Questões de Comunicação Social do ano 2010

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O clipping é um dos recursos utilizados para a medição do retorno do trabalho de uma assessoria de imprensa. Sobre o clipping, assinale a opção correta.

  • A.

    A precificação do espaço em que a matéria foi publicada, considerando-se o preço dos anúncios do veículo, é a forma correta de se avaliar o trabalho da assessoria de imprensa.

  • B.

    Esse recurso consiste em recortes de matérias sobre a organização nos principais veículos impressos, como jornais, revistas e newsletters.

  • C.

    Clipping não é a reprodução do trabalho da assessoria de imprensa, já que é mediado pelos veículos de comunicação.

  • D.

    O espaço em uma coluna específica sempre terá menos valor do que uma matéria publicada nas editorias dos jornais, pois exprime a opinião do colunista, e não do veículo.

  • E.

    A auditoria de imagem é a pesquisa que tem o clipping como insumo básico.

Ao iniciar seu trabalho em uma instituição, o profissional de relações públicas deve, em primeiro lugar,

  • A.

    pôr em prática o plano de comunicação da instituição, pensando em estratégias de comunicação para redigir um projeto.

  • B.

    identificar os públicos da instituição, após reflexão profunda.

  • C.

    definir instrumentos de pesquisa que possibilitem uma percepção mais clara de todos os processos envolvidos na instituição.

  • D.

    produzir um release com todas as informações acerca do trabalho de relações públicas na instituição, pois os jornalistas devem ser os primeiros a receber tais informações.

  • E.

    conquistar o público interno, divulgando, para isso, o projeto de trabalho que pretende desenvolver na instituição.

A escolha dos meios de comunicação é uma das etapas decisivas do planejamento de comunicação organizacional. Acerca dos meios de comunicação e seus usos em relações públicas, assinale a opção correta.

  • A.

    Os eventos podem ser considerados meios de comunicação para as relações públicas.

  • B.

    As relações públicas fazem uso, essencialmente, dos veículos de comunicação interpessoal e de comunicação humana.

  • C.

    O jornal é o veículo de comunicação interpessoal escrita que possibilita um maior aprofundamento na discussão de temas de interesse dos públicos.

  • D.

    O rádio é hoje um instrumento quase ultrapassado, devido às novas tecnologias de comunicação social.

  • E.

    A comunicação oral é a forma mais rápida e econômica de transmissão de uma informação em uma empresa.

No que concerne ao questionário, um instrumento de coleta de dados utilizado por diferentes tipos de pesquisa, assinale a opção correta.

  • A.

    No questionário, só se admitem perguntas fechadas que possibilitem a tabulação dos dados em números percentuais.

  • B.

    Perguntas abertas podem influenciar menos o respondente, pois não apresentam um conjunto predeterminado de impressões.

  • C.

    Perguntas dicotômicas induzem facilmente a interpretações incorretas dos dados.

  • D.

    O questionário deve ser aplicado imediatamente após a sua redação, sob pena de perda de atualidade do instrumento.

  • E.

    Para que o respondente não se canse e desista de participar da pesquisa, cada assunto deve corresponder a apenas uma questão no questionário.

Em relação ao cerimonial, Estellita Lins cita as funções ritual, semiológica, legislativa, gratuita e pedagógica. Com base nesse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    As funções ritual e legislativa do cerimonial ocupam-se da cortesia, da linguagem formal e diplomática.

  • B.

    A reverência, considerada como demonstração de submissão e praticada por algumas culturas, integra a função pedagógica.

  • C.

    A função ritual engloba a codificação de regras e preceitos.

  • D.

    As atividades lúdicas estão contempladas na função pedagógica do cerimonial.

  • E.

    As honrarias a chefes de Estado e de governo são previstas na função legislativa do cerimonial.

Para Kunsch, o processo de relações públicas é considerado a partir de quatro etapas básicas: pesquisa, planejamento, implementação e avaliação. Entre essas etapas, o planejamento de relações públicas é responsável pelo estabelecimento e pela fixação das políticas de comunicação da instituição. O processo de quatro degraus, defendido por outros autores tradicionais, corrobora, com algumas adaptações, os níveis do planejamento de relações públicas defendido por Kunsch. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    As políticas de comunicação fixadas pelo planejamento de relações públicas dizem respeito à atuação política da instituição junto ao cliente externo.

  • B.

    O papel de uma pesquisa inicial que anteceda o planejamento de relações públicas é o de fornecer subsídios para os objetivos e metas.

  • C.

    A correção de desvios no processo de planejamento deve ser efetivada após a análise do relatório conclusivo.

  • D.

    A proposição de planos, projetos e programas de ação institucional deve ser feita tão logo o planejamento chegue à etapa de avaliação.

  • E.

    A etapa denominada implementação, na classificação proposta por Kunsch, é substituída, no processo de quatro degraus, por “agindo e comunicando”, e refere-se às estratégias ou ao que se deve fazer e ao porquê de se fazê-lo.

Com relação aos marcos regulatórios brasileiros que abrangem o campo da comunicação social, julgue os itens subsecutivos.

Em matéria de radiodifusão, ainda vigora o código brasileiro de telecomunicações, cabendo à lei geral de telecomunicações a regulamentação dos segmentos de telefonia e transmissão de dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos marcos regulatórios brasileiros que abrangem o campo da comunicação social, julgue os itens subsecutivos.

Uma organização pode ser, ao mesmo tempo, concessionária de canais abertos e fechados, além de submeter-se, respectivamente, a distintos sistemas regulatórios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos marcos regulatórios brasileiros que abrangem o campo da comunicação social, julgue os itens subsecutivos.

No Brasil, a concentração de meios e canais de radiodifusão sob o controle de grandes grupos privados deve-se à falta de amparo legal que impeça a formação de monopólios e oligopólios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos marcos regulatórios brasileiros que abrangem o campo da comunicação social, julgue os itens subsecutivos.

O destinatário legal para queixas e denúncias vindas de telespectadores, quanto ao decoro de programas de entretenimento e exibição de filmes, deve ser a ouvidoria da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), uma vez que o conselho de comunicação social sofre limitação por ser um órgão consultivo, e não deliberativo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...