Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Pesquisas são instrumentos de comunicação usados para elaborar diagnósticos, para proceder ao levantamento do perfil e da opinião de determinados públicos, para dar fundamento às análises de clima e de cultura organizacional, para conhecer o pensamento de determinado mercado, para testar hipóteses. Para mensurar ou interpretar dados por meio de pesquisa, é preciso determinar corretamente fatores como o método escolhido, a representatividade da amostra e as variáveis que se quer considerar. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os métodos qualitativo e quantitativo excluem-se um ao outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mídias sociais são ferramentas de comunicação online que dão suporte à interação e ao compartilhamento de informações entre indivíduos. Constituem redes sociais na medida em que o conteúdo construído, discutido e alimentado pelos internautas cria um modelo de envolvimento e de relacionamento entre as pessoas. Fóruns, blogs e sítios são exemplos dessas mídias. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.

As mídias sociais são instrumentos de marketing direto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação dirigida é um importante instrumento voltado ao público interno das instituições. Por meio de ações e meios específicos, transmite e recebe mensagens a esse público, fazendo uso de tecnologias ou de técnicas tradicionais de aproximação. Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação dirigida.

O Fale Conosco externo de uma instituição serve como termômetro de expectativas e permite avaliar o grau de satisfação do público em relação a essa instituição, o que o torna um canal de interatividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do marketing de relacionamento, que desenvolve estratégias para construir e sustentar uma infraestrutura de integração entre as instituições e seus públicos, julgue os seguintes itens.

Marketing de relacionamento inclui interesse e comprometimento, embora essas também sejam atitudes esperadas no marketing tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do marketing de relacionamento, que desenvolve estratégias para construir e sustentar uma infraestrutura de integração entre as instituições e seus públicos, julgue os seguintes itens.

A expectativa dos públicos com relação a serviços, produtos e posicionamentos da instituição deve ser levada em consideração na elaboração das estratégias de marketing de relacionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do marketing de relacionamento, que desenvolve estratégias para construir e sustentar uma infraestrutura de integração entre as instituições e seus públicos, julgue os seguintes itens.

Excluem-se das atribuições do marketing de relacionamento a captação e a fidelização de públicos, porque essas são atribuições do marketing comercial, que envolve clientela e comercialização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A transição relativamente lenta entre a imagem e o preto é chamada, na técnica de produção em TV, de

  • A.

    keying.

  • B.

    chromakey.

  • C.

    matte.

  • D.

    fade-out.

  • E.

    wipe.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir acerca do papel dos meios de comunicação na construção da realidade social.

Ao afirmar que a mídia constitui agente de construção da realidade social, o texto reforça o pressuposto de que a atividade jornalística é objetiva, visto que a mencionada construção simbólica se dá de forma neutra no que se refere ao papel dos jornalistas e dos veículos de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir acerca do papel dos meios de comunicação na construção da realidade social.

O conceito de enquadramento, ou framing, contraria a premissa do texto, já que ressalta a divulgação das mensagens midiáticas como isenta de viés interpretativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir desse texto, julgue os itens que se seguem.

Embora seja identificado preponderantemente com os jornais populares — ou sensacionalistas, como foram chamados durante décadas no Brasil —, o critério do sensacional está presente em todas as mídias, a exemplo do que se deu na cobertura jornalística do acidente com o avião da Air France.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...