Questões de Comunicação Social do ano 2010

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Assinale a opção correta com relação ao uso de fotografias no jornalismo impresso.

  • A.

    Somente a publicação de uma sequência de imagens é capaz de completar a narrativa de um acontecimento.

  • B.

    O olhar do repórter fotográfico é sempre isento na apreensão de imagens.

  • C.

    A principal função do uso de imagens é estética.

  • D.

    O retoque, ou adulteração de conteúdo de uma imagem, é uma prática aceitável para corroborar a linha editorial da publicação.

  • E.

    A imagem estática, tomada individualmente, recorta valores empíricos do autor que permitem ao leitor/observador depreender significados complementares.

Acerca dos critérios de seleção de fotografias na edição jornalística, assinale a opção correta.

  • A.

    As fotos podem receber cortes em qualquer área da cena fotografada, sem perda de sentido.

  • B.

    As fotos em uma edição jornalística devem contar histórias.

  • C.

    Em cada página de um jornal, é obrigatório usar pelo menos duas fotos.

  • D.

    Para mostrar detalhes da cena, recomenda-se o uso de fotos de plano longo.

  • E.

    A foto a ser editada é escolhida pelo repórter de texto.

Quanto ao uso e armazenamento da imagem, assinale a opção correta.

  • A.

    A fotografia é o fato representado de maneira efêmera, a memória somente é preservada em alguns fotogramas.

  • B.

    A imagem fotográfica é indiciária, permitindo a descoberta de pistas sobre os acontecimentos que não foram vivenciados ou experimentados diretamente pelo leitor/observador.

  • C.

    O conjunto de informações escritas e visuais não permite datar nem localizar geograficamente as micro-histórias.

  • D.

    As imagens fotográficas podem ser armazenadas em bancos de dados digitais, única forma de recuperação das informações visuais.

  • E.

    Durante a gravação da imagem, o fotorrepórter não faz conexão com o fato real, apenas coleta as imagens, que terão uso estético nas páginas de jornais, revistas ou publicações virtuais.

Quanto à produção e edição jornalística da fotografia, assinale a opção correta.

  • A.

    No processo de edição, o texto e a imagem não podem interferir um no outro.

  • B.

    Na foto jornalística, a cena viva se acomoda a um contexto, que é definido na redação e seguido à risca pelo fotógrafo.

  • C.

    No processo de edição, o texto pode perder a importância na página se não for acompanhado por uma fotografia.

  • D.

    Uma matéria frágil pode ter destaque na página, se a foto que a acompanha receber tratamento adequado nos elementos que interessem ao leitor.

  • E.

    Para produzir sentido, a imagem publicada depende do repertório de quem fotografa.

O caráter comercial da fotografia foi conquistado na década de 40 do século XIX, com as ilustrações fotográficas. Nesse período, também foram utilizadas como material jornalístico, como na assinatura do tratado de paz entre China e França, em 1843, e no conflito entre norte-americanos e mexicanos, em 1846, cobertos com o daguerreótipo. A esse respeito, é correto afirmar que a apropriação da fotografia pelo jornalismo

  • A.

    ocorreu rapidamente, porque o manejo dos equipamentos era fácil.

  • B.

    foi possível, principalmente, devido à função testemunhal dos registros imagéticos.

  • C.

    constituiu mudança paradigmática imediata na narrativa jornalística, fazendo que os textos jornalísticos passassem a servir de suporte descritivo da imagem.

  • D.

    foi uma necessidade, porque, no período citado, os jornais impressos estavam em crise de credibilidade, em especial no Brasil.

  • E.

    retardou a profissionalização dos jornalistas, porque qualquer um era capaz de fotografar.

Erich Salomon foi o pioneiro na comercialização de fotografias no mundo, inicialmente como free-lancer e, a partir de 1930, fundando a primeira agência de fotojornalismo. Ele foi um dos primeiros fotógrafos a revelar ao público bastidores da política e seus personagens e também da vida privada das celebridades. Os métodos que usava — entrada em locais proibidos, perseguição, uso de equipamentos escondidos — fizeram dele um precursor dos paparazzi. Salomon assegurou a constituição de direitos sobre as imagens.

Tendo as informações acima como referência inicial, assinale a opção correta.

  • A.

    O fotojornalismo tem como um dos princípios fazer que a atividade política seja levada a sério.

  • B.

    A cultura das celebridades não existiria se não fossem os fotógrafos paparazzi.

  • C.

    As iniciativas de Erich Salomon forneceram meios para a valorização do discurso imagético dentro do jornalismo.

  • D.

    O surgimento das agências especializadas em fotojornalismo teve como consequência o desemprego de profissionais de imagens, em todos os locais em que eles atuavam.

  • E.

    Uma vez que os fotojornalistas registram realidades constituídas por outras pessoas, eles não podem usufruir do direito autoral.

Acerca da relação entre foto e texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A imagem domina e é mais informativa, por isso, não tem importância para o tema do texto.

  • B.

    Quando a imagem é superior ao texto, ela é redundante e apenas complementa o texto.

  • C.

    Quando é inferior ao texto, a imagem domina e tem função informativa.

  • D.

    Quando a imagem e o texto têm a mesma importância, os elementos ficam integrados e se complementam.

  • E.

    Repórter e fotógrafo competem para definir o que terá destaque na edição.

Acerca da estrutura de composição da fotografia, assinale a opção correta.

  • A.

    Na estrutura extra quadro, o fotografado olha para um elemento da foto, o que permite ao leitor/observador da imagem buscar paradigmas para conceituar o acontecimento.

  • B.

    Na estrutura extraquadro, o fotografado olha para um elemento fora da foto, e o que ele olha pode ser compreendido pelo leitor/observador da página.

  • C.

    O assujeitamento do fotografado em uma cena é marcado por uma situação dramática, em que o personagem fotografado encara a câmera.

  • D.

    A perspectiva, no fotojornalismo, é a certeza da terceira dimensão da imagem.

  • E.

    A cena fotografada pode ser complementada pela sutura, que é a estrutura que exclui o fotógrafo da ação.

Acerca do assunto tratado no fragmento de texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    O advento da fotografia no final do século XIX consolidou, naquele período, a ideia de que a imagem poderia reinventar as concepções de mundo.

  • B.

    A máquina capta imagens por meios mecânicos e, portanto, elas são neutras.

  • C.

    Durante o século XX, a produção e compreensão da fotografia não foram afetadas pelo uso de produtos químicos, de lentes e de filtros.

  • D.

    No início do século XXI, os software de imagem tornaram a fotomontagem acessível a qualquer fotógrafo.

  • E.

    A fotomontagem só se tornou possível com o advento da digitalização e criação de software específicos para esse fim.

Com relação a edição de imagens e autoria, assinale a opção correta.

  • A.

    O veículo que publica assinatura de imagem como divulgação ou cortesia é passível de processo.

  • B.

    Textos e imagens publicados em house organs de assessoria não precisam receber crédito nem constar de expediente.

  • C.

    Textos e imagens enviados aos jornais por assessorias prescindem de identificação, sendo suficiente assinar divulgação ou cortesia.

  • D.

    As redações não precisam dar crédito à autoria de imagens produzidas por assessorias de imprensa.

  • E.

    As redações não precisam dar crédito à autoria de imagens produzidas por assessorias de celebridades.

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