Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O clipping é um dos recursos utilizados para a medição do retorno do trabalho de uma assessoria de imprensa. Sobre o clipping, assinale a opção correta.
A precificação do espaço em que a matéria foi publicada, considerando-se o preço dos anúncios do veículo, é a forma correta de se avaliar o trabalho da assessoria de imprensa.
Esse recurso consiste em recortes de matérias sobre a organização nos principais veículos impressos, como jornais, revistas e newsletters.
Clipping não é a reprodução do trabalho da assessoria de imprensa, já que é mediado pelos veículos de comunicação.
O espaço em uma coluna específica sempre terá menos valor do que uma matéria publicada nas editorias dos jornais, pois exprime a opinião do colunista, e não do veículo.
A auditoria de imagem é a pesquisa que tem o clipping como insumo básico.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ao iniciar seu trabalho em uma instituição, o profissional de relações públicas deve, em primeiro lugar,
pôr em prática o plano de comunicação da instituição, pensando em estratégias de comunicação para redigir um projeto.
identificar os públicos da instituição, após reflexão profunda.
definir instrumentos de pesquisa que possibilitem uma percepção mais clara de todos os processos envolvidos na instituição.
produzir um release com todas as informações acerca do trabalho de relações públicas na instituição, pois os jornalistas devem ser os primeiros a receber tais informações.
conquistar o público interno, divulgando, para isso, o projeto de trabalho que pretende desenvolver na instituição.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A escolha dos meios de comunicação é uma das etapas decisivas do planejamento de comunicação organizacional. Acerca dos meios de comunicação e seus usos em relações públicas, assinale a opção correta.
Os eventos podem ser considerados meios de comunicação para as relações públicas.
As relações públicas fazem uso, essencialmente, dos veículos de comunicação interpessoal e de comunicação humana.
O jornal é o veículo de comunicação interpessoal escrita que possibilita um maior aprofundamento na discussão de temas de interesse dos públicos.
O rádio é hoje um instrumento quase ultrapassado, devido às novas tecnologias de comunicação social.
A comunicação oral é a forma mais rápida e econômica de transmissão de uma informação em uma empresa.
No que concerne ao questionário, um instrumento de coleta de dados utilizado por diferentes tipos de pesquisa, assinale a opção correta.
No questionário, só se admitem perguntas fechadas que possibilitem a tabulação dos dados em números percentuais.
Perguntas abertas podem influenciar menos o respondente, pois não apresentam um conjunto predeterminado de impressões.
Perguntas dicotômicas induzem facilmente a interpretações incorretas dos dados.
O questionário deve ser aplicado imediatamente após a sua redação, sob pena de perda de atualidade do instrumento.
Para que o respondente não se canse e desista de participar da pesquisa, cada assunto deve corresponder a apenas uma questão no questionário.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação ao cerimonial, Estellita Lins cita as funções ritual, semiológica, legislativa, gratuita e pedagógica. Com base nesse assunto, assinale a opção correta.
As funções ritual e legislativa do cerimonial ocupam-se da cortesia, da linguagem formal e diplomática.
A reverência, considerada como demonstração de submissão e praticada por algumas culturas, integra a função pedagógica.
A função ritual engloba a codificação de regras e preceitos.
As atividades lúdicas estão contempladas na função pedagógica do cerimonial.
As honrarias a chefes de Estado e de governo são previstas na função legislativa do cerimonial.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para Kunsch, o processo de relações públicas é considerado a partir de quatro etapas básicas: pesquisa, planejamento, implementação e avaliação. Entre essas etapas, o planejamento de relações públicas é responsável pelo estabelecimento e pela fixação das políticas de comunicação da instituição. O processo de quatro degraus, defendido por outros autores tradicionais, corrobora, com algumas adaptações, os níveis do planejamento de relações públicas defendido por Kunsch. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
As políticas de comunicação fixadas pelo planejamento de relações públicas dizem respeito à atuação política da instituição junto ao cliente externo.
O papel de uma pesquisa inicial que anteceda o planejamento de relações públicas é o de fornecer subsídios para os objetivos e metas.
A correção de desvios no processo de planejamento deve ser efetivada após a análise do relatório conclusivo.
A proposição de planos, projetos e programas de ação institucional deve ser feita tão logo o planejamento chegue à etapa de avaliação.
A etapa denominada implementação, na classificação proposta por Kunsch, é substituída, no processo de quatro degraus, por agindo e comunicando, e refere-se às estratégias ou ao que se deve fazer e ao porquê de se fazê-lo.
Com relação aos marcos regulatórios brasileiros que abrangem o campo da comunicação social, julgue os itens subsecutivos.
Em matéria de radiodifusão, ainda vigora o código brasileiro de telecomunicações, cabendo à lei geral de telecomunicações a regulamentação dos segmentos de telefonia e transmissão de dados.
Com relação aos marcos regulatórios brasileiros que abrangem o campo da comunicação social, julgue os itens subsecutivos.
Uma organização pode ser, ao mesmo tempo, concessionária de canais abertos e fechados, além de submeter-se, respectivamente, a distintos sistemas regulatórios.
Com relação aos marcos regulatórios brasileiros que abrangem o campo da comunicação social, julgue os itens subsecutivos.
No Brasil, a concentração de meios e canais de radiodifusão sob o controle de grandes grupos privados deve-se à falta de amparo legal que impeça a formação de monopólios e oligopólios.
Com relação aos marcos regulatórios brasileiros que abrangem o campo da comunicação social, julgue os itens subsecutivos.
O destinatário legal para queixas e denúncias vindas de telespectadores, quanto ao decoro de programas de entretenimento e exibição de filmes, deve ser a ouvidoria da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), uma vez que o conselho de comunicação social sofre limitação por ser um órgão consultivo, e não deliberativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...