Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca do processo evolutivo de produção de imagens, assinale a opção correta.
A pintura é sempre a representação imagética, construção fiel, da cena retratada.
A pintura é um processo artesanal de criação da imagem e depende do autor/criador.
A fotografia analógica é um processo automático de criação da imagem e independe do criador.
A fotografia digital, fruto de um processo matemático de geração da imagem, tem no pixel sua unidade máxima.
O uso da química na fotografia analógica oferece maior isenção na produção da imagem.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito das tecnologias digitais para produção e edição de imagens, assinale a opção correta.
Um software editor de fotos é utilizado para editar textos, gráficos e imagens, além de permitir a aplicação de efeitos, fazer ajustes e correção de imagens.
O Gimp (GNU image manipulation program) é um programa de código proprietário voltado para criação e edição de imagens.
Fotos no formato RGB são convenientes para publicação impressa e, no formato CMYK, para publicação em mídia digital.
As tecnologias digitais trouxeram a possibilidade de editar fotos obtidas em espaços online e de troca de imagens. As fotos são pagas por meio do escambo.
Com o advento das tecnologias digitais, as pessoas podem armazenar fotos apenas em CDs e pen-drives para fins de edição.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para Margarida Kunsch, o gerenciamento da comunicação organizacional, um dos objetivos das relações públicas, vale-se de dois tipos básicos de comunicação: a dirigida e a massiva. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A visita às instalações de uma organização é uma forma de comunicação dirigida oral, já que exige que alguém fale e represente a empresa.
A comunicação dirigida caracteriza-se pelo fluxo estabelecido sem a intermediação de um veículo, ocorrendo, pois, diretamente entre emissor e receptor.
Os jornais internos, ou house-organs, são instrumentos de comunicação de massa, na medida em que visam uma grande audiência e utilizam-se de um veículo massivo.
A Internet e o avanço das tecnologias de comunicação têm um impacto significativo na comunicação de massa e nenhuma interferência no campo da comunicação dirigida, a qual está relacionada ao fenômeno da comunicação humana.
A comunicação dirigida pode ser subdivida em quatro tipos: escrita, oral, auxiliar e aproximativa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne às teorias das comunicações de massa, assinale a opção correta.
A teoria de persuasão trata exclusivamente da comunicação humana, na medida em que pressupõe que o emissor deverá convencer o receptor de algo.
Segundo a teoria hipodérmica, a mensagem só atinge o público de interesse após passar por um formador de opinião.
A abordagem empírico-experimental tem como principal referência o Código de Lasweell, segundo o qual a comunicação compreende emissor, receptor, meio e mensagem.
A teoria de gatekeeper atribui a um indivíduo ou grupo o poder de decidir se uma informação chegará ao seu destino final.
A agenda-setting pressupõe que a ordem de apresentação dos conteúdos determina o que será retido pelo indivíduo que recebe a mensagem.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Planejamento e técnicas de relações públicas são atividades correlatas que garantem o sucesso de uma ação de comunicação. A esse respeito, assinale a opção correta.
Relações públicas, enquanto função administrativa, atuam no gerenciamento de recursos humanos da organização.
Em um sistema organizacional, as relações públicas podem assumir as funções administrativa, estratégica, mediadora ou política.
As relações públicas atuam em planejamento e execução e as atividades de pesquisa e avaliação são direcionadas a institutos específicos dessa frente de atuação.
A principal técnica de relações públicas é o evento que estabelece em si o conceito de comunicação dirigida.
Assessoria de imprensa não é uma técnica de relações públicas, sendo objeto de estudo e de atuação do jornalismo.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere a públicos e fluxos de comunicação organizacional, assinale a opção correta.
O público externo responde de forma homogênea em diferentes segmentos.
O tipo de vínculo estabelecido gera basicamente dois tipos de público: o interno e o externo.
Fornecedores são considerados um segmento de público externo.
Pesquisas, processos comunicacionais e técnicas de planejamento diferem em função de segmentos de público.
Para o público interno, o mais recomendado é que se adote um fluxo único de comunicação descendente.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação é um elemento vital no processamento das funções administrativas da organização. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
Algumas organizações admitem sistemas transversais ou circulares de comunicação, com fluxos em todos os sentidos.
O funcionário deve receber mensagens a todo momento, com todo o tipo de informação, de forma a sentir-se parte da organização.
A rede formal de comunicação é o que interessa para o sistema organizacional, já que representa a fonte oficial da empresa.
Os fluxos comunicativos são ou ascendentes ou descendentes.
A comunicação ascendente trata das informações emitidas pela cúpula da organização, enquanto a descendente refere-se à comunicação dos funcionários para a direção.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Exemplificam o veículo de comunicação dirigida aproximativa
os patrocínios.
os informativos internos.
os jornais murais.
as conversas pessoais.
as reuniões.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação organizacional integrada subdivide-se em comunicação
de massa, dirigida e administrativa.
institucional, interna, mercadológica e administrativa.
administrativa, externa e interna.
visual, mercadológica e institucional.
interna, externa e mista.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação ao planejamento da comunicação organizacional, assinale a opção correta.
O controle das ações pertence à fase de avaliação, que ocorre após a implementação do plano.
Determinar os resultados significa traçar metas, e quantificar o alvo significa definir os objetivos.
Após a implantação de um plano de comunicação organizacional, são definidos a missão e os valores da organização.
A filosofia da organização representa o conjunto de crenças e valores por ela sustentados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...