Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta a respeito da definição de plano.
É a colocação sistematizada das ações necessárias à execução das atividades propostas.
É a logística de implantação das ações.
Determina as decisões de caráter geral do sistema, linhas políticas e estratégicas.
Está relacionado a ações de uma maneira específica e determina ações a serem tomadas em função de um objetivo.
É a ordenação, no tempo e no espaço, das atividades a serem desenvolvidas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A teoria da comunicação que sustenta a hipótese de que, em consequência da ação dos jornais, da televisão e de outros meios de informação, o público enfatiza ou negligencia elementos dos cenários públicos é corretamente denominada
teoria da informação.
agenda-setting.
news making.
semiótica textual.
teoria crítica.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A propaganda é essencialmente um instrumento de relações públicas quando é utilizada para
apresentar um novo serviço agregado.
alavancar vendas.
obter aceitação pública para uma indústria.
tornar uma marca mais conhecida.
lançar uma nova variedade de produto.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As discussões sobre responsabilidade social tomaram um novo rumo com o lançamento do Pacto Global pelas Nações Unidas, em 1999, com um apelo para que organizações do mundo todo assumissem uma globalização mais humanitária. Em relação à responsabilidade social e ao Pacto Global, assinale a opção correta.
Quando uma empresa cumpre com todas as suas obrigações jurídicas, ela se torna, consequentemente, socialmente responsável.
O Pacto Global é composto de princípios universais, e um deles estabelece a luta pela paz no mundo.
A responsabilidade social apresenta três dimensões: a interna, a externa e a mista.
Um dos princípios estabelecidos pelo Pacto Global é o combate à corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
Desenvolvimento sustentável refere-se à adoção de práticas que alavanquem o crescimento da empresa com a conquista de novos mercados.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação institucional, por meio de uma gestão estratégica de relações públicas, é a responsável direta pela construção de uma imagem corporativa forte e positiva de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O marketing cultural integra um dos tipos de marketing tradicional, desvinculado, portanto, da comunicação institucional.
A comunicação institucional é um dos instrumentos de relações públicas.
A comunicação institucional visa atingir novos mercados e aumentar os lucros da organização.
Responsabilidade social ou marketing social são formas de comunicação institucional.
A assessoria de imprensa é uma ferramenta de gestão da comunicação institucional para as organizações.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne a assessoria de imprensa e relações com a imprensa, assinale a opção correta.
A assessoria de imprensa é oriunda das relações públicas e ambas compartilham o mesmo marco histórico.
O profissional que desempenha esse papel deve ser um defensor contumaz da organização e atuar como um muro de proteção entre a empresa e os jornalistas.
O assessor de imprensa deve produzir o máximo possível de informações sobre a organização, bombardeando as redações com a lembrança constante da empresa.
A assessoria de imprensa vincula-se diretamente à maior autoridade da organização, com políticas próprias diferentes das da área de comunicação social como um todo.
O assessor de imprensa deve ser capaz de, eventualmente, esconder ações que possam macular o nome da empresa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tratando-se de gestão de público, as relações públicas constituem, ao mesmo tempo, instrumento da administração e da comunicação. A respeito de gestão de relacionamento e públicos, assinale a opção correta.
A imprensa é um exemplo de público interno, já que propaga informações sobre a organização.
Nenhum público é mais importante que o outro, sendo todos os públicos fundamentais para o bom andamento da empresa.
As organizações não devem provocar ou suscitar novos públicos, mas apenas lidar com as situações que vão surgindo.
O poder que um grupo exerce diante de uma organização é uma forma de segmentação de públicos.
A única definição existente para a segmentação de públicos é a que o divide em interno, externo e misto.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto a identidade corporativa, uma das técnicas e atribuições de relações públicas, assinale a opção correta.
As ações de publicidade é que determinam a identidade corporativa de uma organização.
A identidade é a imagem da organização, a forma como o público externo a percebe.
A identidade é sempre clara e perceptível a todos os interessados.
Identidade corporativa é a representação visual da organização.
O que a empresa é e a forma como ela é percebida compõem a equação que traduz o conceito de identidade corporativa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A assessoria de imprensa atua com uma série de instrumentos e técnicas. Acerca do release, assinale a opção correta.
Evita-se a utilização de fotos nos release, pois elas sobrecarregam as caixas postais dos veículos de comunicação e costumam ser mal vistas pelos editores.
Por ser um instrumento de comunicação institucional, o release não prescinde de formato de matéria jornalística.
O release surgiu como um instrumento de marketing, na década de 60 do século passado, como fruto de uma crescente industrialização da época.
O release pode assumir diferentes formatos, como vídeo ou eletrônico.
A difusão em larga escala é um princípio universal para a emissão de releases.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a instrumentos e técnicas de assessoria de imprensa, assinale a opção correta.
Media training é uma técnica utilizada para explicar aos jornalistas questões fundamentais com relação à organização.
O banco de pautas é um instrumento que facilita o trabalho do assessor de imprensa, pois reúne informações sobre um assunto em um mesmo sistema.
A nota oficial é veiculada de forma paga, já que é o posicionamento oficial da organização ou o esclarecimento sobre um assunto relevante.
O artigo não pode ser considerado um produto de assessoria de imprensa, já que é assinado pelo autor e exprime uma opinião pessoal.
As visitas dirigidas são instrumentos de relações públicas e não se vinculam às assessorias de imprensa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...