Questões de Comunicação Social do ano 2010

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do processo evolutivo de produção de imagens, assinale a opção correta.

  • A.

    A pintura é sempre a representação imagética, construção fiel, da cena retratada.

  • B.

    A pintura é um processo artesanal de criação da imagem e depende do autor/criador.

  • C.

    A fotografia analógica é um processo automático de criação da imagem e independe do criador.

  • D.

    A fotografia digital, fruto de um processo matemático de geração da imagem, tem no pixel sua unidade máxima.

  • E.

    O uso da química na fotografia analógica oferece maior isenção na produção da imagem.

A respeito das tecnologias digitais para produção e edição de imagens, assinale a opção correta.

  • A.

    Um software editor de fotos é utilizado para editar textos, gráficos e imagens, além de permitir a aplicação de efeitos, fazer ajustes e correção de imagens.

  • B.

    O Gimp (GNU image manipulation program) é um programa de código proprietário voltado para criação e edição de imagens.

  • C.

    Fotos no formato RGB são convenientes para publicação impressa e, no formato CMYK, para publicação em mídia digital.

  • D.

    As tecnologias digitais trouxeram a possibilidade de editar fotos obtidas em espaços online e de troca de imagens. As fotos são pagas por meio do escambo.

  • E.

    Com o advento das tecnologias digitais, as pessoas podem armazenar fotos apenas em CDs e pen-drives para fins de edição.

Para Margarida Kunsch, o gerenciamento da comunicação organizacional, um dos objetivos das relações públicas, vale-se de dois tipos básicos de comunicação: a dirigida e a massiva. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A visita às instalações de uma organização é uma forma de comunicação dirigida oral, já que exige que alguém fale e represente a empresa.

  • B.

    A comunicação dirigida caracteriza-se pelo fluxo estabelecido sem a intermediação de um veículo, ocorrendo, pois, diretamente entre emissor e receptor.

  • C.

    Os jornais internos, ou house-organs, são instrumentos de comunicação de massa, na medida em que visam uma grande audiência e utilizam-se de um veículo massivo.

  • D.

    A Internet e o avanço das tecnologias de comunicação têm um impacto significativo na comunicação de massa e nenhuma interferência no campo da comunicação dirigida, a qual está relacionada ao fenômeno da comunicação humana.

  • E.

    A comunicação dirigida pode ser subdivida em quatro tipos: escrita, oral, auxiliar e aproximativa.

No que concerne às teorias das comunicações de massa, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria de persuasão trata exclusivamente da comunicação humana, na medida em que pressupõe que o emissor deverá convencer o receptor de algo.

  • B.

    Segundo a teoria hipodérmica, a mensagem só atinge o público de interesse após passar por um formador de opinião.

  • C.

    A abordagem empírico-experimental tem como principal referência o Código de Lasweell, segundo o qual a comunicação compreende emissor, receptor, meio e mensagem.

  • D.

    A teoria de gatekeeper atribui a um indivíduo ou grupo o poder de decidir se uma informação chegará ao seu destino final.

  • E.

    A agenda-setting pressupõe que a ordem de apresentação dos conteúdos determina o que será retido pelo indivíduo que recebe a mensagem.

Planejamento e técnicas de relações públicas são atividades correlatas que garantem o sucesso de uma ação de comunicação. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Relações públicas, enquanto função administrativa, atuam no gerenciamento de recursos humanos da organização.

  • B.

    Em um sistema organizacional, as relações públicas podem assumir as funções administrativa, estratégica, mediadora ou política.

  • C.

    As relações públicas atuam em planejamento e execução e as atividades de pesquisa e avaliação são direcionadas a institutos específicos dessa frente de atuação.

  • D.

    A principal técnica de relações públicas é o evento que estabelece em si o conceito de comunicação dirigida.

  • E.

    Assessoria de imprensa não é uma técnica de relações públicas, sendo objeto de estudo e de atuação do jornalismo.

No que se refere a públicos e fluxos de comunicação organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    O público externo responde de forma homogênea em diferentes segmentos.

  • B.

    O tipo de vínculo estabelecido gera basicamente dois tipos de público: o interno e o externo.

  • C.

    Fornecedores são considerados um segmento de público externo.

  • D.

    Pesquisas, processos comunicacionais e técnicas de planejamento diferem em função de segmentos de público.

  • E.

    Para o público interno, o mais recomendado é que se adote um fluxo único de comunicação descendente.

A comunicação é um elemento vital no processamento das funções administrativas da organização. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Algumas organizações admitem sistemas transversais ou circulares de comunicação, com fluxos em todos os sentidos.

  • B.

    O funcionário deve receber mensagens a todo momento, com todo o tipo de informação, de forma a sentir-se parte da organização.

  • C.

    A rede formal de comunicação é o que interessa para o sistema organizacional, já que representa a fonte oficial da empresa.

  • D.

    Os fluxos comunicativos são ou ascendentes ou descendentes.

  • E.

    A comunicação ascendente trata das informações emitidas pela cúpula da organização, enquanto a descendente refere-se à comunicação dos funcionários para a direção.

Exemplificam o veículo de comunicação dirigida aproximativa

  • A.

    os patrocínios.

  • B.

    os informativos internos.

  • C.

    os jornais murais.

  • D.

    as conversas pessoais.

  • E.

    as reuniões.

A comunicação organizacional integrada subdivide-se em comunicação

  • A.

    de massa, dirigida e administrativa.

  • B.

    institucional, interna, mercadológica e administrativa.

  • C.

    administrativa, externa e interna.

  • D.

    visual, mercadológica e institucional.

  • E.

    interna, externa e mista.

Em relação ao planejamento da comunicação organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    O controle das ações pertence à fase de avaliação, que ocorre após a implementação do plano.

  • B.

    Determinar os resultados significa traçar metas, e quantificar o alvo significa definir os objetivos.

  • C.

    Após a implantação de um plano de comunicação organizacional, são definidos a missão e os valores da organização.

  • D.

    A filosofia da organização representa o conjunto de crenças e valores por ela sustentados.

  • E. O plano de comunicação depende da adoção de um fluxo de comunicação descendente, implicando que, após a implementação, o funcionário seja comunicado da essência do planejamento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...