Questões de Comunicação Social do ano 2010

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta a respeito da definição de plano.

  • A.

    É a colocação sistematizada das ações necessárias à execução das atividades propostas.

  • B.

    É a logística de implantação das ações.

  • C.

    Determina as decisões de caráter geral do sistema, linhas políticas e estratégicas.

  • D.

    Está relacionado a ações de uma maneira específica e determina ações a serem tomadas em função de um objetivo.

  • E.

    É a ordenação, no tempo e no espaço, das atividades a serem desenvolvidas.

A teoria da comunicação que sustenta a hipótese de que, em consequência da ação dos jornais, da televisão e de outros meios de informação, o público enfatiza ou negligencia elementos dos cenários públicos é corretamente denominada

  • A.

    teoria da informação.

  • B.

    agenda-setting.

  • C.

    news making.

  • D.

    semiótica textual.

  • E.

    teoria crítica.

A propaganda é essencialmente um instrumento de relações públicas quando é utilizada para

  • A.

    apresentar um novo serviço agregado.

  • B.

    alavancar vendas.

  • C.

    obter aceitação pública para uma indústria.

  • D.

    tornar uma marca mais conhecida.

  • E.

    lançar uma nova variedade de produto.

As discussões sobre responsabilidade social tomaram um novo rumo com o lançamento do Pacto Global pelas Nações Unidas, em 1999, com um apelo para que organizações do mundo todo assumissem uma globalização mais humanitária. Em relação à responsabilidade social e ao Pacto Global, assinale a opção correta.

  • A.

    Quando uma empresa cumpre com todas as suas obrigações jurídicas, ela se torna, consequentemente, socialmente responsável.

  • B.

    O Pacto Global é composto de princípios universais, e um deles estabelece a luta pela paz no mundo.

  • C.

    A responsabilidade social apresenta três dimensões: a interna, a externa e a mista.

  • D.

    Um dos princípios estabelecidos pelo Pacto Global é o combate à corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

  • E.

    Desenvolvimento sustentável refere-se à adoção de práticas que alavanquem o crescimento da empresa com a conquista de novos mercados.

A comunicação institucional, por meio de uma gestão estratégica de relações públicas, é a responsável direta pela construção de uma imagem corporativa forte e positiva de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    O marketing cultural integra um dos tipos de marketing tradicional, desvinculado, portanto, da comunicação institucional.

  • B.

    A comunicação institucional é um dos instrumentos de relações públicas.

  • C.

    A comunicação institucional visa atingir novos mercados e aumentar os lucros da organização.

  • D.

    Responsabilidade social ou marketing social são formas de comunicação institucional.

  • E.

    A assessoria de imprensa é uma ferramenta de gestão da comunicação institucional para as organizações.

No que concerne a assessoria de imprensa e relações com a imprensa, assinale a opção correta.

  • A.

    A assessoria de imprensa é oriunda das relações públicas e ambas compartilham o mesmo marco histórico.

  • B.

    O profissional que desempenha esse papel deve ser um defensor contumaz da organização e atuar como um muro de proteção entre a empresa e os jornalistas.

  • C.

    O assessor de imprensa deve produzir o máximo possível de informações sobre a organização, bombardeando as redações com a lembrança constante da empresa.

  • D.

    A assessoria de imprensa vincula-se diretamente à maior autoridade da organização, com políticas próprias diferentes das da área de comunicação social como um todo.

  • E.

    O assessor de imprensa deve ser capaz de, eventualmente, esconder ações que possam macular o nome da empresa.

Tratando-se de gestão de público, as relações públicas constituem, ao mesmo tempo, instrumento da administração e da comunicação. A respeito de gestão de relacionamento e públicos, assinale a opção correta.

  • A.

    A imprensa é um exemplo de público interno, já que propaga informações sobre a organização.

  • B.

    Nenhum público é mais importante que o outro, sendo todos os públicos fundamentais para o bom andamento da empresa.

  • C.

    As organizações não devem provocar ou suscitar novos públicos, mas apenas lidar com as situações que vão surgindo.

  • D.

    O poder que um grupo exerce diante de uma organização é uma forma de segmentação de públicos.

  • E.

    A única definição existente para a segmentação de públicos é a que o divide em interno, externo e misto.

Quanto a identidade corporativa, uma das técnicas e atribuições de relações públicas, assinale a opção correta.

  • A.

    As ações de publicidade é que determinam a identidade corporativa de uma organização.

  • B.

    A identidade é a imagem da organização, a forma como o público externo a percebe.

  • C.

    A identidade é sempre clara e perceptível a todos os interessados.

  • D.

    Identidade corporativa é a representação visual da organização.

  • E.

    O que a empresa é e a forma como ela é percebida compõem a equação que traduz o conceito de identidade corporativa.

A assessoria de imprensa atua com uma série de instrumentos e técnicas. Acerca do release, assinale a opção correta.

  • A.

    Evita-se a utilização de fotos nos release, pois elas sobrecarregam as caixas postais dos veículos de comunicação e costumam ser mal vistas pelos editores.

  • B.

    Por ser um instrumento de comunicação institucional, o release não prescinde de formato de matéria jornalística.

  • C.

    O release surgiu como um instrumento de marketing, na década de 60 do século passado, como fruto de uma crescente industrialização da época.

  • D.

    O release pode assumir diferentes formatos, como vídeo ou eletrônico.

  • E.

    A difusão em larga escala é um princípio universal para a emissão de releases.

Com relação a instrumentos e técnicas de assessoria de imprensa, assinale a opção correta.

  • A.

    Media training é uma técnica utilizada para explicar aos jornalistas questões fundamentais com relação à organização.

  • B.

    O banco de pautas é um instrumento que facilita o trabalho do assessor de imprensa, pois reúne informações sobre um assunto em um mesmo sistema.

  • C.

    A nota oficial é veiculada de forma paga, já que é o posicionamento oficial da organização ou o esclarecimento sobre um assunto relevante.

  • D.

    O artigo não pode ser considerado um produto de assessoria de imprensa, já que é assinado pelo autor e exprime uma opinião pessoal.

  • E.

    As visitas dirigidas são instrumentos de relações públicas e não se vinculam às assessorias de imprensa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...