Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos marcos regulatórios brasileiros que abrangem o campo da comunicação social, julgue os itens subsecutivos.
A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não devem sofrer qualquer restrição, razão pela qual a publicação de veículo impresso de comunicação independe de licença de autoridade.
Com base na política brasileira de telecomunicações, julgue os itens subsequentes.
Compete ao poder público atuar para que os serviços de telecomunicações sejam organizados com base no princípio da livre, ampla e justa competição entre todas as prestadoras, além de corrigir os efeitos da competição imperfeita e reprimir as infrações da ordem econômica.
Com base na política brasileira de telecomunicações, julgue os itens subsequentes.
Por definição, concessionária é a empresa que presta serviços de telecomunicações em determinada região, enquanto operadora é a pessoa jurídica de direito privado que atua no processamento e na geração de programação, bem como na sua distribuição a assinantes.
Com base na política brasileira de telecomunicações, julgue os itens subsequentes.
O acesso público aos canais básicos gratuitos consiste em sua livre utilização, por entidades sem fins lucrativos e não governamentais, nos períodos em que a programação desses canais não estiver ativa.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas tecnologias de comunicação.
A fusão entre produtores e consumidores (prosumers) de informação jornalística online, embora cause polêmicas, já tem uma denominação corrente que é a de jornalismo cidadão ou colaborativo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da teoria matemática da comunicação, assinale a opção correta.
No modelo dessa teoria, utiliza-se o canal tanto para codificar a mensagem quanto para transportá-la até o destinatário.
Shannon e Weaver propuseram um modelo linear de comunicação em que o foco do pesquisador seria compreender o significado dos sinais codificados e transmitidos dentro do sistema.
Para os críticos dessa teoria, o modelo é considerado reducionista, por descrever o processo de comunicação de maneira técnica e instrumental.
De acordo com essa teoria, os ruídos são perturbações programadas, que colaboram para um quadro de total isomorfismo.
São elementos do referido modelo: fonte, codificador, canal, decodificador, campo de experiência, sinal, ruído e destinatário ou receptor.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As novas teorias da comunicação diferenciam-se das teorias tradicionais em diversos aspectos, sobretudo por não se deterem somente em estudos de casos individuais, como campanhas, por exemplo, mas nos efeitos cumulativos da comunicação sedimentados no tempo. A hipótese do agenda-setting ou agendamento representa esse novo pensamento. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
O princípio da onipresença, utilizado para se determinar o efeito do agendamento, defende que, nos processos de produção da informação, os meios de comunicação apresentam mais semelhanças do que diferenças entre suas rotinas de trabalho e produtos finais apresentados.
Apesar de ser considerada uma teoria de efeito a longo prazo, a hipótese do agendamento mostra claramente que os meios de comunicação têm como objetivo maior a persuasão e, para tanto, utilizam-se de diversas técnicas semelhantes às que foram adotadas por pesquisadores norte-americanos da primeira metade do século XX.
Com os primeiros estudos acerca desse novo pensamento, concluiu-se que, ao final da elaboração e difusão de uma agenda, a imprensa não é bem sucedida em seu propósito de dizer aos leitores sobre o que pensar.
Os pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw, pioneiros na apresentação da hipótese do agendamento, confirmam que a mídia tem a capacidade de influenciar a opinião pública com a projeção dos acontecimentos, estabelecendo um pseudoambiente fabricado e montado pelos meios de comunicação.
A agenda interpessoal corresponde aos temas que um indivíduo considera como mais importantes dentro do seu repertório de prioridades.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
De acordo com a teoria funcionalista, os meios de comunicação, além de promoverem pessoas e grupos, reforçarem normas de conduta e contribuírem para o equilíbrio social, também podem submeter os indivíduos, quando expostos a uma grande quantidade de informações, a um estado de letargia e conformismo que paralisa a ação social. Este fenômeno é denominado
percepção seletiva, em que o indivíduo filtra apenas informações de interesse privado.
disfunção midiática, em que o indivíduo perde o controle sobre o seu contato com a midía.
disfunção narcotizante, em que a consciência social do indivíduo permanece inalterada.
função narcotizante, cujo objetivo do Estado é manter o indivíduo paralisado de maneira a não agir socialmente.
função antimidiática, em que o excesso de informação exclui o indivíduo do contato com a mídia.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Pierre Lévy é hoje um dos mais expressivos filósofos do mundo no campo da informação, novas mídias, Internet e cibercultura. De acordo com o pensamento desse autor a respeito de tais assuntos, assinale a opção correta.
Para Lévy, a Internet não permite a interatividade total, uma vez que, assim como a televisão e o rádio, está centrada no sistema de difusão Um-Todos, pois os usuários ainda dependem de provedores que controlam a transmissão de dados e limitam o acesso à rede.
Segundo esse autor, o ciberespaço propicia a criação de uma inteligência coletiva, apresentando o cenário ideal para a concretização dos ideais do Iluminismo.
Para Lévy, os CDs e DVDs, por serem mídias que comportam arquivos digitalizados, fazem parte do ciberespaço.
De acordo com o filósofo mencionado, o ciberespaço não possui capacidade de armazenar memória, e, por isso, serve apenas para a transmissão de dados entre usuários.
Lévy considera que, apesar de o interesse comunicativo determinar de que maneira os usuários devem interagir no espaço virtual, a posição geográfica em que eles se encontram ainda é um fator significativo de diferenciação e de exclusão social de pessoas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O trabalho de Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, intitulado The peoples choice. How the voters makes up his mind in a presidential campaign, juntamente com os estudos posteriores de Robert Merton com relação aos líderes de opinião, é considerado um dos pilares das teorias contemporâneas acerca da opinião pública. Considerando a obra citada e tais teorias, assinale a opção correta.
Merton chama de polimórfico o líder cosmopolita, uma vez que este exerce influência sobre diversas áreas temáticas.
O two-step flow of communication (ou modelo de influência interpessoal), proposto por Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, inovou ao demonstrar que a opinião dos indivíduos é influenciada não somente por condições psicológicas que determinam a percepção, mas também pela qualidade dos vínculos que se formam no interior dos grupos.
A escolha por um candidato nas eleições não depende do contato direto com a mensagem recebida pela mídia nem da interação dos indivíduos com outros componentes do grupo que não sejam líderes de opinião.
Os estudos mencionados reforçam a ideia de que os ouvintes aceitam com facilidade a comunicação de massa e são mais vulneráveis à sua influência do que à da comunicação interpessoal.
Segundo Merton, o líder de opinião do tipo local geralmente tem formação acadêmica e destaca-se por seu caráter eminentemente técnico e focado em áreas específicas; o líder cosmopolita, ao contrário, mantém relações sociais equânimes, com o maior número possível de pessoas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...