Questões de Comunicação Social do ano 2010

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A comunicação empresarial é considerada, por diversos autores, a atividade que pode determinar o tempo de vida que uma ideia terá ou não no mercado. É consenso afirmar que a comunicação garante a sobrevivência das empresas em um cenário extremamente competitivo. A respeito do conceito de comunicação empresarial e de suas variações no ambiente corporativo, assinale a opção correta.

  • A.

    O marketing interno ou endomarketing pode ser definido como um conjunto de ações que pretende tornar comum, entre os colaboradores, os objetivos, as metas e os resultados da empresa.

  • B.

    A comunicação empresarial envolve diversas áreas, como relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, propaganda e endomarketing, por exemplo. Tais áreas possuem objetivos diferentes umas das outras , trabalhando de modo autônomo e independente.

  • C.

    A inguagem predominante na comunicação empresarial é a da propaganda, uma vez que o objetivo maior da comunicação nesse tipo de organização é promover e vender a marca e os produtos que ela oferece.

  • D.

    A comunicação interna é aquela especificamente dirigida aos empregados que trabalham nas dependências da empresa.

  • E.

    A comunicação social, como um ramo da comunicação empresarial, ocupa-se do jornalismo empresarial, que é de utilização exclusiva no relacionamento com o público externo.

Um desafio enfrentado no dia a dia pelos gestores é a tomada de decisões corretas sobre como administrar os fluxos de comunicação de uma organização. Tais fluxos funcionam como um radar que aponta como se dá a troca de informações no ambiente de trabalho e se o diálogo realmente se efetiva entre os diversos níveis hierárquicos. Com relação a esse assunto, assinale a opção que apresenta a ligação correta entre o fluxo de comunicação apresentado e os públicos que ele relaciona.

  • A.

    Diagonal: do atendente de um departamento para o diretor do mesmo departamento.

  • B.

    Ascendente: do gerente para o presidente, ambos da mesma empresa.

  • C.

    Lateral: do gerente de um setor para sua secretária, do mesmo setor.

  • D.

    Lateral: do motorista de uma empresa para um motorista de outra empresa.

  • E.

    Descendente: do estagiário de um setor para um estagiário de outro setor da mesma empresa.

A discussão a respeito de responsabilidade social não é nova e não é consensual acerca do significado do termo e das obrigações que dela decorrem. Considerando as funções da responsabilidade social nas organizações, do ponto de vista clássico e do contemporâneo, assinale a opção correta.

  • A.

    Em uma visão contemporânea da responsabilidade social, a empresa precisa desenvolver ações socialmente responsáveis, mas apenas as que possam contribuir diretamente para o lucro da empresa e que estejam diretamente ligadas à sua área de atuação.

  • B.

    A responsabilidade social das empresas está diretamente ligada ao seu business. Na visão contemporânea do conceito, as empresas devem se envolver somente com os problemas sociais diretamente ligados às suas áreas de negócios.

  • C.

    Keith Davis, um dos representantes da visão contemporânea de responsabilidade social, afirma que os custos e os benefícios sociais da atividade da empresa são intangíveis, ou seja, não são passíveis de serem calculados e considerados em sua contabilidade.

  • D.

    Na visão clássica de responsabilidade social, a função da empresa é otimizar os lucros e o valor do patrimônio líquido dos acionistas.

  • E.

    De acordo com a visão clássica de responsabilidade social, Milton Friedman argumenta que a empresa não colabora com o progresso da sociedade ao visar o lucro, mesmo pagando seus impostos e bons salários aos trabalhadores.

A identidade de uma organização corresponde

  • A.

    à visão abstrata da realidade dessa organização.

  • B.

    à forma como essa organização se manifesta no imaginário de seus públicos.

  • C.

    à forma como essa organização é percebida por todos os públicos de seu interesse.

  • D.

    à manifestação tangível da sua personalidade.

  • E.

    apenas ao conjunto de valores que essa organização deseja comunicar.

No que se refere às diferentes modalidades de pesquisa, assinale a opção correta.

  • A.

    Pesquisas de comunicação devem ser realizadas apenas antes da veiculação.

  • B.

    Pesquisas de mercado colhem informações acerca do produto e dos consumidores, mas não com relação à concorrência.

  • C.

    Pesquisas de opinião são importantes para investigar temas políticos e imagem de organizações.

  • D.

    Benefícios, cores, embalagem e durabilidade são fatores tangíveis, importantes em pesquisas sobre produtos.

  • E.

    Dados relativos ao potencial de consumo da população são importantes para pesquisas de mercado, mas não para pesquisas de mídia.

Com relação ao roteiro para vídeo, assinale a opção correta.

  • A.

    Não pode ser alterado durante a edição.

  • B.

    Deve apresentar descrições detalhadas sobre tomadas e enquadramentos.

  • C.

    Indicações de áudio são pouco importantes, pois a prioridade é a imagem.

  • D.

    Sua execução pode ultrapassar o valor do orçamento, a capacidade de equipamentos e da equipe técnica.

  • E.

    Sua elaboração constitui uma etapa de pré-produção.

Acerca da atuação e das funções de um produtor de televisão, assinale a opção correta.

  • A.

    Pode desempenhar o papel de contratar e motivar a equipe para agradar o cliente e o telespectador.

  • B.

    É isento de responsabilidade sobre o potencial da mídia televisiva para informar, entreter e educar.

  • C.

    Sua atuação dispensa conhecimentos sobre tecnologia, orçamento e impacto de vídeos.

  • D.

    É incomum realizar tarefas em diferentes etapas de produção.

  • E.

    A capacidade para lidar com imprevistos é pouco importante em seu trabalho.

Constitui desvantagem da mídia revista

  • A.

    a possibilidade de inserção de anúncios sem interferências externas.

  • B.

    a qualidade da impressão.

  • C.

    a disponibilidade do anúncio por mais tempo.

  • D.

    a definição do tempo de contato e do número de contatos com o conteúdo estabelecido pelo leitor.

  • E.

    o impacto limitado devido à segmentação de público.

As atividades de uma agência de publicidade na qual a direção de arte se faz diretamente presente incluem a

  • A.

    a produção de vídeo e o design.

  • B.

    a computação gráfica e o merchandising.

  • C.

    a animação e o marketing.

  • D.

    a animação e o marketing.

  • E.

    a produção gráfica e as relações públicas.

O termo all-type é utilizado em propaganda para definir

  • A.

    o ajuste de espacejamento entre letras em um bloco de texto.

  • B.

    o software de gerenciamento para fontes tipográficas.

  • C.

    a arte e o processo de criação ou utilização de caracteres ortográficos.

  • D.

    o anúncio impresso composto apenas por texto.

  • E.

    o desenho de letra do alfabeto e dos caracteres.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...