Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir desse texto, julgue os itens que se seguem.
Entre as estratégias de sedução do público das classes populares, os veículos de comunicação utilizam a cobertura da inoperância do serviço público (filas do SUS, falta de segurança etc.), as notícias de elevado apelo emocional, a dramatização dos fatos do cotidiano e os detalhes sobre a vida das celebridades.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das características de pauta, da reportagem, da notícia e dos principais software de produção e edição de textos e imagens, julgue os itens a seguir.
O texto a ser veiculado em uma emissora de rádio ou de televisão deve ser redigido privilegiando-se as frases longas e as que estiverem em ordem indireta.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
A reunião de todas as mídias no formato digital, com possibilidade de transmissão e acesso aos conteúdos pelo computador, configura o processo denominado convergência tecnológica.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto, julgue os itens que se seguem.
Os fatos narrados pelas autoras permitem a conclusão de que o processo de implantação da TV digital no Brasil será mais ágil do que inicialmente se pensava.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto, julgue os itens que se seguem.
A interatividade é uma das grandes promessas da TV digital e um dos eixos que devem nortear sua implantação, segundo diretrizes do governo brasileiro. Nesse sentido, as empresas de comunicação já começam a implantar iniciativas interativas para revolucionar a audiência de televisão no Brasil.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O russo, naturalizado norte-americano, Vladmir Zworykin tem seu nome para sempre ligado à televisão porque foi ele quem:
Em 1901, a partir da comprovação das ondas eletromagnéticas, construiu um aparelho que codificava as ondas em sinais elétricos, permitindo a transmissão de mensagens, sem usar fios através de antenas receptoras.
Em 1920, descobriu que a luz modificava a capacidade de um elemento chamado selênio. Essa descoberta foi importante porque abriu novos campos para a utilização da energia elétrica.
Em 1880, criou um sistema de projeção de imagens: imagens sucessivas que apresentadas em uma certa velocidade davam impressão de movimento.
Inventou o iconoscópio, um tubo a vácuo com uma tela de células fotoelétricas. O iconoscópio fazia uma varredura eletrônica da imagem e isso se tornou a base do olho da TV.
N.D.A
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
As redações mais adequadas para um texto televisivo são:
I – O governo vai investir um bilhão para acabar com a poluição, e esse é um passo importante para a preservação dessa região.
II – O governo vai investir um bilhão para acabar com a área poluída. Um passo importante para preservar essa região.
III – Ainda não terminou a rebelião no centro de detenção de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O motim começou de madrugada, depois que os presos tentaram fugir.
IV - Acontece neste momento uma rebelião no centro de detenção de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O motim foi de madrugada depois que os presos tentaram fugir.
I e III.
II e IV.
I e IV.
II e III.
Todas estão adequadas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em rádio, um breve trecho musical que identifica ou separa uma determinada parte de um programa radiofônico em relação ao todo, é usado para assinalar a transmissão de comentários, seções especializadas ou editoriais. Na maioria dos casos, a emissão ocorre apenas antes do comentário, seção especializada ou editoria. Seu nome é:
Cortina.
Vinheta.
Fundo musical.
Fusão.
Emenda.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Para um texto radiofônico são corretas as seguintes afirmações:
I - A utilização da voz passiva diminui o impacto da notícia por deslocar o foco de interesse do quem para o quê. Em alguns casos, o responsável pelo fato desaparece, empobrecendo o nível de informação do texto.
II – Dê preferência ao presente. Sempre que necessário, no entanto, use o passado, principalmente, se isto contribuir para a clareza da informação. Para se referir ao que vai acontecer use o futuro composto.
III – A pessoa é sempre mais importante que o cargo exercido por ela. Por isso, devemos dizer "Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, disse que...".
IV – A indicação das horas pode ser abreviada.
I e II.
I e III.
II e III.
I e IV.
Todas acima.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A Barra de Hollerith é um instrumento de comunicação dirigida utilizado quando se deseja passar uma informação comum a todos os funcionários. Sua maior vantagem é
a padronização dos procedimentos da empresa.
o contato pessoal direto.
o dinamismo proporcionado pelo instrumento.
a agilidade nas informações.
a certeza do recebimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...