    apoiar eventos esportivos ou culturais.

  • B.

    escolher entre pesquisa quantitativa ou qualitativa.

  • C.

    anunciar em certo horário ou em um programa específico.

  • D.

    financiar projetos de ordem social.

  • E.

    analisar a audiência segmentada.

Entre os veículos de comunicação não pessoal, são exemplos de mídias expositivas

  • A.

    cartazes, placas e pôsteres.

  • B.

    email e sites na WEB.

  • C.

    rádio e televisão.

  • D.

    inaugurações, shows e excursões.

  • E.

    jornais e revistas.

O ato de publicar, geralmente em jornais de grande circulação ou em publicações especializadas, balanços de cunho fiscal é denominado de publicidade

  • A.

    comparativa

  • B.

    institucional.

  • C.

    legal.

  • D.

    corporativa.

  • E.

    oficial.

O recurso que contabiliza o espaço editorial ocupado em determinado veículo e o compara ao valor publicitário cobrado pela mesma publicação a fim de gerar um valor hipotético de verba economizada em publicidade é chamado de

  • A.

    propaganda espontânea.

  • B.

    centimetragem.

  • C.

    paica.

  • D.

    valor gráfico.

  • E.

    métrica de imprensa.

A capacidade que a mídia tem de dar relevância a um determinado tema, destacando-o do imenso conjunto de acontecimentos diários que serão transformados em notícia e, por consequência, em informação, é chamada de

  • A.

    consonância.

  • B.

    focalização.

  • C.

    centralidade.

  • D.

    tematização

  • E.

    acumulação.

 

A partir do texto acima e levando em consideração questões técnicas e teóricas relativas a padronização editorial e a textos em meio digital, julgue os itens de 105 a 115.

Os textos em meio digital oferecem as mesmas possibilidades comunicativas dos textos veiculados em meio impresso, pois o que ocorre é uma simples operação de digitalização na passagem do texto tradicional ao hipertexto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos acima, julgue os itens a seguir.

O rádio, por não fazer uso da linguagem corporal, tem menos alcance que a televisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Algumas empresas de comunicação vêm optando pela convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O profissional multimídia deve estar capacitado a atuar nas mídias impressa, radiofônica, eletrônica e digital.

  • C. Certo
  • E. Errado

Algumas empresas de comunicação vêm optando pela convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, a convergência de mídias por meio da contratação de profissionais multimídias é observada apenas nas organizações jornalísticas privadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima e com relação ao marketing e à comunicação, julgue os itens que se seguem.

Veículos internos de comunicação de uma organização — TV, agência de notícias, rádio, jornal — são canais de comunicação voltados para os públicos externos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...